Blog, Marketing de Conteúdo,

Como criar títulos matadores e impossíveis de não clicar?

Por Jean Vidal em 20 de maio de 2022
Seu artigo está ótimo, mas sua taxa de acessos continua baixa? Talvez tenha a ver com o seu título. Veja dicas de como fazer o título ideal, neste artigo!

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing focada em engajar seu público alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes por meio da criação de conteúdo relevante e valioso.

Você atrai, envolve e gera valor para sua Persona, criando uma percepção positiva da sua marca e, consequentemente, gera mais negócios, transformando o processo de compra em algo orgânico.

O Marketing de Conteúdo é a principal ferramenta do Inbound Marketing, através dele você consegue fazer com que o usuário avance pelo Funil de Vendas sem perceber.

Por isso é tão importante investir em conteúdos estratégicos e adequados para cada etapa da Jornada de Compra.

Mas, para que o usuário queira consumir seu conteúdo, o primeiro passo é criar títulos chamativos, atraindo-o para o que você tem a dizer. E isso vale, tanto para os materiais ricos, e artigos, quanto para os assuntos dos seus emails.

Se você já investe em marketing de conteúdo, mas suas taxas de acessos estão baixas, continue com a gente que vamos trazer algumas dicas de como escrever títulos impossíveis de não clicar!

Como escrever títulos chamativos?

Um bom título atrai a atenção e gera conexão com o leitor, despertando o interesse pela leitura completa. E além disso é importante que ele atenda as técnicas de SEO, tornando-o mais forte para os mecanismos de busca.

Para escrever títulos chamativos, não existe uma fórmula pronta, a peça fundamental é conhecer suas Personas para entender qual a melhor forma de se comunicar com elas, mas existem alguns recursos que podem ajudar a nortear os pensamentos.

Então, na hora de criar títulos, lembre desses três pilares:

Provocação

Os títulos provocativos são aqueles que trazem um problema que gera tanto desconforto para o usuário que é impossível não clicar em busca da solução – afinal, ninguém gosta de ficar desconfortável, né?

Quer um exemplo?

Urgência

Os títulos urgentes são aqueles que, por meio de call-to-actions, criam um frisson nos usuários, destacando uma necessidade imediata de começar, aprender ou apostar em algo.

Para criar urgência, é importante evidenciar algo que o visitante está perdendo se não acessar seu conteúdo.

Alguns exemplos são:

Verdade

Criar títulos chamativos é importante, mas garanta que seu conteúdo sustente o que o seu título prometeu. Caso contrário, você perderá a confiança da sua audiência.

Seus títulos devem ser, acima de tudo, verdadeiros.
Afinal, não adianta conseguir o clique e não conseguir exprimir o valor e autoridade que você tem no assunto.

4 dicas para criar títulos interessantes

Para criar títulos interessantes não adianta apenas investir em gatilhos mentais e criar click baits. Para aguçar a curiosidade, é necessário também ficar de olho em algumas técnicas para não perder cliques.

Por isso, vamos trazer algumas dicas estratégicas para te ajudar a desenvolver títulos matadores:

Respeite os limites de caracteres

Para que o título apareça inteiro nas páginas de resultados do Google (SERPs), devemos trabalhá-lo para que tenha entre 55 e 63 caracteres.

Claro, existem controvérsias e alguns profissionais de SEO ainda acreditam que seja mais bem visto pelo buscador o limite de 60 a 70 caracteres.

No entanto, SEO é sobre experiência do usuário, então vale manter o limite menor para não correr o risco de ter títulos cortados.

Tenha em mente que, se o usuário não ler o título inteiro e não se sentir atraído pela oferta, provavelmente não irá clicar. Então use o SERPsim para simular como seu título apareceria nos resultados do Google e encontre a melhor forma de conquistar esses cliques.

Uma dica interessante é: sempre que o título precisar ser maior, podemos migrar a keyword para o início do texto. Exemplo: Se o seu artigo for sobre “alimentação de pássaros” e a keyword for “ração para pardal”, poderíamos ter algo como:

“Ração para pardal: Saiba como escolher a mais nutritiva”.

Respeitar os limites de caracteres não é só importante na produção de título para artigos, também é essencial para os assuntos de email marketing. Foque em assuntos curtos para que a mensagem não fique confusa.

A maioria dos provedores de email, mostram apenas 55 caracteres no navegador do computador e 47 caracteres nos smartphones. Portanto, conheça os hábitos das suas Personas para saber a melhor forma de adaptar seus assuntos para o dispositivo que eles mais usarão para acessar seus conteúdos.

Use palavras simples, mas de efeito

Não é segredo para ninguém que o Google investe cada vez mais em Inteligência Artificial.

Ainda que não tenhamos total entendimento da maneira como são processados os dados, sabemos que tudo que é bom para o usuário tem mais chances de obter um bom ranqueamento.

Pense em quanto tempo você leva para clicar em um dos resultados ao fazer uma busca no Google. A decisão do clique é tomada em questão de segundos. Por isso, é fundamental que o usuário compreenda com facilidade o que vai encontrar no seu conteúdo.

Veja bem:

Imagine que você está buscando entender melhor o que é “Cloud Computing”.

Na primeira posição está o artigo “Fundamentos e aspectos essenciais para o uso da Cloud Computing”.

Logo abaixo, você encontra o artigo “Cloud Computing: Tudo o que você precisa saber!”.

Qual artigo é mais provável de receber seu clique?

Provavelmente o segundo, que promete dizer tudo que você precisa saber. Ao ler o título, seu cérebro já processou que essa escolha resolverá seus problemas em relação a este quesito.

Use a metodologia AIDA para testar a eficácia dos títulos

A metodologia AIDA é bem simples e muito utilizada pelos profissionais de Marketing de Conteúdo para garantir a eficácia dos títulos.

Se você ainda não conhece, vamos exemplificar aqui o que cada letra do acrônimo AIDA significa:

Atenção

Para atrair a atenção dos leitores devemos usar palavras de efeito. Isto é, termos-chave que chamem atenção do usuário no primeiro olhar.

Palavras como:

Elas são gatilhos mentais certeiros para atrair o clique.

Interesse

O interesse está diretamente atrelado à oferta. Ou seja, quais benefícios e ganhos o usuário terá ao clicar e ler o seu conteúdo? Pode ser vender mais, ter uma equipe mais organizada, controlar o estoque de produtos, divulgar melhor a sua marca… Entre tantos outros!

Desejo

Mostre todas as suas qualidades! Despertar o desejo é um recurso geralmente utilizado em títulos que exprimem carência, curiosidade e urgência.

Outra forma de despertar o desejo é utilizando números em cases de sucesso, gerando autoridade e valor.

Por exemplo:

Ação

Na ação, a intenção é fazer com que o usuário interaja diretamente com você. Para estimular essa interação, o uso de CTA (call-to-action), ou chamada para a ação deve ser destacado.

Exemplos: “Veja agora!”, “Saiba mais”, “Aprenda agora”.

Mas, antes de aplicar o modelo AIDA na sua estratégia, leve em consideração qual a persona que sua marca quer alcançar e qual estágio do funil ela está para que seu título seja realmente matador.

Use estatísticas e números reais para chamar atenção

Já comentamos quando falamos do desejo, mas esse item merece um destaque especial.

Você já ouviu falar que os seres humanos são mais propensos a gostar daquilo que outros já gostam? Pois é, e isso não é especulação. Gostamos de fazer parte de um grupo, de nos sentirmos incluídos.

Além disso, o ser humano também gosta de números, pois são mais facilmente assimiláveis do que a escrita por extenso.

Um exemplo de título, utilizando usuários como referência, é: “x pessoas já compraram e gostaram.”

Mas, nesse caso, lembre-se que é ainda mais importante a sinceridade, afinal, o senso de confiabilidade é que fará a diferença.

Como saber o que está dando resultado?

Como mensurar a eficiência dos seus títulos? O Google Analytics pode ajudar nas suas próximas tomadas de decisão.

Para extrair informações sobre a eficiência do título, faça-o por meio do relatório Conteúdo do site > Todas as páginas.

Claro, para saber se o seu título é efetivo, precisamos considerar também se ele teve coerência com o conteúdo do artigo. Observe o print do relatório, extraído da nossa conta:

Captura de tela relatório conexorama

Vamos usar como exemplo a página mais acessada do blog neste período, o artigo “Palavras de transição para SEO: o que você precisa saber para ranquear”.

Vamos utilizar as métricas de visualizações de página e tempo de permanência na página para fazer esse paralelo.

Foram 2.630 visitas e um tempo médio de permanência de 12 minutos na página, o que é bem significativo. Isso nos diz que o usuário leu com calma ou até mesmo releu o que o artigo ensinava.

Com esse dados podemos afirmar que, além de o título ter cumprido seu papel em atrair cliques e conquistar visitantes, também estava coerente com o conteúdo do artigo e entregando o que prometeu. É assim que a mágica do Marketing de Conteúdo acontece!

De forma geral, fuja de fórmulas prontas e temas genéricos que não estão diretamente relacionados ao seu produto e Persona. Investir em títulos adequados evita a atração de um público alvo errado, que gera custos desnecessários e ainda atrapalha a relevância do seu tráfego.

Você já utilizou algumas dessas dicas? Tem alguma estratégia diferente de como escrever títulos matadores? Conta pra gente!

Jean Vidal

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x