Blog, Redes Sociais,

Redes Sociais de Engajamento ou Procura: você sabe o que são?

Por Content em 23 de junho de 2017
Conheça o conceito de Redes Sociais de Engajamento e como sua empresa pode capitalizar em cima deles!

Vivemos em constante mudança. E quando nos referimos aos meios de comunicação a evolução é contínua. Com advento da internet, o foco da divulgação de um negócio voltou-se para o meio digital, deixando de lado as estratégias de Marketing focadas nas mídias offline tais como, folders, outdoors, jornais e entre outros.

Mais de 3,2 bilhões de pessoas no mundo estão conectadas à internet, com o fácil acesso, as pessoas pesquisam, compram, consomem e passam grande parte do seu dia acessando sites, redes sociais, canais para engajar e também procurar o que precisam.

No artigo de hoje, vamos esclarecer sobre o que são os Canais de Engajamento e Procura e qual é a importância de cada um para sua marca. Acompanhe!

Descubra qual é o objetivo do seu negócio

O primeiro passo é entender o seu modelo de negócio. Para saber qual o canal exato que sua empresa deve utilizar é preciso ter uma estratégia bem definida.

Vou partir do pressuposto que seu entendimento em estratégias de Marketing Digital seja um pouco avançado então, selecionei alguns passos que podem direcionar você para montar sua estratégia digital e saber qual canal você deve criar para sua empresa. Confira:

– Entenda qual a linguagem da sua marca;

– Qual tipo de conteúdo você quer publicar no seu canal;

Analise sua concorrência;

– Defina seus objetivos e metas;

– Defina seus KPI’s (indicadores-chave de desempenho do seu negócio);

– Entenda o que seu público usa nas Redes Sociais;

– O que seu negócio vai oferecer? Qual é a especialidade?

Defina os dias e horários que você vai publicar seus conteúdos;

Tendo feito isso, você poderá planejar qual canal é o mais adequado para sua empresa começar a percorrer o meio digital. Mas, para que o caminho fique realmente claro, entenda agora como funciona cada tipo de negócio e qual canal eles utilizam para se relacionarem com seus Leads.

Aqui na agência, a grande maioria dos nossos clientes são B2B (Business to Business), empresas que oferecem seus produtos ou serviços para outras empresas. O perfil desses negócios tem como objetivo educar seus clientes para que eles possam entender o que oferecem – geralmente suas vendas são complexas – assim, utilizam canais para engajar seus Leads e educá-los da melhor maneira possível.

Já modelos de negócio B2C (Business to Customer), efetuam vendas diretamente para seu consumidor final por exemplo, uma loja de roupas. A essência dessas empresas está em despertar o interesse de procura nos seus consumidores.

Mas afinal, o que são redes sociais de engajamento ou procura?

Os dois modelos de canais são digitais porém, suas estratégias são diferentes. Nos canais de procura usuários consomem o conteúdo dentro da própria Rede Social como o Youtube e o Pinterest, onde as pessoas pesquisam diretamente músicas ou inspirações para consumir no mesmo momento sem sair do site.

E nos canais de engajamento (como próprio nome já diz), se referem  aos canais que envolvem os seus usuários, onde existe o compartilhamento de conteúdos externos com links como no Facebook e Twitter. Nesses canais, os usuários se relacionam com as empresas, trocam ideias, fazem sugestões, críticas e também procuram se educar para tentar solucionar sua dor (problema atual que a empresa enfrenta) além de conhecer e identificar empresas que podem oferecer serviços vantajosos e úteis para negócio.

Canais Sociais que sua empresa deveria estar

Seus Leads estão por toda parte, você precisa filtrá-los com os passos que citei acima para saber onde se encontram. Conheça agora alguns canais que são extremamente importantes, onde a sua marca deve estar:

Facebook – É a rede social mais utilizada atualmente tratando-se de um canal de engajamento. O seu número de usuários passa de 1,15 bilhão. As empresas usam a rede por meio de uma Fanpage (ou página de fãs) que é uma página específica dentro da rede social para empresas, marcas, autônomos, ou seja, qualquer organização com ou sem fins lucrativos que deseja interagir com seus prospects, leads, clientes e afins. É indispensável para qualquer tipo de negócio, porém é preciso tomar cuidado com o tipo de conteúdo que você irá postar e também a periodicidade das postagens.

Linkedin – O Linkedin é uma rede totalmente empresarial voltada para negócios do tipo B2B. Lá as empresas usam a Company Page uma página que empresarial que, similar a uma Fanpage de Facebook, entretanto o foco é mais objetivo e menos diversificado. Por ser um canal de engajamento, possui também grupos, nos quais o usuário pode publicar conteúdos ricos e iniciar debates com pessoas que buscam o mesmo tema.

Twitter –  Essa rede social também é um canal de engajamento, antes de criar um perfil é preciso entender que deve publicar conteúdos sucintos e chamativos devido a limitação de caracteres em cada Tweet (nome que é a dado a postagem dentro do Twitter).

Pinterest – Apesar de possuir um número ainda desfavorecido de usuários no Brasil, é um canal de procura interessante, com uma infinidade de conteúdos que são linkados para os sites de origem. Um site para se inspirar, acompanhar tendências e se manter atualizado, o Pinterest pode ser valioso para áreas como moda, design de interiores, fotografia e turismo.

Youtube – Vídeos são conteúdos valiosos e atrativos, o Youtube oferece uma ampla variedade deles. Os conteúdos audiovisuais publicados pelos usuários da rede social vão desde vídeo aulas até clipes musicais. O canal é de procura e se sua empresa  possui Vídeos Explicativos é lá que seus clientes devem encontrá-los.

Instagram – Uma rede social de fotos, inspirações e divulgação de materiais educativos. O Instagram, é um canal de engajamento e de procura também. Sim! Podem existir redes sociais com as duas funcionalidades, onde os usuários buscam referências e também querem ao mesmo tempo encontrar conteúdos que possam consumir.

Quora – Mesmo não tendo versão em português, a rede social já é muito utilizada pelos brasileiros. Quora é um canal de engajamento de perguntas e respostas onde as perguntas são feitas, respondidas, editadas e organizadas por sua comunidade de usuários. Lá sua empresa pode ganhar autoridade no assunto que debater e também encontrar leads. Uma ótima opção, não é mesmo?

Espero que este artigo tenha sido útil para que sua empresa se encontre no âmbito digital para conquistar relevância e ampliar sua base de Leads, fidelizar clientes e ganhar muitos fãs.

Se ficou com alguma dúvida, não hesite em comentar abaixo e caso seu negócio esteja realmente precisando de uma força extra no Inbound Marketing, entre em contato conosco para que nosso time possa ajudar você a alavancar seus resultados. Até breve! 😉


Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x