Blog, Marketing de Conteúdo,

Google Meu Negócio: aumente a visibilidade da sua empresa organicamente

Por Ana Paula Agostini em 20 de agosto de 2021
Quer aparecer mais nas pesquisas do Google? Melhor se cadastrar no Google Meu Negócio. Conheça as suas vantagens e como ele funciona!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta muitas vezes ignorada pelas empresas, mas é uma parte importante da sua estratégia de presença digital.

Você já imaginou se um potencial cliente pesquisa sua empresa no Google e não encontra as principais informações sobre ela? Com certeza, a experiência desse usuário não será positiva e fará com que ele perca o interesse pelo o seu negócio. 

É uma ferramenta totalmente gratuita, que permite que as empresas apresentem – de forma resumida e diretamente na página de busca – as principais informações sobre seu negócio. É também através desse cadastro que sua empresa poderá ser encontrada no Google Maps, além da página de buscas tradicional do Google!

Além de inserir informações mais completas como telefone, horário de funcionamento e localização, você pode também interagir com seu público, descobrir por onde elas encontraram sua empresa e fazer publicações.

Se você deseja que sua empresa aumente a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google, acompanhe o artigo e descubra como utilizar o Google Meu Negócio aplicando algumas estratégias!

Antes de mais nada: criando uma conta no Google Meu Negócio

Acesse o portal do Google Meu Negócio e, no canto superior direito, selecione “comece agora”:

Portal Google Meu Negócio

Na próxima etapa, você deverá preencher pelo menos um dos campos que aparecem, para que o Google encontre a sua empresa:

Print dos campos para preencher a localização da sua empresa

Se você já tiver uma presença digital, ao inserir o nome da sua empresa é provável que o Google preencha o restante das informações automaticamente. Mas aproveite para verificar todas as informações para ter certeza que estão atualizadas e corretas! Afinal, pior do que não ter informação é ter uma informação incorreta, né?

Depois que você passar por essa etapa, para começar a gerenciar sua conta Google Meu Negócio, é preciso selecionar “Continuar” para abrir o painel da sua conta na ferramenta.

Print da etapa de autorização e verificação de informações no google meu negócio

O Google ainda tem mais uma verificação da veracidade das informações, enviando um código de confirmação pelo correio (sim!) para o endereço informado.

Ah! E caso você não tenha um endereço físico, ou não deseje cadastrá-lo, poderá usar a ferramenta da mesma forma.

O seu painel de gerenciamento deve se parecer com esse:

Painel do Google Meu Negócio

Na lateral esquerda da página, é possível ver um menu com diversas funções, onde você poderá explorar estratégias que veremos a seguir.

Postagens do Google Meu Negócio

Essa função é bem semelhante ao feed de uma rede social e é possível utilizá-la tanto em mobile quanto desktop. Você pode publicar qualquer novidade do seu negócio, inserir um botão e também um link para a página de destino. 

Para criar sua postagem, basta clicar em “Postagens” do menu lateral.

Abrindo as página das postagens, você pode visualizar todas as suas publicações já feitas no Google Meu Negócio:

O print indica onde o usuário deve clicar para realizar uma postagem no Google Meu Negócio

Para publicar, é só clicar no campo “Escrever postagem” e inserir as informações que você deseja para criar a sua publicação, conforme os prints abaixo:

Print mostra onde inserir o copy em uma postagem do GMN
print mostra a finalização da postagem no google meu negócio

Quando finalizada a postagem, a sua atualização aparecerá na página do Google quando alguém pesquisar pelo o seu negócio:

O print mostra como a postagem do Google Meu Negócio aparece na página do Google

 

Interagindo com seu público

A interação é um papel muito importante em qualquer rede social, e não poderia ser diferente no Google Meu Negócio.

Tenha o cuidado de responder os comentários – sejam eles positivos ou negativos – e também as dúvidas deixadas. 

Print mostra a avaliação da Conexorama no GMN

É importante que você responda todos os feedbacks da forma mais rápida e solícita possível. Desse modo, sua empresa terá uma boa influência em termos de atendimento.

Insights: as métricas do Google Meu Negócio

No Google Meu Negócio, existe uma função elementar para você entender como seu público está descobrindo seu negócio e quais ações eles estão estão realizando.

Print mostra algumas métricas do google meu negócio

Os Insights são informações detalhadas sobre como os usuários estão encontrando a ficha da sua empresa na Web. Já que muitos dos clientes localizam empresas na pesquisa do Google e no Maps, Insights são focados em entender o modo como os seus clientes usam esses serviços para identificar sua ficha e o que fazem depois que acham. Os Insights estão disponíveis de forma individual ou em massa.

Os insights possuem 6 seções distintas e cada mostra uma forma diferente de analisar como os clientes interagem com a sua ficha.

A seção sobre “Como os clientes encontram a sua ficha” mostra o número de pessoas que encontraram o seu negócio por meio da pesquisa “direta” (pesquisaram pelo nome ou endereço do seu negócio).

Na seção “Onde os clientes encontram você no Google” identifica quantos clientes encontraram sua empresa usando a pesquisa Google ou o Google Maps.

A terceira seção, das “Ações de clientes” indica o que eles fizeram depois de encontrar a sua ficha no Google.

Já a seção “Solicitações de rotas” mostra qual foi a origem da solicitação de rota até a sua empresa.

A quarta seção das “Chamadas telefônicas” apontam como e qual foi a frequência dos clientes que ligaram para a sua empresa por meio da sua ficha do Google.

Na última seção chamada “Fotos”, ela mostra a quantidade de fotos associadas à sua ficha e com que frequência as pessoas visualizam elas em comparação com as fotos das empresas semelhantes à sua.

Adicionar imagens na sua ficha

Adicionar fotos à sua ficha – da sua empresa, ou de seus produtos – irá ajudar a aumentar a relevância da sua página, além de entregar uma experiência melhor ao seu público.

O print mostra onde inserir as fotos na ficha do cliente dentro do Google Meu Negocio

Existem diversos tipos de fotos que você pode adicionar na ficha da sua empresa: foto de perfil, logotipo, foto de capa e também fotos adicionais que são fotos que você pode destacar as características singulares da sua empresa que os clientes podem considerar uma decisão de compra.

O Google Meu Negócio tem algumas boas práticas recomendadas para as fotos. Elas terão melhor aparência no Google se você seguir os padrões abaixo:

O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta da Google, que colabora para que a sua empresa aumente a visibilidade na Web. Não deixe de cadastrar sua empresa nessa ferramenta: a qualquer hora, potenciais clientes vão estar batendo na porta!

Banner "Atingimos 200K acessos orgânicos mensais, confira o case"

Surgiu alguma dúvida sobre como cadastrar ou utilizar o Google Meu Negócio? Comente logo abaixo, será um prazer ajudá-lo! Um abraço!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x