Blog, Mídia Paga (Ads),

8 erros comuns no Google Ads e como evitá-los!

Por Content em 5 de abril de 2023

Anunciar no Google Ads é, sem dúvida, uma das melhores escolhas que você pode fazer para o crescimento do seu negócio. E, mesmo se você já possui uma estratégia de Inbound Marketing, é muito importante que continue investindo em mídia paga.

Mas se você não tem experiência em Google Ads, pode ser que cometa alguns erros básicos, que podem consumir sua verba de investimento muito rápido e sem gerar bons resultados. Tenho certeza que não é o que você quer que aconteça, certo?

Por isso, neste artigo falaremos sobre os 8 erros mais comuns de quem anuncia na rede de pesquisa do Google Ads, e te explicar como um verdadeiro especialista contorna esses erros. Continue a leitura pra saber mais!

1. Direcionar o usuário para a home

É muito comum que, nas suas primeiras campanhas, você caia no impulso de configurar a página principal do seu site como página de destino de seus anúncios.

Isso pode ser tentador, afinal, você investiu muito esforço para deixar sua homepage como um perfeito cartão de visitas, certo? Mas saiba que, fazendo isso, você perdeu dinheiro! Principalmente se suas tags não estiverem devidamente instaladas (falaremos disso mais à frente).

Um dos pilares do Google – seja com a rede de pesquisa paga orgânica – é entregar ao usuário exatamente o que ele está procurando.

E, mesmo que se trate de um assunto muito específico, a sua home oferece diversos caminhos e informações que farão o usuário perder o foco e prejudica a experiência de encontrar exatamente o que ele buscava.

Por isso, recomendamos o direcionamento para uma Landing Pages correspondente àquela oferta.

Ao direcionar para uma Landing Page com uma oferta bem específica (download de um material, pedido de orçamento) você está dando apenas um caminho para o seu visitante (realizar uma ação para obter aquela oferta – como preencher um formulário).

Com isso, as taxas de conversões tendem a ser maiores e, consequentemente, o CPL (custo por Lead) menor.

Banner "Reduzimos o custo por Lead em 83%. Isso significa um CPL menor de 2 reais!"

2. Escolher mal as palavras-chave

Na rede de pesquisa, a escolha das palavras-chave é uma etapa crucial para o sucesso de suas campanhas.

Para conquistar bons resultados, existem dois princípios básicos que precisam ser seguidos:

Investir em palavras de Fundo de Funil

Se ainda está começando a se aventurar no universo dos anúncios e do Marketing Digital, ou se você ainda tem pouca verba disponível, indicamos que você concentre essa verba nas palavras-chave de Fundo de Funil.

Ou seja, termos pelos quais suas Personas pesquisam quando já estão prontas para fazer uma compra.

Depois que essas campanhas diretas (de fundo de funil) estiverem lhe dando um bom retorno, comece a subir no funil e explore campanhas para termos relacionados às etapas anteriores da Jornada de Compra.

Considere volume e qualidade

A escolha das palavras-chave da sua campanha precisa estar fundamentada na relação entre volume (média de pesquisas mensal) e qualidade (relação com sua oferta). Não adianta apostar em palavras com uma alta média de pesquisas mensal, mas cuja relação com seu negócio é muito ampla.

E, volta aquele aviso: se você está começando e a verba é curta, foque em palavras de Fundo de Funil (BoFu) e bem direcionadas.

Quer um exemplo?

Se você está anunciando um software para gestão de obras, pode usar os termos “software gestao” ou “software gestao obras”.

A primeira provavelmente terá um volume de pesquisa maior, mas pode trazer profissionais que querem gerenciar projetos, por exemplo. Enquanto a segunda é mais específica, e fará um filtro natural do público.

Então, numa lógica de otimizar o ROAS, o segundo termo é o mais indicado. Mas nada impede que, depois que conseguir os primeiros resultados, comece a explorar termos mais amplos.

Para conhecer o volume de busca das palavras-chave, lembre-se de usar o planejador de palavras-chave do Google.

3. Colocar muitas palavras-chave em um mesmo grupo

Algo muito comum para anunciantes com pouca experiência é criar uma campanha na rede de pesquisa com apenas um grupo de anúncio e centenas de palavras-chave.

Isto é um erro por dois motivos:

Primeiro, porque vai contra as recomendações do próprio Google, que recomenda cerca de 9 ou 10 palavras por grupo.

E, em segundo lugar, é preciso ter uma coerência das palavras-chave com a página de destino e copy do anúncio. Com tantas palavras juntas, esse alinhamento se torna muito mais difícil, prejudicando a qualidade do seu anúncio.

4. Não alinhar as palavras-chave aos grupos de anúncios

A proposta principal da rede de pesquisa do Google é que o usuário encontre exatamente o que procura, certo?

Por esse motivo, o próprio Google aconselha que você associe anúncios às palavras-chave utilizadas:

Captura de tela erros google ads keywords

Essa prática nos faz entender porque a metodologia SKAGs se tornou a abordagem mais indicada para agrupamento de palavras-chave.

Vamos ver um exemplo?

Se a pessoa pesquisar por “software de gestão de obra”, ela espera ver um anúncio ou um resultado orgânico com exatamente este termo.

E, ao clicar, o que ela espera é ser direcionada a uma página que contenha como conteúdo principal algo relacionado a um software de gestão de obras.

Não um “software para gestão” ou um “software para engenheiro”

E, olhando para os dados, isso se comprova:

Captura de tela erros google ads campanha

A imagem acima traz os resultados de uma campanha que segue à risca esse princípio: a palavra-chave que ativa o anúncio é exatamente a mesma usada no texto do anúncio e na Landing Page.

O resultado é uma taxa de conversão de 97,44% – e 39 pessoas que visitaram a página no período, apenas uma não converteu.

5. Não colocar a palavra-chave no H1 (Título 1) e na descrição da página de destino

Além de utilizar a palavra-chave no copy do seu anúncio, é fortemente recomendado que você inclua esse termo também no como título de sua página de destino, usando a marcação “<h1>”  (Heading 1, ou Título 1).

Fazer isso também contribuirá para um melhor índice de qualidade para seu anúncio, reforçando a relevância que a página tem para a oferta apresentada no anúncio.

6. Não testar as opções de correspondências

Existem 3 tipos de correspondência de palavras-chave e uma estratégia efetiva de anúncios precisa incluir testes que explorem os 3 tipos.

São eles:

Mesmo que pareça não fazer sentido, faça o teste e deixe que os dados mostrem qual estratégia renderá mais resultados. Pode ser que você descubra uma nova forma de trabalhar seus anúncios, com um CTR melhor.

7. Não negativar palavras-chave

Mesmo seguindo todas as boas práticas que indiquei nesse artigo até o momento, é comum que seus anúncios ainda atraiam cliques de quem busca algo diferente do que você oferece.

Uma forma de contornar esse problema é negativando palavras-chave. MUITAS palavras-chave.

Antes de mais nada, se o seu anúncio está vendendo algo, comece negativando palavras como “grátis” ou “gratuito”. Isso já vai impedir que seu anúncio apareça para um público que provavelmente não está disposto a pagar por isso.

Mas isso serve também para situações não tão óbvias assim, como vender um serviço ou produto que possui uma grande variedade de tipos. Nesse caso, é importante mapear quais variações você atende ou não, e negativar todas as palavras-chave que são relacionadas a variações que você não pode atender.

Uma forma de refinar sua lista de palavras-negativadas, é conferir os termos de pesquisa que estão ativando seus anúncios, dentro do gerenciador de anúncio do Google Ads.

Constantemente vão aparecer palavras que você precisa negativar e acabaram “passando batido”. Basta copiar e colar em “palavras-chave negativas”.

À medida que o tempo for passando, você vai ter uma lista de palavras negativadas tão grande que praticamente toda pessoa que clicar em seus anúncios vai estar completamente dentro do seu perfil de público.

8. Não configurar as conversões

Você configurou toda a sua campanha tomando todas as precauções mencionadas aqui. Passou 1 dia, 1 semana, 15 dias e nenhuma conversão. E agora?

Bom, provavelmente um dos pontos que você pode ter deixado passar é a configuração da ação de conversão.

Sem essa configuração, o Google não consegue saber o que ele deve considerar como uma conversão, ação importante para você.

E, como consequência, você não vai conseguir mapear e metrificar o sucesso de suas campanhas. Portanto, não deixe de configurar essas conversões, com a ajuda do Google Tag Manager.

Evitando os 8 erros comentados aqui, suas campanhas de anúncios para a rede de pesquisa no Google Ads certamente gerarão resultados! Agora é só uma questão de refinar a estratégia para chegar à frente de seus concorrentes.

Agora, antes de correr para o Google Ads, aproveite o campo abaixo para comentar o que achou deste artigo e se já conhecia essas dicas!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
6 anos atrás

Gostei, principalmente sobre o não uso de palavras negativas e do uso em excesso de palavras chaves em um mesmo anúncio. Todo bom profissional da área de marketing precisa estar atentos aos pequenos detalhes, são eles que no fim das contas são responsáveis por um anúncio bem feito e direcionado para as pessoas certas.

plugins premium WordPress
1
0
Would love your thoughts, please comment.x