Blog, Estratégias,

Por que é tão importante trabalhar uma estratégia de segmentação de Leads?

Por Daniel Albiero Godoi em 1 de outubro de 2021
Conheça as melhores formas de segmentar seu público e entenda porque personalizar a comunicação aumenta muito suas chances de ter sucesso com sua base de Leads.

Sendo o marketing digital de sua empresa uma fonte de boas chances de negócios, a segmentação é uma peça fundamental para converter Leads em clientes.

Se você já tem uma estratégia de Inbound Marketing consolidada ou está criando a sua, é importante saber que personalizar a comunicação aumenta muito suas chances de ter sucesso com sua base de Leads e, para isso, é importante conhecer as melhores formas de segmentar seus Leads.

Já adianto para você que vou falar neste artigo sobre entregar o conteúdo certo para o Lead certo, com boas práticas da criação de segmentações e demais aspectos-chave que farão a diferença na sua estratégia de marketing digital.

Caso você não tenha experiência em segmentações, – ou esteja procurando refinar suas técnicas nesse sentido – as três perguntas que faço a seguir e suas respostas servirão como um guia para promover melhores experiências aos seus Leads e clientes.

Ao final do artigo, trago um case de sucesso que ilustra muito bem a importância de uma boa estratégia de segmentação de Leads. Segue comigo?

Por que a segmentação de Leads é importante?

Cada pessoa da Terra é diferente da outra, mas é inviável (pra não dizer impossível) construir uma estratégia de marketing individualizada.

É aí que entra em jogo a Segmentação de Leads.

Se você já fez o estudo e a definição de suas Personas da sua empresa, sabe que é possível dividir seu público em grupos que compartilham características e dores similares, certo?

Com os recursos corretos, é possível encontrar cada um desses grupos dentro da sua base de Leads.

Isso permitirá que você ofereça a mensagem apropriada para todas essas pessoas que compartilham comportamentos, locais geográficos, dores a serem sanadas, experiência profissional, entre outros.

A segmentação, em termos gerais, contribui permitindo uma comunicação em massa e ainda assim personalizada para atender aos interesses daquele grupo de indivíduos, reduzindo custos de aquisição de Leads e aumentando o impacto de suas ações.

Vou trazer um exemplo pessoal aqui: quase semanalmente, recebo em meu e-mail ofertas de perfumes femininos. São diversas promoções, tipos de perfume e outros cosméticos que são oferecidos para mim.

Ora, eu não sou o público-alvo desta comunicação. Não consumo perfumes femininos e nem tenho interesse em consumir. Porém, se a empresa comunicasse as ofertas como, por exemplo, “Dê um presente para quem você ama!” seus resultados tendem a ser bem mais efetivos, não é mesmo?

Boas práticas para segmentar seus Leads

Como já mencionamos anteriormente, comportamento, local geográfico, dores e experiência profissional são formas de segmentar pessoas.

Podemos aprofundar muito mais essa lista, de forma avançada e pensando no seu negócio de forma específica (importante frisar que as categorias acima não são exclusivas umas das outras).

Para identificar seus segmentos ideais, existem alguns passos que você pode implementar:

Colete dados de forma inteligente

Dados são o novo petróleo. Veja o adesivo que tenho colado em meu computador de trabalho:

Adesivo com fundo azul e o desenho de uma bola de cristal e a frase o texto "Quem não tem dados precisa de sorte"
“Quem não tem dados precisa de sorte”

E, resumidamente, é isso. Você precisa começar sua estratégia de segmentação de Leads baseando-se em dados. Não tem como fugir dessa prática, pois isso será o seu norte nos próximos passos.

Reunir as informações sobre comportamento, interesses, localização só serão possíveis através de uma boa e qualificada coleta de dados.

Dentro do Marketing Digital existem diversas fontes de dados, como por exemplo:

E por aí vai.

Mas quando estamos falando sobre a segmentação de seus Leads, uma delas possui um peso ainda maior: as respostas que os Leads fornecem em seus pontos de conversão, como formulários e Landing Pages.

Por isso enfatizamos a importância de tomar cuidado para criar pontos de conversão que sejam realmente úteis e valiosos para a sua empresa.

Adicione tags aos seus Leads

Essa é uma dica simples, mas que pode ajudar muito na hora de construir segmentações e entender o perfil da sua base de Leads.

Taguear Leads significa reservar um tempo,  todos os dias, para avaliar os novos Leads que entraram para sua base. Acesse o site de cada um deles (uma informação que sempre pedimos nas perguntas das Landing Pages), entenda onde converteram e, a partir dessa avaliação, você pode adicionar tags, palavras-chave que vão ajudar a pesquisar e separar os Leads na base.

? Você pode usar a ferramenta de segmentação, configurada de acordo com as respostas das Landing Pages, associada a um fluxo de automação para adicionar a tag automaticamente, mas recomendamos fazer manualmente (se possível) para garantir uma maior veracidade nas informações, uma vez que muitos Leads respondem “qualquer coisa”.

Mas atenção, quando for começar, é importante ter um documento com as tags principais que vai utilizar. Assim, você não se perde ou inventa termos novos no meio do processo.

Nos Leads da Conexorama, fizemos dessa forma:

Esse exercício permitiu identificarmos que temos muitos concorrentes na base e alguns freelancers (além do pessoal que se candidatou em nossas vagas).

Até que chegamos em um momento que identificamos Leads sem as informações necessárias para essa qualificação. Então, adicionamos a tag “Limbo”. Foram contatos importados ou de outros contextos, como Landing Pages de co-marketing.

Você pode estar se perguntando o tempo que essa atividade irá consumir no seu dia-a-dia.

Sim, consome um pouco, mas não tanto. Nós identificamos que uma média de 2 minutos por Lead (sendo menos nos casos “limbo” que citei acima). Assim, um hora por dia, investigamos cerca de 30 a 50 Leads.

E sim, se você tem mais de 100 Leads por dia, precisará estar bem alinhado com as suas perguntas de Landing Pages para fazer esse processo mais automatizado. Contudo, poderá deixar o processo como um exercício nos Leads mais avançados no funil, talvez antes do pré-vendas.

Crie regras para as nomenclatura das segmentações

Se você já nos acompanha por aqui, já sabe que levamos muito a sério a organização e padronização de nomenclaturas, né?

Para segmentações, isso não poderia ser diferente.

Pensamos a nomenclatura para possibilitar que, ao “bater o olho” seja possível entender qual grupo de Leads está reunido pelas regras daquela segmentação. Olha só:

Print mostra a organização das nomenclaturas usadas na Conexorama.

Nesse print temos:

Só por isso já deu pra ver como usamos as segmentações para diferentes objetivos (RH, análise, envio de e-mail marketing, geração de lista para Ads, nutrições…) e como ter um padrão de nomenclatura de fácil entendimento é importante, certo?

Segmente Leads Qualificados & Oportunidades

Uma parte importante do nosso processo de vendas aqui na Conexorama é o diagnóstico do RD Station e um dos erros que notamos que cerca de 85% das empresas cometem é não ter Leads Qualificados configurados no funil do RD Station.

Se você pretende criar uma comunicação personalizada para seus Leads, é fundamental separar os dois grupos mais importantes para Gestão dos Leads, sendo ligados às etapas do funil de Inbound: Leads Qualificados e Oportunidades.

Mas você lembra o que é um Lead Qualificado e Oportunidade?

Vou arriscar que sim, mas cito um resumo pontual.

Lead Qualificado é o mais aberto (pode variar de cada empresa). Normalmente é a Persona (separar na base quem é Persona na sua geração de Leads). Mas podem ser os Leads que estão avançando no processo de aprendizado sobre a sua proposta, por exemplo, baixando a sua Apresentação Oficial.

Lead Oportunidade é o Lead que vai para vendas. Seja um MQL (Marketing Qualified Lead), que é quando vendas recebe o aviso do time de Marketing sobre um Lead que é qualificado e está engajado, e o time de vendas irá abordar esse contato; ou um SQL (Sales Qualified Lead) que é a Persona e pediu contato de vendas.

Para montar essas segmentações você tem que responder as perguntas chave, tais como:

Respondendo essas perguntas, é a hora de montar a sua segmentação.

Acredite, a parte mais complexa é a organização prévia. Na hora de construir as segmentações, é bem mais fácil do que aparenta ser!

Já tenho meu público segmentado. E agora?

Levantadas todas as informações necessárias e tendo as segmentações criadas, é hora de colocar mãos à obra e falar de estratégias utilizando automações!

1 – Automações de marketing

A partir do momento que você já está com listas de Leads criadas e definidas de acordo com os padrões e comportamentos encontrados, é hora de planejar suas automações de marketing para envio de emails para fazer esses Leads percorrerem a jornada de compra.

Imagem mostra os 4 passos da jornada de compras: 1. Aprendizado ou descoberta; 2. Reconhecimento do Problema; 3. Consideração da Solução; 4. Decisão de Compra

Personalize a comunicação com esses Leads: fale da mesma forma que eles falam. Interaja com esses Leads em um caráter de proximidade. Ele conhece sua marca e você o conhece, com as informações que têm dele.

Não só com os Leads que ainda não são seus clientes, mas também para quem você já vendeu. São essas pessoas que irão recomendar suas soluções ou voltar a adquirir com você. Valorize seus clientes.

2 – Lead Scoring

Faça uma estratégia matadora de Lead Scoring com a sua base. Assim, você terá:

Print mostra como é a seção de ajuste de perfil de lead scoring dentro do RD Station

O Lead Scoring no RD Station permite a definição de 4 perfis diferentes, de A a D. O perfil D ainda nas pontuações iniciais ou longe de ser o perfil ideal, enquanto que o perfil A é o Lead que você procura.

3 – Campanhas pagas (Ads)

Utilize as listas criadas para suas campanhas pagas. Seja para encontrar novos públicos ou para ações de recorrência com quem já é seu cliente.

Com o público segmentado, padrões e comportamentos, ferramentas como o FacebookAds podem criar públicos semelhantes ao seu, o conhecido look-a-like. É uma ótima estratégia para alcançar novos Leads e oportunidades.

Além disso, ações de remarketing para Leads da base podem trazer ótimos resultados. Avalie bem a oferta e a estrutura das campanhas para garantir que o investimento será preciso.

4 – Ações de retenção

Neste ponto, o canal é mais relevante que os demais, pois você estará tratando diretamente com quem já é seu cliente. Você ou os consultores da sua empresa sabem por onde o cliente costuma dar retorno ou atendê-los. Faça o uso deste canal.

Durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19, uma empresa do segmento de logística ofereceu a liberação por 90 dias de todas as funções do produto que ajuda a traçar roteiros de entregas e otimizar tempo e recursos das empresas.

A ação desta empresa foi proativa, sabendo que as demandas pelo setor logístico iriam aumentar e, consequentemente, a solução era importante para seus clientes.

“E porquê eles não cobraram por isso?”. É simples: em um momento delicado como este, tomar vantagem da situação não é algo bem visto por ninguém. Eles até poderiam obter certo lucro durante o período, mas e posteriormente?

Além disso, seus clientes ficaram extremamente satisfeitos e agradecidos com a ação da empresa. Dúvidas que irão permanecer com eles por mais tempo ou, até mesmo, se tornarem promotores da marca? É bem possível que sim.

5 – Análise e reformulação

Tenha em mente que os hábitos do seu público podem variar, ele não é imutável. O seu público envelhece, mas pode continuar sendo fiel à você. Ele também pode ficar mais jovem, à medida que o tempo passe.

Faça avaliações constantes dos resultados alcançados e não deixe de monitorar os passos anteriores: colete dados, alinhe padrões e identifique comportamentos. Não se trata de uma tarefa realizada uma única vez, é algo recorrente.

Bônus: case de segmentação de Sucesso da Nivea

Um exemplo de uma segmentação bem feita é o da empresa de cosméticos Nivea. Uma breve contextualização: a Beiersdorf é uma multinacional alemã, dona de marcas como Eucerin, Atrix e a própria Nívea – esta última, referência em proteção solar no Reino Unido.

Essa reputação era balizada na vasta pesquisa e desenvolvimento que desempenhavam, focada em oferecer a melhor proteção contra danos provenientes de raios solares. Mas que critérios foram usados pela Nivea para segmentar seus Leads?

Primeiramente, dois fatores importantes: o tipo de pele e clima onde os produtos eram utilizados.

Tipos de pele incluem muito clara, clara, normal, escura e crianças (que tendem a ter uma pele mais sensível e menos desenvolvida). Enquanto o clima, dividia-se em moderado, quente e muito quente. O nível de proteção é medido pelo FPS (Fator de Proteção Solar).

Em suma, quanto mais clara a pele e mais quente o clima, mais FPS é necessário. FPS 20 pode ser adequado para uma pele normal na Inglaterra, mas talvez aqui no Brasil essa mesma pessoa precise de um protetor com FPS 40.

Sexo e idade dos clientes

Leads do sexo masculino costumam comprar protetor solar por conveniência, enquanto mulheres gravitavam ao redor de produtos mais luxuosos. Além disso, crianças eram mais influenciadas pelos pais e, mais destacadamente, mães a comprar protetores.

Com o uso de pesquisas e discussões em grupo, a Nivea foi capaz de identificar as características comportamentais entre clientes de segmentos distintos.

Conscientização sobre proteção solar

A empresa descobriu que existiam:

Resultados da segmentação

Com todas essas informações, a Nivea foi capaz de tomar uma postura única diante de sua clientela, contribuindo com informações sobre a importância de se proteger contra raios solares e encontrando formas de reforçar essa mensagem.

As inovações que nasceram dessa pesquisa foram: o protetor imediato contra o sol para pessoas que não aplicavam no tempo necessário para fazer efeito (20-30 minutos); sprays de fácil aplicação; e ações de marketing direcionadas às mães, com produtos coloridos e à prova d’água.

Destaque em segmentação de Leads e clientes, com essa pesquisa, a Nivea expandiu seus domínios no mercado de proteção solar do Reino Unido, chegando a valer mais de £173 milhões de libras só no território inglês.

Segmentação é uma experiência melhorada para seus Leads!

Segmentação de Leads e clientes, sobretudo as fundamentadas em dados, é o passo inicial para promover aos seus clientes atuais e potenciais uma experiência melhorada com a sua marca.

Enquanto talvez não seja possível refinar a mensagem do seu marketing digital para um nível inteiramente individual, personalizar Ads, e-mails, newsletters e semelhantes para grupos menores e segmentados nos coloca mais perto desse lugar ideal.

 



E você? Já segmenta seu público para oferecer experiências diferenciadas? Ficou interessado em começar esse processo? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões!

Daniel Albiero Godoi

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x