Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

Como criar heading tags perfeitas para melhorar o SEO do seu blog

Por Content em 10 de março de 2021
Entenda o que são Heading Tags, como utilizá-las na estruturas do seu texto e, claro, a como montar a Heading Tag perfeita para seu SEO. Confira!

Você já teve a terrível experiência de acessar o conteúdo de um site, buscando uma informação, e se deparar com um texto sem definição adequada de parágrafos, títulos e subtítulos? 

É como tentar encontrar com um amigo no meio do desfile de bloco de carnaval: as chances de perder mais tempo procurando do que aproveitando junto é muito maior! 

A leitura fica massante, confusa e você não consegue encontrar os tópicos que mais te interessam. O resultado é que, em vez de solucionar uma dúvida, você só se frustrou.

E é por isso que as heading tags são tão importantes na construção dos seus conteúdos. 

Além de trazer uma boa experiência de leitura ao usuário, conduzindo aos pontos que mais o interessam, elas são um fator importante para sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization).

Mas vamos entender com mais detalhes como essa dinâmica funciona! 

O que são as Heading Tags (H1, H2, H3…)?

Apesar do nome parecer complicado, tenho certeza que você já viu e até mesmo utilizou Heading Tags – ainda que não da maneira adequada. 

Os H1, H2 e H3 são subtítulos que indicam a ordem de prioridade das informações contidas em um texto.  

Os subtítulos são essenciais para uma boa leitura e, consequentemente, para que o seu público goste do conteúdo que você disponibiliza a eles. 

Porém, não se trata apenas de escolher quais tópicos estarão com fontes maiores em relação a outros.  As heading tags são essenciais para que os buscadores entendam a estrutura do seu texto.

Isso porque a  linguagem de programação que a maior parte das pessoas usa para criar sites chama-se HTML (Hypertext Markup Language). 

Dentro dessa linguagem, existem as heading tags – ou intertítulos, se preferir – que direcionam e indicam a importância de cada tópico

O código HTML referente a cada uma delas vai do “H1” até “H6”, indicando o tópico de maior e menor peso dentro do conteúdo. 

Como você já deve imaginar, o H1 é o mais importante e, por isso, normalmente existe um só ao longo de todo o texto (o título principal). 

As outras tags são utilizadas conforme você cria a estrutura do seu artigo, sendo o H6 o subtítulo de menor relevância.

Percebeu que não basta apenas colocar os subtítulos do texto em um tamanho maior que o do corpo da mensagem?

Os caracteres devem ser codificados para que o Google reconheça como heading tags e entenda a estrutura do texto.

No entanto, isso não significa que você precise utilizar todos eles na estrutura do seu conteúdo.

O foco deve estar em realizar uma boa divisão para facilitar a experiência do leitor. 

Até porque, para um texto ser relevante, não necessariamente precisa ser longo e cheio de subtítulos. 

A importância para o SEO 

Se você já utiliza estratégias de Inbound Marketing, sabe a importância do Marketing de Conteúdo dentro dela e como o SEO é peça fundamental para alavancar seus resultados orgânicos.

Pois bem, as técnicas de SEO são baseadas em hierarquia. Portanto, ao construir um texto é importante estar ligado em alguns pontos, como a palavra-chave e uma definição correta de heading tags. 

Essas práticas garantirão uma boa experiência de leitura, tanto para o leitor quanto para as plataformas de busca (como o Google).

Ou seja, não adianta elaborar um conteúdo de qualidade, com excelentes referências, se ele não está organizado da forma exigida pelos buscadores.

Isso não só vai prejudicar a sua estratégia, interferindo na sua possibilidade de bons ranqueamentos, como também pode desperdiçar o tempo que foi gasto na construção dos conteúdos.

Dito isso, vamos aprender agora como estruturar as heading tags da forma correta? 


Como utilizar o H1, H2 e H3 na prática?

Saber como funcionam as heading tags vai ajudar bastante na hora de aplicá-las em seu texto. 

Mais uma vez lembramos: é muito importante respeitar a hierarquia. Por exemplo, não faz sentido colocar o título principal como H3 e, no corpo do texto, colocar um H1.

Mas quais seriam os passos para não errar mais na definição de heading tag em seus conteúdos?

Um H1 é suficiente 

Toda página precisa de um H1, e não há motivos para usar mais de um. 

Por que? O poder de SEO de um H1 é enorme, já que ele deve possuir a palavra-chave para a qual pretendemos indexar aquele conteúdo. 

Ao usar mais de um H1, você pode confundir o buscador, fazendo com que ele fique confuso sobre qual é o tópico principal do seu conteúdo e, com isso, prejudicando suas chances de conquistar um bom posicionamento na SERP.

Trocando em miúdos, o resultado será menos impactante com dois ou dez H1. Apenas um H1 tag é o suficiente.

Suas Heading Tags devem descrever o tópico atual

Geralmente, seu H1 vai parecer com seu título de SEO (ou meta title), que você pode configurar via Yoast.

O restante das tags precisa dar o tom do que será falado a seguir. Não adianta prometer e não cumprir, é ruim para seu conteúdo e para seu SEO. O Google pode ver tudo isso!

Ou seja, se você vai usar o subtítulo “O que são Heading Tags”, o texto que vem a seguir deve responder a essa pergunta. 

Não responder ao que foi proposto prejudica a relevância do seu texto e, novamente, as chances de conseguir um bom posicionamento na página de buscas.

Esteja atento à ordem

Muito cuidado para não bagunçar a ordem das tags. Não há nenhum impedimento em utilizar mais de uma vez o H2 ou H3 – até mesmo os demais – contanto que a hierarquia faça sentido. 

Ou seja, os tópicos principais do seu artigos devem receber a tag H2. Os tópicos dentro deles, H3 – e assim em diante.

Afinal, não faria sentido ter um texto em que um tópico de nível 2 na ordem de prioridade fique “dentro” de um tópico de nível 3, certo?

E, para sermos ainda mais práticos, aqui vai um esquema de como o seu conteúdo deve estar estruturado:

Título do post [H1]

Evite os exageros

O Google é muito mais esperto do que podemos imaginar, acredite! Não adianta utilizar inúmeras heading tags se o conteúdo não é tão relevante. 

Até mesmo porque não existe uma obrigatoriedade de uso de todas. Você pode escrever um excelente texto, utilizando apenas 3 heading tags. 

Quer um exemplo real? 

Se você observar nossos artigos, vai ver que geralmente usamos apenas H1, H2 e H3. Em alguns conteúdos que exigem um número maior de tópicos e subtópicos, nos apoiamos também nos H4. E acho que nunca precisamos usar H5 e H6.

Simples, não é? E nunca se esqueça de que quanto mais baixa for a hierarquia da heading tag, menor será a relevância daquele assunto no seu texto.

[BÔNUS] Práticas que devem ser evitadas

Agora, para garantir que você não vai cair em erros comuns e que podem prejudicar o seu conteúdo, vamos fazer um rápido resumo com algumas práticas que devem ser evitadas na hora de determinar as heading tags:

Usar em excesso a palavra-chave nas Heading Tags

Por mais que seja importante ter a palavra-chave principal ao longo do texto e também em algumas Heading Tags, tome cuidado com a repetição.

Aproveite para explorar variações da palavra-chave e termos semanticamente relevantes.

Repetir Heading Tags em diferentes conteúdos

Não preciso te lembrar da importância de conteúdo original no Marketing de Conteúdo, certo? 

Repetir a mesma Heading Tag em mais de um conteúdo pode fazer com que os buscadores interpretem o seu conteúdo como não original, prejudicando seus resultados.

Tenho certeza que, depois de ler esse artigo, você não só entende melhor a importância das heading tags, como também vai configurar com mais atenção os seus conteúdos.

O segredo é um só: oferecer a melhor experiência para os usuários e não se esquecer de manter uma estrutura coesa com o que o Google pede. 

Os resultados, com certeza, serão muito recompensadores!

E aí, o que achou do texto? Foi útil para você? Ficou alguma dúvida ainda? Compartilhe com a gente nos comentários! 

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pri Almeida
Pri Almeida
2 anos atrás

Ótimo artigo, conseguiu esclarecer bem minhas dúvidas sobre como usar h1, h2, h3 e o que deve ser evitado. Gosto muito dos conteúdos deste site, sempre aprendo bastante.

Antonio Dillmann
Antonio Dillmann
2 anos atrás

adorei ,realmente era totalmente leigo ,quanto a importância das tags, e também quanto a sua classificação ,H1, H2,H3 ,….obrigado de coração,ajudou bastante…

plugins premium WordPress
2
0
Would love your thoughts, please comment.x