Blog, Redes Sociais, Visitantes Qualificados,

7 Erros comuns nas estratégias de Mídias Sociais das empresas

Por Jean Vidal em 26 de agosto de 2015
Quando se trata erros nas estratégias de Mídias Sociais das Empresas, certamente não são poucos os exemplos. Confira os mais comuns!
Leitura de 5 minutos
7 Erros comuns nas estratégias de Mídias Sociais das empresas
5 (100%) 7 votes

Há muitas coisas que devem ser incluídas em uma estratégia de mídias sociais: dicas, truques, “hacks”, tendências, e outros tópicos que qualquer pessoa trabalhando com mídia social deveria saber.

Mas existem também aquelas coisas que não devem ser feitas. Muitas táticas são simplesmente ineficientes ou, por vezes, até prejudiciais para uma marca. É o chamado “lado negro” das estratégias de mídias sociais.

Quando se trata de tropeços nessa área, certamente não são poucos os exemplos.  Confira alguns dos mais comuns:

1. Comprar curtidas e seguidores

Nem todo mundo sabe, mas é possível comprar seguidores e curtidas para certas redes sociais. Mesmo não sendo uma boa ideia, esta ainda é uma prática que acontece bastante.

Adquirir centenas ou milhares de seguidores com pouco ou nenhum esforço parece tentador, mas são números vazios. Eles não se importam com o que você está dizendo ou o que você está fazendo. A qualidade da sua audiência diminui, assim como o impacto real dos seus posts nas redes sociais, ou seja, uma prática sem vantagem alguma.

2. Postar demais

As pessoas seguem você porque gostam de você, ou do que você faz, ou do que você produz. Isso é ótimo porque significa que eles estão engajados e também receptivos com a sua marca.

Porém, a lealdade dessas pessoas não os deixa imune à fadiga de posts. Tenha algumas restrições quando for publicar em seus canais sociais.

Você pode ter muita coisa para compartilhar com seu público, mas antes de postar alguma coisa, pergunte-se: “Será que eles se importam com isso”? Se a resposta for não, então não há maneira mais rápida de perdê-los do que enchendo seus feeds de “spam”.

3. Ignorar o ROI (Retorno Sobre Investimento)

As mídias sociais são, relativamente, um canal de marketing barato. Porém, se você considerar a quantidade de horas que se investe para planejar, engajar e executar, o dinheiro gasto vai acumulando.

Mensurar o seu ROI é essencial para certificar-se de que não apenas a sua estratégia de social media está funcionando, mas que você também não está perdendo dinheiro com isso. Existem ferramentas (pagas e gratuitas) disponíveis para analisar e medir todos os aspectos das suas campanhas em redes sociais.

4. Usar as redes sociais apenas para fazer propaganda

Assim como publicar em excesso, usar suas mídias sociais apenas para anunciar seus produtos e serviços é uma má ideia. É uma prática que pode rapidamente frear o engajamento e a confiança dos consumidores.

Se você vai fazer uma grande promoção ou lançar um novo produto, vá em frente e anuncie. Mas evite ficar relembrando seus seguidores o tempo todo. Mais do que promover, as redes sociais são canais de engajamento, ou seja, compartilhar conteúdo de qualidade, interagir com os seguidores, e simplesmente ajudar seu negócio ou marca a estar sempre na mente dos consumidores.

5. Apagar comentários negativos

Um dos maiores erros cometidos por aqueles que estão começando nas redes sociais é apagar comentários negativos (exceto os abusivos, ameaças e outros do tipo).

Deixar esses depoimentos críticos serem vistos por todos parece algo que vai contra a sua intuição. Mas isto também representa uma grande oportunidade para fazer um cliente feliz em um local público e, além disso, reconhecer publicamente um problema do seu negócio que você talvez não tivesse conhecimento. Você nunca vai ser capaz de deixar cada um de seus clientes ou consumidores felizes, mas com certeza pode usar as redes sociais para amenizar a tempestade e ainda melhorar sua imagem ao mesmo tempo. Ao responder publicamente, você pode até mesmo colocar uma conversa a seu favor.

6. Não acompanhar o ritmo

As mídias sociais são um mundo em constante mudança.  O que valia para ontem pode não valer mais amanhã.  Cabe a você não apenas acompanhar esse ritmo, mas também manter-se sempre na frente.

De início, isto pode parecer uma tarefa complicada, mas existem inúmeros recursos disponíveis para ajudá-lo ao longo do caminho, como por exemplo cursos específicos na internet e diversos grandes blogs para seguir. Você só precisa dedicar seu tempo!

7. Não ter nenhuma estratégia de Mídias Sociais

As redes sociais não são mais um opção. É o primeiro – e, em alguns casos, o único – meio de contato para os consumidores.  Desta forma, devem ser tratadas com o mesmo nível de cuidado e atenção de todas as outras partes fundamentais da sua estratégia. Tire o tempo necessário para considerar o que você quer alcançar com as mídias sociais e como você vai chegar lá ao invés de fazer tudo no escuro.

Não existe uma abordagem perfeita ao construir sua estratégia de redes sociais. Existem diversas maneiras de preparar uma e que dependem de variáveis como o tamanho do seu negócio, o tipo, a marca, o local e fatores demográficos. Crescimento orgânico e engajamento são as partes centrais de qualquer estratégia de mídias sociais de sucesso.

Extra: 8. Linguagem & Formato

Já foi mencionado, aqui neste artigo, que existem muito erros que não devem ser cometidos nas mídias sociais. Além dos 7 erros listados, têm um que é bastante comum e que muitas vezes as pessoas responsáveis pelas publicações não se dão conta.

Mas, é extremamente importante saber a linguagem e formato que serão utilizados em cada canal. Utilizar o ctrl + c / ctrl + v de uma publicação, em todos os canais que você utiliza, pode não trazer bons resultados. Você pode falar sobre o mesmo assunto em ambas as mídias sociais, mas tire um tempinho para adaptar cada publicação de acordo com o canal que ela  será divulgada. Com certeza a interação do seu público com o seu post será maior, afinal algo exclusivo foi pensado especialmente para ele.

O que você achou deste artigo? Já cometeu algum erro que possa ser compartilhado conosco? Escreva nos comentários a sua experiência e ajude seus colegas de profissão a não cometerem esses erros!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal
  • Pedro Correia Guedes

    As métricas de vaidade podem realmente prejudicar a estratégia de uma empresa, se não for muito bem analisada e trabalhada. O legal é que quem estiver encarregado pela produção de conteúdo tenha o time exato entre o que é tendência com os serviços ofertas pela própria empresa. Bom artigo, parabéns.

    • Excelente visão @pedrocorreiaguedes:disqus 😉