Blog, Mídia Paga (Ads),

Como o AdBlocker nativo do Chrome afeta suas estratégias de mídia paga?

Por Content em 29 de julho de 2022
O Google continua bloqueando nativamente anúncios fora do padrão via Chrome. Mas você sabe o que isso significa na prática? Veja neste artigo!

Em 2018, o Google Chrome começou oficialmente a bloquear anúncios considerados invasivos ou “irritantes”. Anunciantes reincidentes na prática de oferecer esse tipo de propaganda serão notificados e, se não mudarem de atitude, terão seus anúncios bloqueados pelo Chrome.

Esse é um assunto que poucos conhecem, mas foram meses de preparação até que esse Adblocker nativo fosse colocado para rodar. Começamos a ouvir sobre essa prática em Junho de 2017, e seu lançamento aconteceu só em dezembro de 2018, mas ainda hoje essas definições são atualizadas.

Um exemplo foi a atualização de 2020, quando o Chrome passou a bloquear também anúncios pesados, para evitar que a página fique lenta.

Mas qual é o motivo por trás do Adblocker nativo? Como ele funciona e, principalmente, de que forma ele afeta o ecossistema de anúncios online? É o que veremos neste artigo. Boa leitura!

[Contextualizando] Adblocker nativo do Chrome

Vamos voltar no tempo. Em 2016, grandes empresas perceberam o crescimento exponencial de adblockers, ferramentas utilizadas para bloquear a exibição de anúncios, em navegadores no mundo todo.

Num esforço coletivo, em setembro do mesmo ano, foi lançada a Coalition for Better Ads (Coalizão por Anúncios Melhores). Encabeçada pelo Google, companhias de grande porte, como a P&G e Meta (na época, Facebook) se uniram para definir o que era o “anúncio ideal”.

Ainda em 2017, a pesquisa foi finalizada e começaram os esforços para colocar esses padrões em prática. Eles foram reunidos em um documento que mostra que tipos de anúncios serão bloqueados.

Capatura de tela diretrizes adblockerExemplos de diretrizes de anúncios da Coalition for Better Ads

Exemplos incluem anúncios em vídeo que tocam a todo volume, peças que piscam, pop-ups difíceis de fechar e Ads presticiais (que bloqueiam a Home Page e geralmente vêm com timers).

Por outro lado, um exemplo de uma experiência que foi aprovada pelos usuários pesquisados são os anúncios no nível da página, que ficam no topo ou no fundo da tela, enquanto o usuário rola a página.

85% dos 25 mil usuários respondentes, espalhados pela Europa e EUA, responderam que esse tipo de anúncio era pouco irritante ou nada irritante. Veja como foi o desempenho de outros tipos de Ads na pesquisa.

Captura de tela desempenho adblockerDesempenho de diversos tipos de anúncios

Como a Google avalia o desempenho de Ads?

O princípio é simples: a porcentagem de visualizações, em uma amostra de anúncio que não cumpre os padrões estabelecidos, define se os anúncios estão aprovados, sob advertência ou reprovados.

O índice que deve ser cumprido é o seguinte:

A cada notificação, você terá 30 dias para resolver qualquer experiência fora do padrão. Se você não fizer os ajustes necessários, o Chrome começará a bloquear esses anúncios.

O que acontece quando um site é reprovado?

Quando alguém navega num site pelo Chrome, o filtro de Ads do navegador verifica se a página falhou em cumprir os Better Ads Standards.

Se você estiver num site reprovado, o Chrome vai buscar os pedidos de rede (seja por imagens ou JavaScript) e compará-los com uma lista de padrões de URLs, que geralmente compõem anúncios. Se um pedido de rede for semelhante a uma URL dessa lista, o Ad será bloqueado. Desse jeito:

A Doubleclick e a própria AdSense da Google possuem padrões conhecidos de URL em seus anúncios. Se sua página for reprovada e o Chrome reconhecer esse padrão em disparos de rede, pode dar adeus aos seus anúncios. Pelo menos até você consertar os problemas.

Em tempo: vale dar uma lida no nosso artigo sobre Google Ads e aprender como criar anúncios matadores e que estarão dentro da conformidade da política de publicidade do Google desde já!

O que fazer se você for reprovado

Não precisa ficar desesperado. Ninguém será banido do mundo dos anúncios online se for reprovado pelo Adblocker do Google Chrome.

Esse bloqueio, na prática, significa que seu anúncio não será exibido no navegador, e que é necessário repensar o seu formato.

Portanto, fique atento à seção de Gerenciador de Políticas, para ajustar seus anúncios de acordo com as recomendações do Google.

Por que a maior vendedora de anúncios está bloqueando Ads?

Sim, o Google é membro da Coalition for Better Ads, com mais 15 empresas e conglomerados. Ela também é a voz dominante da coalizão.

Por um lado, se observarmos a questão como usuários, não podemos reclamar de diretrizes que buscam melhorar nossa experiência online. E se existe uma entidade com força suficiente para fazer algo sobre isso, é a maior player no ramo. Mas e se ela favorecer apenas os seus formatos e anúncios?

O Google foi enfático ao dizer que todo anúncio será tratado igualmente e que os próprios Ads serão bloqueados se o site não cumprirem com os parâmetros estipulados. A empresa afirma que seus esforços são para criar um ecossistema onde bloqueios não serão necessários.

Alguém vai perceber a diferença?

Não de forma brusca, mas o Google informa que sites que enfrentarem este tipo de bloqueio, será apresentada uma mensagem de “Anúncios invasivos bloqueados”, e, assim, os anúncios serão removidos da página.

O usuário poderá também ir nas configurações do navegador, escolher se deseja desativar o Adblocker nativo para todos os sites ou apenas permitir em sites específicos.

E seus Ads? Eles cumprem os pré-requisitos contra o bloqueio do Chrome? Compartilhe suas ideias com a gente!

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x