Blog, Mídia Paga (Ads),

Bing Ads: Por que você deveria considerar utilizar na sua estratégia

Por Content em 22 de dezembro de 2016
Explicamos a evolução do Bing Ads e como a proporcionalidade de concorrência é uma realidade para quem atua com Marketing Digital. Entenda mais!

Quem nunca pesquisou no Bing que atire a primeira pedra, pois não há dúvidas que qualquer um que acessa a internet diariamente já usou o buscador ao pelo menos uma vez desde a época em que ele foi lançado em 2009.

No artigo de hoje vamos falar sobre a evolução dessa ferramenta e como a proporcionalidade de concorrência é uma realidade para quem atua com growth hacking. Entenda mais!

Você deveria considerar utilizar o Bing Ads na sua estratégia de anúncios

O site de pesquisa começou de maneira tímida, sob a sombra do Google que na época já havia se estabelecido como o maior buscador do mundo. O Bing foi tratado por muitos como piada por um certo tempo. Porém, em 2011 o anão cantou sua primeira vitória ao ultrapassar o Yahoo,  com uma fatia de 4,37% do volume de pesquisa na web, contra 3,93%.

Este ano o site estabeleceu a posição de segundo maior buscador do mundo com 21% das buscas online realizadas em desktops. O Google ainda lidera com 64% do mercado e, adivinhem só! O Yahoo que ocupa o terceiro lugar com 12% das buscas, passou a usar a tecnologia do Bing em seu código-fonte.

A jogada da Microsoft para alcançar essa posição foi colocar o Bing no maior número de lugares possíveis.  Além de ser o buscador primário do Windows 10, diversas parcerias foram feitas, para colocar seu sistema em alguns gadgets da Amazon, em sites da AOL e Yahoo e, como nesse mercado nada é impossível, se tornar o buscador primário da Siri, assistente virtual da Apple.

Em 2013 também estreou uma novidade que causou um burburinho entre os anunciantes. O Bing Ads veio para permitir que as empresas administrem publicidade nos buscadores do Bing e Yahoo!, tudo no mesmo espaço e gerando somas interessantes para a Microsoft.

De acordo com a Bloomberg, algo em torno de 5,3 bilhões de dólares. Duas vezes e meia o que o Twitter é capaz de gerar.

Como o leilão é ruim para o anunciante do Adwords e bom para quem usa Bing Ads

Mesmo com todos os números citados neste artigo, muita gente encara com desconfiança quando se fala em anunciar no Bing. Porém, pouca gente entende como o sistema de leilão nas plataformas de anúncios online como Adwords, Bing, Facebook e Twitter realmente funcionam. Não sendo difícil de compreender esse preconceito.

Para início desse entendimento, vale a pena se questionar pelo o que pagamos hoje quando anunciantes da web. A resposta é que pagamos por um inventário de público que acessa a todo momento esses sites. Sendo a transação feita por meio de leilão em tempo real em que disputamos espaço com concorrentes diretos e indiretos que anunciam para o mesmo público. Em uma maneira simples de sintetizar, ocorre a lei da oferta e demanda, quando quem pagar mais, há de aparecer mais.

Em um exemplo hipotético, se alguém desejar anunciar canecas decorativas para presentes, esse anunciante entra no leilão comprando o clique pela palavra-chave “caneca decorativa”. Se temos 15 pesquisas por dia para dez anunciantes dessa palavra-chave, eles competirão entre si para alcançarem as melhores posições, elevando agressivamente o lance do leilão. Em uma plataforma em que tenho apenas cinco pesquisas diárias, mas só dois anunciantes, a proporção da concorrência é bem menor, tornando o lance bem menos agressivo.

Logo, em números absolutos, parece que é vantagem anunciar no Adwords, mas quando olhamos de maneira proporcional, o Bing ainda tem poucos anunciantes concorrendo entre si, fazendo o lance de leilão ser muito baixo quando comparado ao Adwords que hoje se encontra muito mais saturado de anunciantes.

Bing Ads e Adwords não são concorrentes

É isso mesmo que você leu. É o que o que a Microsoft afirma no site do Bing Ads e é assim que ela se posiciona. Não um concorrente, mas uma rede de anúncios de pesquisa adicional ao Adwords. Tanto é, que quem começa a usar a ferramenta percebe que o espaço de trabalho foi projetado para quem já sabe usar o Adwords. Com sua estrutura de configuração de campanhas, grupos de anúncios, lances de leilão e tipos de palavra-chave idênticas ao sistema do Google.

Outro detalhe que corrobora para o posicionamento da Microsoft e facilita muito para quem quer anunciar nos dois buscadores ao mesmo tempo é o Importador de Campanhas, uma ferramenta exclusiva do Bing Ads que permite importar automaticamente as campanhas configuradas no Adwords.

Além dessa facilidade, outra coisa que torna o Bing bem versátil é a forma de pagamento. Além do boleto bancário e cartão de crédito já conhecido no Google, o buscador também permite usar o Paypal e, inclusive, aceita cheque

Por último, diferente do Google que tem recursos como anúncios em streaming no Youtube, anúncios para download de mobile, Shopping, além da Rede de Display, o Bing trabalha único e exclusivamente com pesquisa.

Sim, o buscador do tio Bill nasceu de um parto difícil, mas não nasceu lesado e cresceu fortinho e esperto, encontrando bem o seu lugar. Em um momento em que o Growth Hacking é a tendência, o Bing nada mais é que uma excelente oportunidade.

E você já testou o Bing Ads? Compartilhe nos comentários a sua experiência.


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edouard Guerle
Edouard Guerle
7 anos atrás

Bem bacana esta matéria, realmente eu não teria imaginado um posicionamento deste modo, por nem usar esta ferramenta de pesquisa. Como você explicou, são redes complementares de anúncios que acabam se juntar de um certo modo para atingir de uma forma ou outra o nosso público. Obrigado !!

Roger Caetano
Roger Caetano
7 anos atrás
Reply to  Edouard Guerle

Obrigado, Edouard! É bem isso que prego. Usar todos os recursos disponíveis, mediando a relação custo benefício entre eles.

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x