Blog, Leads,

Co-Marketing: o que é e como aproveitá-lo para gerar mais Leads

Por Ana Paula Agostini em 22 de abril de 2022
Neste post, confira como criar novas possibilidades e gerar mais Leads com uma prática extremamente vantajosa: o Co-Marketing!

Uma oportunidade para empresas trabalharem juntas e compartilharem seus resultados. Falando assim, fica fácil de entender que o conceito de Co-Marketing está longe de ser novo, né?

A parceria entre empresas é uma forma antiga de promoção, que aparece em comerciais de TV, patrocínio de eventos, co-financiamento de espaços de publicidade e por aí vai.

E, com o crescimento do Marketing Digital, nasceram também outras formas de Co-Marketing. Nesse meio, o termo está associado a um tipo específico de parceria, e vamos explicar mais sobre isso neste artigo, além de falar sobre seus benefícios e alguns cuidados a serem considerados. Vamos comigo?

O que é Co-Marketing?

Se você é um leitor recorrente deste blog, já deve ter percebido que adoramos um exemplo ou analogia para explicar alguns conceitos, e aqui vai mais um deles:

Imagine que você é dono de um consultório de veterinária, mas ainda não tem muita visibilidade em seu nicho. Para mudar isso, o primeiro pensamento que você tem é de melhorar suas ações de marketing. E então, em meio às suas pesquisas, você descobre uma empresa de ração para cachorros que também está no começo e precisa de ajuda para ganhar clientes.

O seu público é o mesmo que o dele: tutores de pets. Então por que não trabalharem juntos para conquistar novos clientes?

Isso é co-marketing. Um trabalho coletivo entre duas (ou mais) empresas para alcançar objetivos de marketing específicos.

Mas atenção! Co-Marketing é diferente de Co-Branding!

“Ah, então quer dizer que aquele McShake de Ovomaltine™ do McDonalds™ é um co-marketing?”

Imagem produtos mcdonalds exemplo de co-branding

Essa é uma confusão recorrente, mas é fácil entender: Co-marketings são ações de marketing para fortalecer marcas, criar mais autoridade e visibilidade.

Um produto feito em conjunto também fortalece duas marcas, mas é chamado de Co-Branding. No Co-Marketing, você pode promover produtos feitos por mais de uma empresa, ou seja, é um passo além ao Co-Branding.

Co-Marketing no Inbound Marketing

Já deu pra entender que podemos chamar de Co-Marketing qualquer estratégia de Marketing em conjunto, certo?

Acontece que, quando falamos de Co-Marketing num contexto de Inbound Marketing, frequentemente estamos nos referindo a um recurso para acelerar a geração de Leads, com o lançamento de um material rico em conjunto.

Por isso, se uma empresa lhe abordar com um convite para um Co-Marketing, é provável que esteja lhe convidando para construírem um eBook ou algum outro tipo de oferta para geração de Leads.

Por que fazer um Co-Marketing é vantajoso para sua empresa

Um esforço de Co-Marketing ajuda a alcançar um público diferente, assim como adicionar um conteúdo alternativo para sua audiência.

Mesmo que a forma mais comum de co-marketing seja a de realizá-lo entre empresas com perfis parecidos de Personas, isso não é a realidade para todos.

O aspecto mais importante a ser levado em conta quando se for realizar um Co-Marketing é assegurar-se de que o motivo e o objetivo do projeto seja similar entre todos os parceiros.

Ou seja, se você busca gerar novas oportunidades para o seu time comercial, precisa encontrar um parceiro que tenha esse mesmo objetivo, e não alguém que queira gerar um grande volume de Leads.

Vejamos outros benefícios de se fazer um Co-Marketing:

Custo-benefício

Sendo bem direta, um Co-Marketing permite que marcas juntem seus ativos de Marketing, gerando resultados mais significativos e dividindo os esforços entre dois times.

Reciprocidade e Buzz

Se todas as empresas estiverem empenhadas em divulgar a parceria, os resultados serão multiplicados. E, dependendo da relevância dos envolvidos, pode gerar até mesmo um Buzz de mercado.

Quer um exemplo? Foi o que aconteceu com a campanha Red Bull Stratos, uma parceria da Red Bull com a GoPro.

A Red Bull e a GoPro, num esforço conjunto, fortaleceram suas marcas ao criar um vídeo promocional de um salto recorde. O Red Bull Stratos foi uma das maiores campanhas da empresa de energéticos, com resultados impressionantes. De acordo com a Social Bakers, eles conseguiram, no dia do salto:

Em questões de mercado, as vendas da Red Bull subiram 7% nos Estados Unidos, sem falar na aquisição de mercados novos, como Japão, Índia e até o Brasil.

Do lado da GoPro, ela forneceu sete câmeras HERO2 para filmar todo o processo, mostrando o potencial do produto e também conseguindo visibilidade (mesmo que em menor escala) para sua marca.

Detalhe: essa campanha é de 2012. A parceria das empresas deu tantos frutos que, em 2016, elas anunciaram uma aliança global, onde a GoPro tem participação no capital da Red Bull e vai promover tecnologia exclusiva de ponto-de-vista para as produções de ambas as empresas.

SEO

Receber links externos é importante, e Guest Posts ou trocas de links não são aprovadas pelas diretrizes de comunidade do Google. Mas o Co-Marketing pode ser uma solução para conquistar linkagens externas organicamente.

Se você vai lançar um eBook junto com cinco empresas e todos os parceiros se comprometeram a divulgar o material, teremos 4 domínios diferentes apontando para a URL daquele parceiro que ficou com a Landing Page.

Além disso, os acessos, tempo de permanência e construção dessa Landing Page seguindo as boas práticas de SEO também podem reforçar sua autoridade, colocando-a em destaque nas páginas de pesquisa.

Posicionamento como autoridade

Conhece aquele ditado “Diga-me com quem andas e eu te direi quem tu és”?

Se você é visto entre grandes autoridades do mercado, o público que está de olho nessas empresas vai passar a olhar também para você, entendendo-o como uma grande autoridade do mercado também.

4 cuidados a ter na hora do Co-Marketing

Como agência de Inbound Marketing, não só já fechamos algumas parcerias de Co-Marketing para a própria Conexorama, como também já mediamos e organizamos parcerias para nossos clientes.

Com isso, identificamos alguns cuidados essenciais que devem ser combinados antes de fechar definitivamente uma parceria de Co-Marketing. Vamos lá:

Público e objetivos compatíveis

Já falamos sobre isso, mas vale reforçar.

Ao abordar uma empresa com uma proposta de Co-Marketing, fale sobre o seu público e como você acredita que a outra empresa pode se beneficiar dessa parceria, e busque validar algumas informações que você pode ter coletado (ou presumido) sobre essa empresa.

Antes de avançar, é importante entender se os objetivos estão alinhados.

Com quem fica a Landing Page

Ao definir a parceria, é importante combinar com quem ficará a Landing Page. Esse detalhe é importante, mesmo que os Leads sejam compartilhados, quem fica com a Landing Page terá a contagem de visitantes, além dos links externos que reforçarão a autoridade do seu domínio.

É comum entender que a Landing Page fica com a empresa responsável pela organização do material, mas nunca se esqueça de alinhar esse ponto.

Integração entre as ferramentas

Decidido quem ficará responsável por criar a Landing Page, é importante verificar como fazer a integração da Landing Page à ferramenta de Automação de Marketing dos parceiros.

As maiores ferramentas de Automação de Marketing disponibilizam formas simplificadas de fazer essa integração – seja por configuração ou por código.

Mas é importante fazer essa verificação antes de seguir com a parceria, pois algumas ferramentas usadas para criação de Landing Pages não permitem essa integração. Nestes casos, é importante avaliar se a parceria prossegue (com a importação manual dos Leads), ou se isso a inviabiliza.

Esforços de divulgação

Outro ponto que deve ser alinhado durante o acordo de Co-Marketing é sobre os esforços esperados para divulgação.

Para o lançamento por email, além de alinhar data e hora do envio, é interessante alinhar o tamanho da segmentação que receberá esse lançamento.

Mas vale falar também sobre outros tipos de divulgação:

E quaisquer outros detalhes que ajudem a alinhar um esforço equilibrado entre todos os parceiros.

Como conseguir bons parceiros para um Co-Marketing

Você chegou até aqui empolgado para fazer um Co-Marketing mas não sabe por onde começar a busca por parceiros?

Tudo bem, acontece com a maior parte das empresas, e até com a gente! Por isso criamos um roteiro que usamos para buscar parceiros. São 5 perguntas que vão ajudar a entender a relevância de uma parceria. Olha só:

O tipo de público é parecido com o meu?

Quando eu falei do veterinário e da empresa de ração de cachorro, os dois vendem para o bem estar animal. Um material que fale de prevenção de uma doença causada pela alimentação seria para o mesmo público.

Quantos Leads vou conseguir?

Essa pergunta serve para entender se o resultado vai valer o tempo investido.

Um Co-Marketing precisa ser, no mínimo, mais vantajoso do que um material independente. Se você não conseguir um buzz maior do que o regular, melhor repensar o parceiro.

Nossas experiências são complementares?

Digamos que seu público esteja buscando material sobre SEO local e sua base de conhecimentos se limite a SEO em geral. Buscar alguém que seja especialista em SEO local talvez seja a melhor alternativa para uma parceria.

Como é a reputação dessa marca?

Lembre-se: se você andar com empresas que são autoridade no mercado, essa autoridade vai ser repassada também para você.

Mas, se essa empresa não tem uma boa reputação no mercado, isso também te afeta. Então, tome cuidado.

Eles são parceiros de trabalho agradáveis?

Co-Marketing é um esforço importante, mas precisa ser divertido. Queira estar perto de pessoas com quem você vai gostar de trabalhar. Acredite, o resultado é influenciado por isso.

Agora que você já sabe quem você quer para seu Co-Marketing, como será a sua abordagem?

Como fazer o convite para um Co-Marketing

O primeiro ponto é: tenha um pitch em mente.

Você precisa ter uma proposta concreta e bem fundamentada e, para isso, é preciso que você estude tudo sobre seu possível futuro parceiro: como funciona a empresa, quem é o público, ideias que podem fazer sentido para uma parceria e, acima de tudo, que valor você pode promover ao trabalharem em conjunto.

Entenda, as chances de você ser um “peixe pequeno” são grandes, então é fácil receber um “não”. Para evitar isso, faça aquele esforço a mais e prove que eles terão benefícios em trabalhar com você.

Agora, se você estiver do outro lado da moeda, mantenha a mente aberta. Se a pessoa que fizer um pitch para você não for um expert, não descarte sua proposta de cara. Se for totalmente fora da realidade, seja honesto com ela.

E se a ideia até foi boa, mas o momento não é ideal para atacar esse projeto, mantenha um backlog de pessoas que você quer trabalhar no futuro. Quem sabe?

[Extra] Não invista só em Co-Marketing

Uma coisa é certa. Você não pode passar o tempo todo procurando parceiros de Co-Marketing para seus conteúdos. Embora seja uma estratégia extremamente efetiva, não negligencie o poder individual de seus materiais, nem pense que Co-Marketing é a grande solução para suas estratégias de Marketing Digital.

Um material só da sua empresa demonstra credibilidade e potencial, sobretudo se a qualidade dele for tão boa quanto os materiais em conjunto!

Basicamente, é isso que você tem que ter em mente na hora de fazer um Co-Marketing!

Mas e você? Tem alguma outra dica sobre esse esforço coletivo? Conte pra gente nos comentários!

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"
Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x