Blog, Redes Sociais,

As principais Redes Sociais para sua empresa estar presente

Por Camilla Edlim em 10 de março de 2023

Você já imaginou uma empresa que não está em nenhuma rede social? É até difícil pensar em um exemplo. Afinal, através dos meios digitais é possível criar conexões e estreitar laços com o público da sua marca.

Por isso, se você está começando a planejar sua presença nas redes sociais e ainda não sabe como posicionar o seu negócio ou quais fazem sentido para o seu segmento, esse artigo com certeza vai te ajudar!

Vou te explicar quais plataformas merecem a sua atenção, dicas para usar essas mídias do jeito certo e os benefícios que a sua empresa terá com isso. Acompanhe:

Por que é importante estar presente nas redes sociais?

Vale o questionamento: por que meu negócio deve estar nas redes sociais? Bom, nas circunstâncias sobre o comportamento das pessoas, as redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas de divulgação e lembrança de marca.

Elas dão a possibilidade de interagir e de se aproximar dos clientes, momento em que se deve utilizar todas as estratégias a favor do negócio.

Além de:

As principais redes sociais para empresas

Antes de saber quais redes sociais usar pensando na sua Persona, esteja atento aos pontos que cada rede pode gerar em oportunidade. E para as empresas SaaS, é importante ainda mais avaliar suas estratégias conforme suas expectativas de resultados.

Confira as principais redes sociais:

1. Facebook (Meta)

Nesta plataforma, você pode divulgar diferentes formatos de mídia, como fotos, texto e vídeos. Além disso, sua empresa pode alcançar mais clientes e aumentar o destaque das suas publicações com uma ferramenta de anúncios: o Meta ADS.

Podemos dizer que o Facebook é, hoje, a rede mais utilizada juntamente com as demais por conta do seu alto número de usuários e da sua flexibilidade para publicações.

2. Instagram (Meta)

Criada inicialmente para ser quase como um álbum de fotos virtual, hoje é uma das plataformas mais usadas no mundo. E podemos dizer que uma das mais acessadas em busca de mais informações sobre uma empresa.

Através do Instagram e sua dinamicidade, é possível postar conteúdos que se aproximem do seu público, utilizando diferentes formatos para demonstrar seu produto, além da possibilidade de reconhecimento de marca e divulgação dos seus conteúdos.

3. WhatsApp Business

Essa rede social de mensagem instantânea é utilizada no dia a dia para comunicação. No WhatsApp Business, você pode elevar essa comunicação para venda e simplificar seu contato com os clientes.

Também é possível disponibilizar um catálogo para exibir seus produtos, responder perguntas enquanto as pessoas compram e obter estatísticas sobre suas mensagens.

4. LinkedIn

O foco dessa rede é a conexão entre profissionais, mas saiba que suas possibilidades vão além e é possível prospectar clientes no LinkedIn.

Através do LinkedIn é possível que empresas B2B se destaquem, por conta do seu cunho profissional. E uma dica é destacar o seu perfil em debates e criação de comunicações para demonstrar seu conhecimento na área.

4. TikTok

Essa rede social ainda pode gerar dúvidas sobre sua usabilidade dependendo do seu negócio. Será que é o perfil da sua empresa? O TikTok possui algumas possibilidades e claro, é uma rede social que trouxe inúmeros usuários em pouco tempo.

Os vídeos são o carro-chefe, por isso a criação dos conteúdos pode se assemelhar ao Instagram, porém com uma dinâmica diferente, porque a linguagem muda. Porém, o mais importante é saber se o seu público está buscando o seu serviço nessa rede social.

E se considerar que vale a pena utilizá-lo em suas estratégias, saiba que com um bom desempenho o seu negócio será pioneiro na área.

5. Spotify

Sim, Spotify é uma rede social, pois permite acompanhar e compartilhar playlist com amigos! E apostar em estratégias de marketing utilizando o aplicativo tornou-se uma grande ideia para empresas que desejam sair um pouco do óbvio nas redes sociais e que resolveram investir em outros aplicativos para divulgar e promover sua marca.

O que pode ser feito nesse propósito de fortalecer sua marca e trabalhar em um maior alcance do seu público é utilizar também a plataforma para divulgar seu podcast, criando um novo formato de conteúdo para atrair audiência.

6. Twitter

Diria que essa é a rede social com o público mais fiel à rede social e com um perfil de interatividade nas postagens diferente. Por conta da sua quantidade reduzida de texto e também a inserção de pequenos vídeos ou imagens, é preciso ter um conteúdo direto, aplicável e que se destaque.

E como o público é engajado, é preciso estar inserido nas necessidades atuais para acompanhar e interagir com os usuários.

Nesse momento, você deve estar se perguntando: “qual a melhor rede social para minha empresa?”.

Infelizmente, não há uma resposta certa. Tudo depende dos seus objetivos e de onde seu público está.

Como utilizar as redes sociais para sua empresa

Seria ótimo termos um manual de como utilizar as redes sociais e ter muito engajamento e gerar vendas, mas estamos falando de empresas que se atualizam e evoluem conforme necessidade e o comportamento do mercado.

Mas, o primeiro passo você já deu: entender mais sobre as principais redes sociais. Sendo assim, é fundamental saber como utilizar essas ferramentas a favor da empresa.

Ao contrário do que muitos imaginam, atuar e marcar presença no digital, em especial, nas redes sociais, não é simplesmente criar um perfil e postar imagens, fotos e legendas. É necessário um planejamento estratégico que envolva o entendimento do seu público, a elaboração de uma linguagem própria e adequada para cada rede social, entre outros fatores.

Sim, criar conteúdo para essas redes é também utilizar uma linguagem nativa daquela rede. Não produza algo para o Instagram, por exemplo, e apenas reproduza no Twitter, pois cada rede possui sua própria identidade. E por onde começar? É sobre planejamento que vou falar a seguir.

Planejamento para redes sociais: comece por aqui

É imprescindível que seu planejamento para redes sociais leve em consideração também os demais pilares de sua estratégia de Marketing, bem como seus objetivos de negócio e o conhecimento adquirido sobre suas Personas.

Dito isso, vamos a algumas dicas básicas para iniciar ou estruturar a participação da sua empresa nas redes sociais:

Defina sua Persona

Reiterando essa importância, é impossível criar conteúdos relevantes e atingir o público certo se você não soube para quem falar ou se quem você quer atingir está usando aquele rede social.

Monte um planejamento estratégico

O que você busca? atrair mais pessoas para o seu site? vender um serviço específico? divulgar um lançamento ou um evento? É para responder essas e outras perguntas que serve um planejamento completo para suas redes sociais.

Entenda onde seu público está

Como já foi dito, é necessário descobrir onde seu público está para focar em estratégias que utilizem as redes sociais que eles mais usam. Até dá para estar presente em todas as redes, mas com certeza é bem mais estratégico focar naquelas que fazem sentido para o seu público.

Faça uma pesquisa de mercado

A pesquisa e análise do mercado em que seu nicho está inserido serve para observar e identificar quais estratégias são mais indicadas para se utilizar e quais os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes.

Aposte em conteúdo relevante

Para criar credibilidade e tornar-se referência no mercado é fundamental dar aquilo que o seu público deseja e necessita. Foque na construção de conteúdos relevantes e atrativos.

Não esqueça da qualidade das imagens e identidade visual

Ter uma boa identidade visual, que fortaleça a sua marca nas redes sociais, é importante para o fortalecimento da sua empresa. Para se consolidar nas plataformas não se esqueça de investir nisso e apostar em imagens de boa qualidade.

Comunique-se de maneira humanizada

Estar cada vez mais próximo do seu público, identificando as dores, a linguagem que usam e o comportamento dos perfis torna sua empresa mais humanizada e torna essa relação mais positiva e gera identificação. Pense nas redes sociais como uma extensão da voz, do tom e da personalidade da sua marca.

Acompanhe em tempo real seus resultados

E não só de criação as redes sociais vivem, é preciso monitoramento e acompanhamento de métricas. Por exemplo, monitorar os dados para entender se as suas ações estão caminhando para o objetivo é muito importante, mas não vai garantir que você acerte o alvo de primeira.

Para isso existem excelentes ferramentas de monitoramento como os Insights do Instagram e Facebook e Google Analytics.

É hora de aplicar!

Para gerar maior tráfego e manter o engajamento desses visitantes para o seu negócio, apresente-se de forma profissional. Por isso, contar com uma Agência de Marketing pode ampliar sua capacidade de produção e com profissionais das principais áreas para tornar suas estratégias mais executáveis.

Gostou dessas informações? Agora quero saber se você já começou a utilizar essas redes sociais na sua empresa ou se tem alguma que não citei e que vale a pena investir nela. E claro, se tiver alguma dúvida, comenta aqui também.

Camilla Edlim

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x