Análises e métricas, Blog,

O que são métricas de vaidade no marketing digital e como elas te impedem de crescer

Por Content em 14 de abril de 2021
As métricas de vaidade fazem com que a estratégia de Marketing Digital afaste-se das métricas que realmente significam resultado de negócio. Entenda mais!

Se você trabalha com Marketing Digital ou tem estudado com frequência sobre a área, possivelmente já se deparou com o termo métricas de vaidade. 

Apesar do termo ter se popularizado nos últimos anos, é comum que vez ou outra surjam dúvidas a respeito do que pode ser considerado ou não uma métrica que leva em conta apenas aspectos de capricho.

De modo geral, as métricas de vaidade são números que não possuem relevância suficiente para medir o sucesso de uma estratégia. Ou seja, em um bom e claro português são dados coletados que não te levam para lugar algum.

Dentre as mais conhecidas estão: números de seguidores, likes e comentários.

É claro que não devem ser ignoradas, mas elas não são determinantes na hora de avaliar os resultados para o seu negócio em termos de geração de Leads, por exemplo.

Por isso, da mesma forma que é importante mensurar os resultados das suas ações de Inbound Marketing, é fundamental também estar de olho nas métricas que sejam importantes. Caso contrário, os resultados não chegarão.

Vamos entender um pouco mais sobre como isso funciona?

Por que é importante saber quais são as métricas de vaidade?

Tão importante quanto escolher para onde ir é ter em mãos as coordenadas certas para chegar no destino. Isso serve para a vida e para as estratégias da sua empresa!

Ter o entendimento claro de quais métricas são importantes de serem analisadas não só vai lhe permitir uma melhor mensuração de resultados, assertividade nas estratégias e bons resultados, como também vai lhe poupar de se perder em um emaranhado de dados que mais confundem do que ajudam.



Conhecer as métricas é o que vai lhe garantir uma visão clara de possíveis ações, vai te mostrar onde estão os erros e apontar possíveis soluções.

Quando só se leva em consideração dados que enchem o ego, mas não comprovam resultados claros, você está perdendo tempo e possibilidades de crescimento.

Isso implicará em problemas a médio e longo prazo nas suas ações. Você poderá passar tempo demais se dedicando a pontos que, no final das contas, apenas consomem recursos, mas não aumentam as oportunidades de negócios.

E vamos concordar que tempo e oportunidades são coisas preciosas demais para ser desperdiçadas, não é mesmo?

Por isso, fique bem atento ao próximo tópico para entender de uma vez por todas quais são as métricas de vaidade!

Quais são as métricas de vaidade?

Quando falamos em métricas de vaidade é natural que a primeira coisa que venha em mente sejam as redes sociais. Pois foi depois do crescimento delas que as empresas passaram a desejar ainda mais visibilidade e elogios.

E, sim, boa parte dessas métricas vêm de lá, mas isso não quer dizer que não possam aparecer em outras estratégias, como no caso dos envios de e-mail marketing.

Vou citar as principais delas aqui para você:

Likes

Quem não gosta de ver o seu post sendo curtido por diversas pessoas? A sensação de que entregou um conteúdo importante e que as pessoas estão gostando é muito boa. Mas no que ela impacta nos resultados da sua empresa?

Gif em uma paleta de cor rosa, com3 mãos segurando cada uma um celular e clicando na tela como se estivessem dando Likes

É claro que isso ajuda a aumentar o engajamento e visibilidade nas redes sociais, mas tem um real impacto nas suas vendas?

Além do mais, você nunca saberá o que levou às curtidas, já que essa ação envolve tantas coisas, como o usuário ter gostado das cores, imagem, um título mais criativo. São pequenos pontos que dizem apenas “legal isso aqui, vou curtir!” e nada mais.

Comentários

“Olha só quantas pessoas comentando que gostaram e marcando outros amigos!” Está aí outra métrica de vaidade que faz os olhos de muitos brilharem quando analisamos postagens nas redes sociais.

Ter uma audiência engajada é importante?

Sim! Pois ali você pode construir fãs da marca que vão ajudar a propagar o seu trabalho e fazer com que ele ganhe mais notoriedade. No entanto, voltamos ao mesmo dilema de não ter um impacto tão expressivo na tomada de decisão.

Visualizações de vídeos

Atingir altas visualizações no seu vídeo no Youtube ou mesmo no IGTV é ótimo, mas nem sempre isso aumentará a sua receita em taxas significativas.

Por isso, é importante estar ciente que não basta apenas escolher estar presente em mais uma rede social e produzir conteúdo em vídeo. Essa decisão precisa estar alinhada com uma estratégia macro do negócio.

Views não significam Leads, muito menos oportunidades de vendas!

Seguidores

Qual é uma das primeiras falas de uma empresa ao iniciar a produção de conteúdo para redes sociais? “Quero ganhar X seguidores”.

A busca pelo aumento de seguidores é errada?

Não! Ela é muito válida, pois aumentar a sua base de fãs é interessante para a sua visibilidade e maior alcance. Mas seguidores não significam compradores. 

Eu posso adorar seguir a Nike porque gosto das fotos, estilo, tenho até vontade de adquirir produtos um dia, mas nunca ter comprado. Isso significa que sou um seguidor que não impacta em nada na estratégia da empresa.

No final das contas, não tenho nenhuma ação importante para o negócio da Nike que não seja um like ou outro.

Cliques

Se você trabalha com Inbound Marketing e realiza estratégias de e-mail marketing, é possível que já tenha ficado perdido na hora de avaliar as métricas de um e-mail marketing. Arrisco a dizer que tenha focado apenas nas taxas de cliques nos e-mails.

No entanto, aí está um problema também! Um clique não qualifica um Lead por si só. Analisar apenas essa informação de forma rasa, pode fazer com que você tenha uma visão limitada.

Se existem muitos cliques, mas em contrapartida, um período curto de permanência na página de destino, você tem um problema que precisa ser resolvido.

Esse é o perigo de analisar apenas pontos isolados dentro de uma estratégia.

Taxa de abertura

É claro que todo mundo quer ter uma alta taxa de abertura em seus e-mails. Afinal, ali teve uma copy bem pensada, um tempo para montar um layout bacana, entre outras particularidades. Mas analisar apenas esse fato também não vai te levar a resultados.

Se as pessoas abrem o e-mail, mas não fazem a ação desejada – e indicada pelo CTA – do que adiantará os altos percentuais de abertura? Fique ligado!

Como as métricas de vaidade afetam sua estratégia

As métricas de vaidade não são totalmente vilãs, desde que você não se apegue a elas como a verdade soberana para mensurar seus resultados e nem como os objetivos finais de suas estratégias.

Até mesmo porque você terá dificuldades em entender o que precisa ser ajustado se analisar somente elas.

O maior perigo das métricas de vaidade mora justamente aí, elas impedem você de crescer. Elas fazem com que você perca o foco dos seus objetivos principais e esqueça das métricas mais importantes para avaliar o sucesso da sua estratégia.

E quanto mais você deixar de analisar as métricas que importam, mais o seu negócio estará em risco. Pois, pode ser que você demore muito para perceber que algo pode  não estar indo muito bem.

Além do mais, se você só busca aumentar seus seguidores, likes e views, você está investindo tempo precioso nisso, em vez de pensar na qualificação dos seus Leads, por exemplo. Deixando de conduzi-lo da forma ideal dentro do funil de vendas, perdendo oportunidades ou até mesmo entregando um conteúdo que não é adequado para ele.

Alinhar as suas métricas é alinhar a sua estratégia e ter tranquilidade para tomar as melhores decisões que vão impactar na empresa. Por isso é tão importante ter um conhecimento claro de quais são as métricas que de fato importam e não tirar o olho delas!

As métricas de vaidade devem ser ignoradas?

“Ah, então agora eu não preciso mais olhar para nenhuma dessas métricas”, muita calma nessa hora!

As métricas de vaidade não devem ser ignoradas, porque elas têm a sua importância. Ganhar visibilidade, construir audiência, entender o comportamento do usuário, tudo isso é muito válido e precisa, sim, ser olhado.

Nenhum extremo é positivo!

Sendo assim, deixar essas métricas totalmente de lado também não é uma atitude assertiva. São dados que vão auxiliar no seu entendimento sobre qual tipo de conteúdo as pessoas consomem e a forma através da qual elas consomem, entre outros aspectos que podem gerar insights significativos.

Com isso, o que quero dizer é que o equilíbrio é importante quando se trata das métricas de vaidade. Olhe para elas, mas concentre-se nas que interferem diretamente nos resultados do seu negócio.

Quais métricas realmente considerar como resultados no marketing digital

Bom, mas quais são as métricas que precisam de atenção? Quais são as que possuem relevância e podem direcionar nas decisões?

Conheça algumas delas agora!

LTV (LifeTime Value)

O LifeTime Value (ou LTV) é uma métrica que merece a sua atenção primária, pois ela revela dados importantes sobre o tempo de vida de seus clientes.

Com o LTV é possível entender qual o retorno médio que você tem de seus clientes, levando em conta o tempo de vida útil dele, ou seja, o tempo que ele leva entre a primeira aquisição, retorno de compra e durabilidade geral na empresa.

CAC (Custo de Aquisição do Cliente)

Saber o valor exato de custo individual do cliente é importante, pois vai lhe ajudar a entender também seu ROI (Retorno sobre o investimento), já que este leva em conta um cálculo entre o valor do CAC e o LTV.

O CAC revela se a sua empresa tem crescido de forma saudável ou não, por isso, não deixe de observá-lo constantemente.

Taxa de Conversão

Outra métrica que revela também o quanto as estratégias estão indo bem é a taxa de conversão entre cada etapa do seu Funil.

Entender como estão as taxas de conversão de visitantes em Leads, de Leads em Leads Qualificados, e de Leads Qualificados em Oportunidades permite que você entenda onde estão os principais pontos de melhoria.

Print de um relatório que mostra as conversões realizadas em cada etapa do Funil de Marketing

Visitantes

A métrica de visitas também faz parte do rol das importantes para o seu negócio. Mas mais do que o volume de visitas, é importante acompanhar também o seu comportamento.

Entender como os visitantes se comportam em seu site contribui para que você possa melhorar suas estratégias de aquisição de Leads e engajamento da sua audiência.

Um número baixo de visitas é preocupante, pois a renovação da base de Leads é importante para manter um bom índice de novas oportunidades. Analisar, levantar hipóteses é uma parte importante nesse processo de análise de métricas.

As métricas mais importantes podem variar de negócio para negócio e também da estratégia adotada. Mas, de forma geral, as que citamos aqui são as que merecem estar no topo da sua lista de análise. Então, lembre-se de ficar atento.

Com o passar do tempo, você vai entender quais são as métricas mais relevantes para o seu negócio. O conhecimento e prática vão contribuir muito para os resultados.

E quando as dúvidas surgirem é só deixar um comentário que vamos ter o maior prazer em te ajudar!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
6 anos atrás

A métricas de vaidade não podem nos ludibriar a cerca dos resultados, bom artigo para nos fazer sair um pouco do nosso lado primitivo que busca apenas aceitação social.

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x