Blog, Email Marketing,

Qual é a importância de uma assinatura em E-mail Marketing?

Por Content em 2 de outubro de 2020
Dados de contato, links para redes sociais ou CTA de uma oferta direta? Explicamos tudo sobre como construir uma boa assinatura em e-mail marketing!

Se você trabalha com Inbound Marketing, provavelmente sabe que o e-mail marketing é o fio condutor na construção de uma relação sólida com os seus Leads.

Afinal, em uma estratégia digital, possivelmente será através deste canal de comunicação que você irá engajar seus clientes e potenciais clientes.

Além disso, esses resultados podem ser potencializados caso você siga as melhores práticas para ter sucesso nessa estratégia. 

Portanto, hoje falaremos sobre algo que muitos dispensam como indiferente para os resultados de seus disparos: a assinatura. 

Neste artigo, confira a importância de uma assinatura personalizada em e-mails corporativos, veja como criar – ou melhorar – em suas peças e saiba como aproveitar esse espaço plenamente. Boa leitura!

Benefícios de ter uma (boa) assinatura de e-mail

Criar uma boa assinatura de e-mail marketing pode proporcionar diversos benefícios ao seu negócio. 

A seguir, confira alguns pontos críticos que irão te convencer de que a assinatura deve ser um elemento fundamental na estratégia de sua empresa: 

Oferece credibilidade

O espaço da assinatura em e-mails é como um cartão de visita. Faz parte da identidade corporativa de uma empresa, identifica o remetente e dá a sensação de maior credibilidade e profissionalismo.

Afinal, você não enviaria sua informação de contato para um cliente num papel rabiscado, não é?

Identifica uma marca

A conexão que você promove quando exibe sua marca e seus produtos começa já na assinatura de suas comunicações, sejam elas internas ou externas. 

A assinatura reforça a organização que você pertence e quem você é, solidificando a relação com o destinatário, que saberá quem está entrando em contato com ele. 

Nunca viu alguém ser chamado de “Fulano, de tal empresa”? Essa ideia começa a germinar a partir de uma assinatura marcante.

É um espaço para ações estratégicas

Você tem noção de quantos e-mails os colaboradores da sua empresa enviam por dia? 

Todos esses e-mails, caso estejam assinados devidamente, podem ser aproveitados para promover grandes ações estratégicas (chegando a diferentes pessoas diariamente).

Essa é a razão mais importante para você se preocupar com suas assinaturas em E-mail Marketing. 

Para absorver todas as vantagens de uma assinatura, você poderá acrescentar mais do que apenas o seu nome e sua informação de contato.

Afinal, mais do que decoração, uma assinatura pode ter links e CTAs, poderá informar eventos que ocorrerão na sua empresa, divulgar canais de comunicação, informar em quais redes sociais seu negócio se encontra (para que as pessoas saibam mais sobre você, sobre o seu negócio e conteúdos que estão desenvolvendo – aproximando-as ainda mais da sua marca). 

Obviamente, sempre levando em conta de que a informação deve ser relevante ao destinatário (por exemplo, se for divulgar um evento, coloque um CTA para quem realmente poderá comparecer).

Além disso, sempre maneire nos exageros. Já vamos falar sobre isso! Continue acompanhado. 

O que deve estar numa assinatura de E-mail Marketing

Menos é mais 

Uma assinatura de e-mail corporativo deve ser curta e ligeira.

Obviamente, comece pelo seu nome. Após isso, inclua seu cargo, empresa e informação de contato. O ideal é que sejam até quatro linhas de texto. 

Se você trabalha em um estabelecimento comercial, é relevante indicar o endereço, assim como é importante informar o site do seu negócio caso trabalhe apenas pela internet. 

Quanto ao formato do layout, ele têm que ser visualmente agradável, mas não deve atrair o olhar do leitor, afinal, o conteúdo do e-mail está acima da assinatura (que é apenas um complemento).

Tenha uma imagem de seu rosto

Anexar um rosto a um nome colabora para que as pessoas façam essa associação com mais facilidade, além de dar aquela garantia de que “essa pessoa existe mesmo”.

Se você deseja construir uma relação com seu destinatário – ou simplesmente conseguir um feedback positivo -, colocar uma foto de seu rosto junto ao seu nome pode auxiliar na criação dessa conexão.

Naturalmente, a foto deve ser o mais profissional possível. Você quer transmitir atributos desejáveis para sua profissão – competência, inteligência, confiabilidade. Uma foto glamourosa não é necessária.

Ícones de redes sociais

Mostrar que você está presente nas redes sociais é importante para a sua marca, afinal, é através delas que você demonstra sobre o que se trata o seu negócio, quais são os assuntos que lhe interessam, etc. 

Diante disso, inserir ícones na sua assinatura encaminhando o leitor até as suas redes sociais é uma boa oportunidade de divulgá-las e ampliar os seus canais de comunicação.

Ah, e vale lembrar que um passo leva ao outro, certo? Alguém que abriu seu e-mail e clicou no ícone do Twitter, pode muito bem se deparar com uma chamada de artigo que você publicou nesta rede social, chegando até os seus conteúdos digitais (de maneira orgânica!). 

Portanto, se for inserir os ícones das suas redes sociais, é importante que estas estejam sempre atualizadas, com conteúdos relevantes e interessantes para o seu público. 

Vale frisar aqui que utilizar os ícones de mídias sociais em vez de links no formato de texto, otimizam espaço (onde você provavelmente já inseriu informações demais), deixam a assinatura de e-mail mais agradável e se destacam no texto (recebendo mais atenção do leitor por se tratar de um recurso visual). Inclusive, mesmo quem não tem contas em todas as redes sociais é capaz de reconhecer os ícones delas. 

E por fim, mas não menos importante, disponibilizar as suas redes sociais dará mais credibilidade ao seu negócio – eu, por exemplo, acho uma empresa mais confiável se ela tem essa informação disponível.

Olha esse exemplo:

Ícones de redes sociais na assinatura em e-mail marketing.

Um design amigável

A facilidade de acesso que os smartphones e tablets oferecem, possibilitando a conexão onde e quando o usuário quiser, faz com que os dispositivos móveis estejam cada vez mais populares e presentes na vida de todo mundo. 

E se você tem o costume de checar as suas redes sociais através do celular, acredito que não seja diferente com a sua caixa de entrada. E para os seus Leads também. 

Portanto, não deixe de checar se o layout de sua assinatura está sendo adequado tanto para desktop quanto para mobile

Confira se as dimensões da sua assinatura são harmoniosas, se ocupam muito espaço na tela ou se dificultam o carregamento do e-mail. 

Disclaimers: avisos legais

Muitas comunicações, sobretudo internas, podem possuir segredos corporativos bem delicados. E você sabe bem como vazamentos são comuns, principalmente em mercados competitivos.

“Ah, entendi, um aviso legal impede que isso aconteça, certo?”.

Difícil dizer. A discussão sobre o que um disclaimer oferece para a proteção de informações não define se ela pode ser utilizada de fato. Mas não custa nada ter uma para demover pessoas de ideias maliciosas.

Mas não exagere no tamanho! Disclaimers dificilmente serão lidos, quem dirá se forem extensos.

O que não deve estar numa assinatura de E-mail Marketing

Informação demais

No caso de um e-mail corporativo, ninguém precisa saber de onde você veio, quais escolas e faculdades frequentou ou seus títulos. É uma assinatura, não um currículo. 

Você também não precisa colocar seu endereço de e-mail, afinal, seus destinatários provavelmente conhecem o botão “responder” de seus provedores.

E não exagere! Não deixe que sua assinatura pareça autopromocional demais. Cuide com a quantidade de links e com a forma que eles serão distribuídos, para não deixá-la com cara de Spam.

Fontes “divertidas” e cores conflitantes

Claro que isso depende do campo de atuação. Para nichos que promovem arte, uma assinatura colorida pode ser coerente. 

O problema com abundância de cores é que existem muitas possibilidades para que as pessoas cometam equívocos: escolhas desbalanceadas, que causam atrito e criam efeitos desagradáveis para quem olha. O mesmo acontece com fontes. 

A partir disso, saiba que é fundamental não causar estranhamento a quem está lendo

Para evitar problemas, procure direcionar o olhar do leitor, para que este saiba o que deve ser lido primeiramente. 

Algumas dicas:

Exemplo de cores na assinatura em e-mail marketing.

Não deixe sua assinatura estagnar

Seu status profissional e o da sua empresa mudam bastante ao longo do tempo. Então por que sua assinatura também não mudaria? Sempre deixe-a atualizada!

Teste os seus botões e utilize links rastreáveis para saber se realmente está impactando seus destinatários, recebendo cliques.

Mantenha-se antenado às tendências do design, para garantir que suas comunicações se mantenham em um estilo moderno e de acordo com a atualidade.

Número de telefone na assinatura pode?

Telefone na assinatura de e-mail: colocar ou não colocar? 

Já diria Hamlet: eis a questão!

Brincadeiras a parte, é permitido sim colocar o número de contato na assinatura de e-mail, mas é algo que deve ser feito com cuidado. 

Isso porque, na teoria, é ótimo que um Lead entre em contato por telefone, mas sabemos que através de um telefonema não se registra pedido de atendimento na ferramenta de Automação de Marketing – o que pode acabar dificultando as seguintes ações com este Lead. 

Portanto, se optar por adicionar o seu número de telefone na assinatura, proponha alguma solução para não permitir que esse Lead se perca no meio do caminho.

Links na assinatura encarregam o e-mail para a pasta de Spam?

Bom, você já deve imaginar que é muito possível que uma mensagem seja vista como Spam caso o corpo do e-mail conte com imagens em exagero, títulos estranhos (como se tivessem sido gerados automaticamente) e links encaminhando para múltiplos domínios externos. O mesmo ocorre com a assinatura de e-mail. 

Portanto, saiba que você pode (e deve!) incluir links e imagens na sua assinatura, mas isso deve ser feito da forma correta. 

Diante disso, insira seu CTA de forma leve e sutil, não exagere nos links externos e busque sempre otimizar os seus títulos. 

Como fazer uma assinatura de email completa?

Agora que você já sabe o que deve e o que não deve fazer, que tal partir para a prática e criar a sua assinatura completa em 1 minuto?

Com o Gerador de Assinatura de Email Profissional você consegue personalizar sua assinatura para deixá-la ainda mais profissional, seguindo as boas práticas que indicamos aqui. São apenas 3 passos:

Como fazer uma assinatura em e-mail marketing completa.

Como promover ações de Marketing em assinaturas?

A maior parte das conversões aqui na Conexorama acontecem via e-mail. 

Ele é o ponto de contato mais utilizado para nosso público e, naturalmente, oferece um potencial para que os Leads se aprofundem ainda mais no funil de vendas.

Afinal, se você já está se comunicando com clientes em potencial por e-mail, eles já converteram e se interessaram anteriormente por sua empresa, o que aumenta a chance de torná-los clientes de fato.

Olhe um exemplo do que pode ser feito para você capitalizar suas assinaturas:

CTAs na assinatura

Se você está se comunicando com um Lead qualificado, algo interessante é inserir um CTA na sua assinatura chamando este Lead para uma demonstração ou um trial. Assim, você o guia para dar mais um passo no funil, sem ser invasivo, de maneira sutil.

Caso esteja se comunicando com um Lead de topo de funil, você pode inserir um CTA divulgando um material (pode ser um eBook, um Webinar…) que converse com os interesses desse Lead.

? Aproveita pra dar uma olhadinha neste artigo sobre como criar um CTA para e-mail marketing, vai lhe ajudar!

Agora que você já sabe o poder que uma assinatura bem feita pode proporcionar, faça seus testes, experimente por si próprio! Explore todos os potenciais da sua assinatura e observe as melhorias nas taxas de conversões de seus e-mails!

Mas se você já faz esse tipo de ação, compartilhe algumas dicas e seus resultados conosco! 

Se estiver com alguma dúvida, deixe seu comentário que vou adorar responder.

Espero que sua estratégia de e-mail marketing seja um sucesso! Até mais.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Stéphanie Volkmer
Stéphanie Volkmer
6 anos atrás

E sobre os links? Como os servidores de e-mail “sentem” isso?

Já ouvi de mais de um profissional (que não da área do marketing) afirmar que links na assinatura de e-mail podem ajudar significativamente um servidor a identificar como spam… Vocês tem uma opinião sobre esse ponto? Fico sempre na dúvida… x_x

giovannicarus
giovannicarus
6 anos atrás

Oi, Stéphanie!

Gostei da sua pergunta e ela mais comum do que você imagina. Assinaturas em E-mails podem sim ajudar seu e-mail a ir para a pasta de Spam. Se for feita de forma errada.

Se você usar muitas imagens em seu e-mail, se elas tiverem títulos estranhos (como se gerados automaticamente) ou se levarem para múltiplos domínios externos, você corre o risco sim de sua mensagem ser vista como Spam. Com a assinatura, é o mesmo princípio.

Em resumo, você pode (e deve!) incluir links e imagens na sua assinatura! Desde que faça da forma correta, um CTA leve, sem muitos links externos, títulos otimizados, entre outras práticas!

Respondido? 🙂

Obrigado pelo comentário e continue com a gente!
Abraço!

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x