Blog, Growth Hacking,

AI Marketing: o que a Inteligência Artificial e o Marketing Digital têm a ver?

Por Ana Paula Agostini em 8 de abril de 2022
Saiba quais são os principais benefícios, onde estão presentes e as principais tendências da Inteligência Artificial no Marketing Digital!

Não é segredo para ninguém que o uso de AI (Artificial Inteligence, ou Inteligência Artificial) cresce cada vez mais rápido. Isso não acontece apenas no Marketing Digital, mas em todas as esferas em que essa tecnologia pode ser aplicada.

Mesmo com o aumento do seu uso, o tema ainda gera muitas dúvidas. Por isso, neste artigos iremos desmistificar alguns pontos e explicar as possibilidades de uso da Inteligência Artificial no Marketing Digital. É só continuar comigo!

O que é AI e AI Marketing?

“AI Marketing” é como chamamos o uso de tecnologias de inteligência artificial para automatizar decisões com base em dados, automatizando a coleta, análise e interpretação de dados.

O uso da Inteligência Artificial pode aparecer em diversos canais e pontos de contato da sua estratégia de marketing, mas essas tecnologias costumam ser utilizadas quando a velocidade é fundamental para a ação.

De modo geral, podemos dizer que essas ferramentas usam dados coletados durante sua operação de marketing, bem como informações sobre perfil de clientes para aprender a melhor forma de se comunicar com clientes, entregando respostas adequadas a cada caso sem a necessidade de intervenção do seu time de marketing e garantindo uma maior eficiência em suas ações.

Hoje em dia, podemos ver a AI sendo utilizada em tarefas que necessitam menos daquele “feeling” humano. Como:

Benefícios do uso de Inteligência Artificial no Marketing

Com essa breve introdução já deu pra perceber que a Inteligência Artificial pode mudar a forma como você faz Marketing hoje em dia, né?

É verdade que existe uma infinidade de usos para a AI, e cada um desses usos gera benefícios diferentes, como:

Além desses benefícios quantificáveis, existem alguns benefícios mais abrangentes que também merecem destaque:

Tomadas de decisão mais rápidas e assertivas

Se antes um médico demorava 1 mês para ter certeza de uma doença rara, hoje, algumas soluções que utilizam IA conseguem fazer isso em minutos. Não seria diferente no Marketing Digital, onde a própria Google já utiliza essa tecnologia há muito tempo nos algoritmos do buscador.

Isso acontece porque a Inteligência Artificial é capaz de analisar dados com muito mais rapidez, e usar o aprendizado de máquina (vamos falar disso mais adiante) para chegar a conclusões com base no contexto do cliente.

Isso dá aos membros do seu time de marketing tempo para se concentrar em iniciativas mais estratégicas. Com a IA, os profissionais de marketing não precisam mais esperar até o final de uma campanha para tomar decisões, mas podem usar análises em tempo real para fazer melhores escolhas de mídia.

Aumento do ROI da campanha

Já que começamos a falar de campanhas, é impossível não pensar imediatamente na otimização de campanhas de Ads, certo?

Os profissionais de mídia paga podem usar a IA em favor da sua estratégia.

Além da análise de dados mais rápida (que permite tomar decisões enquanto a campanha está rodando), as atualizações nas plataformas de anúncio usam a Inteligência Artificial para otimizar campanhas, como é o caso das Campanhas de Melhor Desempenho, do Google Ads.

Melhor relacionamento com o cliente e personalização em tempo real

Quantas horas por semana você dedica a responder dúvidas e em interações que já até parecem automatizadas?

A Inteligência Artificial pode ajudá-lo a entregar mensagens personalizadas aos clientes nos pontos certos do seu ciclo de vida, melhorando o seu relacionamento com o cliente – e aumentando suas chances de renovação de contrato, upsell ou cross-sell.

Além, claro, de poder ajudar os profissionais de marketing a identificar clientes em risco e prover informações que os levarão a se envolver novamente com a marca.

Medição de marketing aprimorada

Muitas organizações têm dificuldade em acompanhar todos os dados que as campanhas digitais produzem, tornando difícil entender como cada ação ou estratégia impactaram os resultados finais.
Usar a Inteligência Artificial no Marketing Digital pode ajudar a clarear essa visão, entendendo melhor como cada coisa funciona.

Otimização de equipe

Muito se fala sobre como a Inteligência Artificial vai acabar com o capital humano. Isso não é verdade. Certamente veremos uma adaptação do mercado, que resultará no surgimento de novas profissões e na extinção de outras, mas é importante pensar em como a IA permitirá a otimização do tempo para o time de Marketing.

Os profissionais deverão se especializar mais ao se liberar de tarefas essencialmente operacionais.

Futuramente, a tendência é de que a Automação de Marketing que conhecemos, esteja pronta para fazer otimizações automáticas, além de melhorar as análises e permitir que tenhamos insights com mais facilidade. Não se trata de dependência tecnológica, mas sim, de união de forças.

Consegue imaginar como isso pode ser bem aproveitado para nós, profissionais de Marketing? O tiro é certeiro!

6 exemplos de uso de Inteligência Artificial no Marketing

Agora que falamos sobre os benefícios do uso do AI Marketing, precisamos trazer alguns exemplos concretos desses usos para que você possa se inspirar e pensar em quais poderia incluir em seu Plano de Marketing Digital. Olha só:

1. Mídia programática

Se você aposta em estratégias de mídia paga para acelerar seu Inbound Marketing, tenho certeza que muitas vezes teve dificuldade em decidir onde alocar seus anúncios.

Você pode analisar os dados históricos das campanhas para criar seu planejamento de Ads, mas dificilmente será ágil o suficiente para fazer ajustes em tempo real de acordo com o desempenho das campanhas.

É aí que entra em campo a Mídia Programática. Essa forma de fazer anúncios aproveita o Machine Learning para fazer lances em espaços relevantes para o seu público em tempo real.

O lance é definido por alguns fatores como: interesses, localização, histórico de compras, intenção do comprador e muito mais.

Isso permite que as equipes de marketing direcionem os canais certos no momento certo, por um preço competitivo.

2. Selecione a mensagem certa

Sempre falamos por aqui que cada canal pede uma forma de comunicação diferente. E o mesmo vale para cada pessoa (algumas preferem uma comunicação mais direta, enquanto outras preferem que se estabeleça um relacionamento mais próximo, por exemplo).

O aprendizado de máquina e a IA podem interpretar o histórico de mensagens desse contato e criar um perfil de usuário mais completo, ajudando com que as equipes possam criar mensagens mais adequadas às preferências dos usuários.

Parece um cenário muito distante?

E se eu disser que é essa tecnologia que é usada para as sugestões que o Netflix te apresenta?

captura de tela exibindo catálogo da Netflix

3. Personalização granular

A IA pode ajudar as equipes de marketing a ir além dos dados demográficos padrão para aprender sobre as preferências do consumidor em um nível individual e granular.

Isso ajuda as marcas a criar experiências específicas, com base nos interesses exclusivos de um cliente. É o que acontece, por exemplo, quando o Spotify cria as suas playlists personalizadas, com base no que você ouviu no passado, hits atuais e qual música está sendo comentada.

Captura de tela exibindo playlists personalizadas do Spotify

4. Chatbots e experiências de conversação

Os ChatBots você conhece, certo?

Com o desenvolvimento do processamento de linguagem natural por meio da IA, os chatbots agora estão sendo usados ​​para otimizar os atendimentos ao cliente.

Os clientes com dúvidas mais básicas podem consultar os chatbots e terão suas perguntas respondidas de forma imediata e precisa, sem precisar aguardar na fila por um atendente do suporte.

A IA aproveita perguntas anteriores e dados históricos para fornecer resultados personalizados, liberando os agentes do suporte para trabalhar em solicitações mais complicadas.

5. Análise de Marketing Preditivo

Com tantos dados chegando, as equipes de marketing estão tendo dificuldade em obter insights a partir deles.

A IA permite que as equipes de marketing aproveitem ao máximo esses dados fazendo análises preditivas.

Essas análises aproveitam uma variedade de aprendizado de máquina, algoritmos, modelos e conjuntos de dados para prever o comportamento futuro. Isso pode ajudar as equipes de marketing a entender os tipos de produtos que um consumidor estará procurando e quando essa necessidade surgirá, permitindo que eles posicionem as campanhas com mais precisão.

6. Preços Dinâmicos

Sabe quando você está pesquisando o valor de uma passagem e, quanto mais você pesquisa, mais os preços sobem?

Bom, esse é um dos usos de inteligência artificial. As plataformas de IA podem sugerir preços ideais para produtos em tempo real, avaliando grandes quantidades de dados históricos e competitivos, permitindo que as marcas ajustem os preços para refletir a demanda por determinados produtos, aumentar as vendas e superar a concorrência.

Quais são as principais tendências de Inteligência Artificial atualmente?

Machine Learning

O Machine Learning – ou Aprendizado das Máquinas – já é estudado há muito tempo. Ele surge do conceito de que é possível fazer as máquinas aprenderem sozinhas, ao invés de ensiná-las.

É o que permite que os algoritmos aprendam e criem seus próprios padrões e agrupamentos de dados. Aplicando esta tecnologia aos softwares, torna-se possível que consigam ter insights e formulem uma hipótese sem uma programação prévia.

O processo de aprendizagem pode acontecer de duas maneiras: com reconhecimento supervisionado ou não. A diferença entre as duas vertentes é que a primeira permite que a IA organize o que foi treinada para organizar, enquanto a segunda consegue criar.

Deep Learning

A tecnologia da Deep Learning – uma das vertentes do Machine Learning – funciona como uma “varredura” profunda de dados, por meio das chamadas “redes neurais”.

As camadas das redes têm a capacidade de trabalhar com bibliotecas gigantescas de dados, dentre as quais, podemos citar o banco de Tweets do Twitter e o banco de páginas e imagens do Google. É por isso que a Google é uma das empresas precursoras do Deep Learning e a utiliza fortemente em seus algoritmos.

A função de reconhecimento facial do Facebook é outro exemplo de Deep Learning. A Inteligência Artificial evoluiu tanto nos últimos tempos que já consegue reconhecer traços faciais ocultos (por óculos de sol, lenços, chapéu, entre outros acessórios).

Neste cenário, a Deep Learning atua como uma extensão da memória humana, principalmente nos momentos em que demonstra reconhecer informações complexas, e não apenas padrões pré-definidos.

Processamento de Linguagem Natural

O processamento de Linguagem Natural é uma das vertentes da Inteligência Artificial, que tem como premissa estudar a linguagem, tanto falada como escrita.

Se você utiliza iPhone com certeza sabe do que estou falando: a sua assistente de tarefas, a Siri, trata-se de um filhote da tecnologia de processamento de linguagem natural.

Desafios da aplicação da Inteligência Artificial no Marketing

Para desenhar (e executar) estratégias de marketing de sucesso, é fundamental compreender profundamente as necessidades e preferências da Persona e, em seguida, é necessário agir com base nesse conhecimento de maneira rápida e eficaz.

A capacidade de tomar decisões em tempo real baseadas em dados evidenciou a importância da Inteligência Artificial. No entanto, as equipes de marketing devem ser criteriosas ao decidir a melhor forma de integrar a IA às suas campanhas e operações. Como o desenvolvimento e o uso de ferramentas de IA ainda estão em estágios iniciais, existem alguns desafios importantes a ter em mente. Vamos falar sobre eles?

Tempo de treinamento e qualidade dos dados

As ferramentas de IA não sabem, num primeiro momento, quais ações devem ser tomadas para atingir as metas de marketing. Eles exigem tempo e treinamento para aprender as metas organizacionais, preferências, tendências históricas, além de entender o contexto geral e acumular experiência.

Mas, mais do que tempo, é fundamental que as ferramentas de IA sejam alimentadas com dados de alta qualidade: precisos, e significativos.

Só assim a ferramenta poderá tomar decisões ideais, que refletem os desejos e expectativas do seu público.

Privacidade de dados

Estamos longe de ser o único país a estabelecer leis que regulamentam o uso de dados. A LGPD entrou em vigor em 2020, regulamentando a forma como dados devem ser tratados e buscando garantir a segurança e privacidade de dados.

A Lei trouxe diversas mudanças e adequações às ações de Marketing, e não poderia ser diferente com o AI Marketing. É importante garantir que qualquer ferramenta que você esteja usando esteja programada para atender às diretrizes legais da Lei brasileira.

Iremos ainda mais longe com as IAs

As soluções de Inteligência Artificial estão entrando com cada vez mais força nos mercados. No que diz respeito ao Marketing Digital, cabe aos profissionais estudá-las e utilizá-las a seu favor para conseguir os melhores resultados.

Mesmo sem saber, já encontramos IAs em quase tudo que fazemos na internet. Isso nos mostra que existe um caminho longe de aprendizado para os profissionais de Marketing Digital e uma previsão muito positiva no que diz respeito ao desenvolvimento do mercado. Estamos chegando cada vez mais longe.

E você? Já usa ou pensa em usar ferramentas de Inteligência Artificial para fortalecer seu Marketing? Deixe seu comentário aqui embaixo e não esqueça de compartilhar esse conteúdo caso ele tenha te ajudado a entender melhor o assunto.

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x