Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

O que é e como fazer Link Building para impulsionar seu SEO

Por Jean Vidal em 24 de junho de 2022
Para ter sucesso na Internet, estar bem ranqueado nos buscadores é meio caminho andado, por isso você deve apostar em Link Building. Entenda!

Você quer realmente ter sucesso na Internet? Se a resposta for sim, você já está a meio caminho andado de entender porquê se preocupar com Link Building. Afinal, ele é um dos fatores de rankeamento do Google.

É isso mesmo!

Apesar do conteúdo de qualidade ser a base para o sucesso das estratégias de Inbound Marketing, boas produções isoladas não são suficientes. Ou seja, se você quer visibilidade e bom posicionamento nos resultados orgânicos, precisa também ter outros sites indicando seus conteúdos.

Para começar a produzir essa rede de links é fundamental que você entenda quais links são benéficos e quais podem prejudicar seu alcance orgânico.

No artigo de hoje, vamos apresentar o Link Building na íntegra para você. E, além disso, te ajudar com algumas dicas para colocar em prática essa estratégia com segurança. Vamos lá?

Afinal, o que é Link Building? Isso funciona?

Na prática, Link Building nada mais é do que a construção de Links. Ou seja, a construção de uma rede de linkagens, em que outras empresas criam links apontando para o seu site.

Para explicar a importância do Link Building, vamos usar uma analogia: você quer um lugar para comer. Se você tiver que escolher entre um restaurante que seu melhor amigo te recomendou e um restaurante que só “parece ser bom”, qual você escolheria?

Assim é na Web: se um website de relevância for associado ao seu, o Google entenderá que esse conteúdo é confiável, e que seu site também é relevante.

Ou seja, o Link Building é a forma do Google valorizar o poder da recomendação.

Fatores importantes para o Link Building

Antes de mais nada, é importante destacar que, assim como tantas coisas no Marketing, para o Link Building vale a máxima de que qualidade é melhor do que quantidade.

Dito isso, vale também destacar a posição declarada do Google sobre o que pode ser considerado “esquema de links”:

Captura de tela esquema de links

Ou seja, a construção de links adequados não é uma coisa muito fácil de fazer. Mas existem muitas estratégias que podem ser utilizadas para conquistar bons links.

Mas, antes de entrar nessas estratégias, é importante destacar alguns fatores importantes, aos quais você deve prestar atenção para considerar o Link Building como impulsionador do seu SEO, vamos ver quais são?

Autoridade do Domínio

O domínio tem que ter uma boa autoridade. Um link vindo de um site com baixa reputação, por exemplo, pode não trazer nenhum resultado positivo – mas também pode fazer com que seu site seja punido.

Uma ferramenta bastante interessante para determinar a autoridade de um site é a análise de domínio disponibilizada pela Moz, que traz dados de:

Captura de tela autoridade de domínio

Texto Âncora

O texto âncora é super importante para as estratégias de SEO e, muitas vezes, é negligenciado.

Já falamos que a construção de links (internos ou externos) para uma página ajuda a construir relevância para a mesma e o texto âncora ajuda os buscadores a interpretar a relação entre o link indicado, o texto âncora, e o texto da página.

Por isso, é fundamental que o texto âncora seja coerente tanto com o conteúdo no qual está inserido, como também com o conteúdo para onde ele aponta. Assim, além de facilitar a vida dos robozinhos do buscador, o link se tornará mais intuitivo para os leitores, que saberão instantaneamente do que se trata o texto que irão ler.

Sites/Blogs de Nicho

De que adianta um pote de ouro no meio do deserto, não é mesmo?

Receber links de sites relevantes para o seu segmento, e que falem com o mesmo público que você pode ser muito mais valioso do que um link de um site com grande autoridade de domínio.

Tenha isso em mente antes de torcer o nariz para um novo link recebido de um site de nicho que pode não ter uma autoridade de domínio tão alta.

Como começar a fazer Link Building?

O Link Building não é uma estratégia isolada.

Para construir sua rede de links de forma segura, as dicas abaixo podem ajudar a aumentar a visibilidade do site.

Mas, repetindo o lembrete: embora a quantidade de linkagens seja importante, a qualidade destas linkagens é muito mais.

Conheça agora ações que podem ajudar na construção de autoridade do seu site:

Analise seus concorrentes

Com a análise de concorrentes, você pode trazer insights muito ricos sobre os conteúdos que mais “bombam” no seu nicho. Bem, mas não é somente isso: analisando os concorrentes, você pode utilizar ferramentas para identificar quais são os sites que linkam para os seus concorrentes e, dependendo da situação, pode até abordá-los.

Em se tratando de ferramentas, você pode utilizar o Semrush para descobrir os sites que linkam para os seus concorrentes, e para quais páginas eles estão apontando.

Isso lhe mostrará que tipo de conteúdo está recebendo mais linkagens, e pode te dar ideias do que escrever para conquistar seus próprios links também.

O Semrush é pago, mas oferece uma análise extremamente aprofundada de SEO.

Se optar por não contratar nenhuma ferramenta paga, você pode mapear os concorrentes e fazer uma planilha de conteúdos que considera relevante.

Para ter uma noção da autoridade da página e domínio dos seus concorrentes, você pode utilizar a extensão gratuita da Moz no Google Chrome. Com esta extensão, é possível identificar a força que uma página tem, bem como o domínio ao qual pertence.

Todo dado levantado do seu concorrente é uma oportunidade para aprimorar suas estratégias. Invista nisso!

Busque linkagens espontâneas

Criar conteúdo de qualidade deve ser sua principal estratégia de Link Building.

Lembre-se das diretrizes do Google:

“Fazer muitas trocas de links (“Adicione um link para mim, e eu adiciono um link para você”) ou incluir páginas de parceiros com o objetivo único de criar links cruzados”.

Trocas de links podem ser consideradas “esquema de links” e punidas, fazendo com que seu domínio deixe de aparecer como resultado de buscas.

Por isso, dê preferência para estimular links naturais.

Para isso, é importante mostrar seu conteúdo. E você pode usar as redes sociais a seu favor para fazer isso. Aposte em muito conteúdo visual e plugin de compartilhamento social no seu blog. Vídeos e infográficos, por exemplo, podem ajudar a trazer audiência e links ao seu blog.

Para criar facilmente botões de compartilhamento social, recomendamos o plugin Social Media Share Buttons & Social Sharing Icons, que é intuitivo e bastante simples de instalar.

Fazendo isso, existem grandes chances de atrair uma audiência que engaje com o seu site e, consequentemente, faça linkagens para o seus conteúdos.

Outra dica bem legal é participar de discussões em um fórum ou blog relevante para sua empresa. Se seu comentário fornecer valor contextual às discussões, não precisará se preocupar em compartilhar um link relevante, pois acontecem de forma espontânea. Mas certifique-se de não exagerar usando palavras-chave comerciais em seus textos âncora.

Os caçadores de Links Quebrados

Navegue pelos websites dos quais você pretende conquistar um link e procure por links quebrados.
Sendo um tema relacionado ao seu negócio, você poderá entrar em contato com o site sinalizando o erro e indicando uma linkagem de um de seus conteúdos.

Como os erros 404 são responsáveis por grande parcela da rejeição dos websites, oferecer um link ativo e com conteúdo qualificado ao invés da página de erro é um benefício para esse domínio.

E, claro, não se esqueça: cuidado com a abordagem!

Preste atenção também nos links quebrados do seu site, faça uma busca frequente e remova ou troque os links sempre que necessário. Se você utiliza o WordPress, essa busca é bem simples e intuitiva. Ele notifica sempre que algum link está quebrado.

Contribua com co-marketings

O Co-marketing nada mais é que uma oportunidade para empresas trabalharem juntas e compartilharem seus resultados de marketing. E pode ser uma ótima solução para conquistar backlinks organicamente.

Por exemplo, se você lançar um eBook em conjunto com cinco empresas e todos os parceiros se comprometerem a divulgar esse material, resultará em 4 domínios diferentes apontando para a sua URL – presumindo, claro, que a Landing Page esteja no seu domínio.

Por isso, um ponto importante ao participar de um co-marketing é definir com quem ficará a Landing Page.

Esse detalhe determina quem terá a contagem de visitantes, além dos links externos que reforçarão a autoridade do seu domínio.

Peça para listas citarem sua empresa ou solução

Sabe aqueles artigos em formato de listas para recomendações? Coisas como:

Entrar em contato com essas empresas para que incluam sua empresa é uma grande oportunidade de construir uma linkagem.

Como o objetivo do artigo, nesse caso, é justamente indicar outras empresas ou soluções, provavelmente não existe a exigência de troca de links, e a empresa que criou a lista torna seu conteúdo mais robusto e relevante com a indicação.

Os principais erros em Link Building

Se você chegou até aqui, já percebeu que o ideal para investir em Link Building é criar estratégias para maximizar o potencial de ganho de links para o seu site, aumentando assim a autoridade do seu domínio ou URL.

Então vamos trazer alguns erros comuns que você deve evitar para não prejudicar seu Link Building e, consequentemente, reduzir a sua autoridade. Dá uma olhada!

Solicitar linkagens em massa

Já ressaltamos aqui o quão perigoso pode ser para o seu domínio as trocas de links e linkagens artificiais, certo?

Se ainda assim você optar por correr o risco, lembre-se de ter cuidado: se seu site ganhar 50 links do dia para a noite, uma luz de alerta será ligada e as chances do Google identificar isso como um esquema de link são grandes.

Por isso, se você estiver se preparando para abordar empresas e propor uma troca de links, tome cuidado para não fazer isso em massa.

E, para aumentar suas chances de conquistar de fato esses links, crie mensagens personalizadas, explicando quem é seu público e como ele se relaciona com a outra empresa.

Mais uma vez: qualidade é melhor do que quantidade.

Troca de guest posts

Muita gente acredita que escrever guest posts é uma forma segura de fazer Link Building.

Escrever um post para outros blogs, que carregue links para o seu site parece ser uma boa ideia, mas é uma das estratégias citadas nas diretrizes do Google como “esquema de linkagens”.

Por isso, indicamos sempre dar preferências para os co-marketings. Mas, se você for convidado para escrever para o blog de outra empresa e decidir que faz sentido que aquele público te conheça, recomendamos que esse link seja configurado como “nofollow”.

A tag “nofollow” indica ao Google que não deve haver transferência de autoridade de um domínio para o outro. Pode parecer contraditório, mas é uma forma de se resguardar para não cair em uma estratégia de black hat SEO e ainda assim conquistar visibilidade com o público do outro domínio.

E, mais uma vez: o Google não gosta de Links Forçados

É exatamente isso: o Google não gosta quando os websites “fabricam” links. Invista em conteúdo de qualidade, certifique-se de que os links que você recebe e cria sejam naturais e não dê margem para que o Google ache que você está tentando manipular o algoritmo de busca.

E nunca se esqueça que para um bom link building, você precisa construir bons relacionamentos.

Gostou do nosso artigo? Você já utiliza o Link Building como estratégia de SEO? Comenta aqui.🙂

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel Augusto
Gabriel Augusto
1 ano atrás

O artigo explorou pontos realmente muito interessantes e foi bem esclarecedor em pontos como o risco de forçar o link building pode gerar esse atrito com o Google.
Obrigado.

Natália Gaspar
Natália Gaspar
1 ano atrás

Olá Gabriel, obrigada pelo feedback!

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x