Blog, Marketing de Conteúdo, SEO,

O que texto âncora tem a ver com SEO? (Saiba como otimizar os seus)

Por Ana Paula Agostini em 24 de setembro de 2021
Se a Web é um oceano que você navega, você vai precisar de uma âncora eventualmente. Descubra o que é o Texto Âncora e sua importância para SEO!

Dentre tantas boas práticas de SEO, a construção de links internos e externos com bons textos âncora é frequentemente esquecida, mas conhecer os detalhes é fundamental para construir uma boa estratégia, que irá impactar não só a experiência de seus visitantes, mas também a relevância do seu site para os buscadores.

O termo “texto âncora” pode ser uma novidade para você, mas tenho certeza que você já usou um. Neste artigo vou explicar em detalhes o que é um texto âncora, qual sua importância para SEO, quais os principais tipos e a vantagem e desvantagem de cada um deles. Vamos lá?

O que é um Texto Âncora? ⚓

Se você trabalha com uma estratégia de Marketing de Conteúdo, definitivamente conhece a importância de indicar para o visitante qual o “próximo passo”, para que ele possa aprofundar seus conhecimentos e evoluir em sua Jornada de Compra.

O texto âncora é um grande aliado nisso.

Ele nada mais é do que o texto visível e clicável em um hiperlink. Ou seja, ele é o texto que irá receber (ancorar ⚓) o link para outra página da Web, seja ela interna (do seu próprio site), ou externa (de outro site).

Ficou confuso? No início deste tópico, incluí um link no texto âncora “Marketing de Conteúdo”.

Sua forma de exibição, claro, depende das configurações de estilo e layout das páginas (HTML e CSS), mas sua exibição mais conhecida é o texto azul com sublinhado. Essa diferenciação de estilo em relação ao texto padrão do site (sem link) é fundamental para indicar ao visitante que se trata de um link para outra página.

Uma vez que o visitante entende se tratar de um link, ele precisa tomar a decisão de clicar ou não ali, e a escolha de qual texto abrigará o link tem um papel fundamental para essa tomada de decisão.

Entendendo a importância do texto âncora

Podemos separar esse tópico em duas áreas distintas: a importância do texto âncora para o visitante e para os buscadores (SEO); que, apesar de diferentes, a lógica é a mesma.

Vamos então pensar no visitante, que, como comentei no tópico anterior, precisa tomar a decisão de clicar ou não no link indicado.

Para tomar essa decisão precisamos deixar claro o que o visitante encontrará na página indicada. Mas, ao mesmo tempo, precisamos tomar cuidado para não quebrar o fluxo de leitura que ele está tendo no conteúdo da página em que ele está.

O mesmo vale quando falamos dos buscadores.

Sabemos que a construção de link (internos ou externos) para uma página ajuda a construir relevância para a mesma. Entretanto, é importante que exista uma relação contextual entre as páginas, e os buscadores fazem essa interpretação contextual através do conteúdo geral da página mas, principalmente, através do texto âncora.

Ou seja, se eu indicar um conteúdo sobre email marketing, no texto âncora “Inbound Marketing”, o Google entenderia que eu estou apenas tentando construir uma quantidade maior de links para minha página sobre email marketing, sem me preocupar com a relevância ou com a experiência do usuário, e pode até mesmo considerar isso uma prática de Black Hat SEO.

Geralmente, um texto âncora amigável é sucinto e tem relação com a página que está sendo indicada através do link. Ele deve oferecer aos usuários e aos mecanismos de busca informação contextual suficiente sobre o conteúdo para onde ele está apontando.

Como criar um link âncora em HTML

É só falar em HTML que muita gente se espanta, mas a criação de textos âncora com HTML é bastante simples:

Para inserir um texto âncora com HTML é preciso abrir e fechar a tag de html que sinaliza o hiperlink.

Agora, se você usa WordPress como CMS, a criação de um texto âncora é ainda mais fácil: basta selecionar o texto que irá carregar o link e colar a URL que a criação acontece automaticamente:

O print mostra como é inserir um texto âncora em um wordpress com cms. Nesse caso, basta selecionar o texto que irá carregar o link e colar a URL que a criação acontece automaticamente

Outros gerenciadores podem exigir uma configuração um pouco diferente, mas ainda simples: selecionando o texto e clicando no ícone de hiperlink (?) para então incluir a URL.

Tipos de texto âncora

Agora que você já sabe o que é e como configurar um texto âncora, é a hora de falarmos sobre os diferentes tipos e quais são os mais indicados para incluir em sua estratégia de conteúdo:

Correspondência exata

Texto âncora se caracteriza como “correspondência exata” quando está colocado na palavra-chave principal do conteúdo indicado

Por exemplo, seria uma correspondência exata incluir o link para este artigo em “Texto Âncora”; ou como indicamos nosso guia completo de Inbound no termo “Inbound Marketing“.

Usar esse tipo de texto âncora em seus links ajuda a reforçar a relevância do conteúdo indicado para a palavra-chave em questão. Mas não adianta sair incluindo o link em todos os seus artigos! O link precisa fazer sentido para o visitante dentro daquele conteúdo.

Correspondência parcial (ou contextual)

No caso da correspondência parcial, a palavra-chave da página indicada está no texto âncora, mas há uma variação ou uma relação contextual.

Usando essa página como exemplo, poderia usar o texto âncora “criar bons textos âncora”. Ou, num exemplo contextual, posso indicar um texto sobre Vendarketing em um texto âncora como “processo unificado entre marketing e vendas“.

A correspondência parcial talvez seja a mais indicada para uma boa experiência do usuário, uma vez que sua variação e relação contextual com o assunto permite deixar ainda mais claro para o visitante o que ele deve encontrar na página indicada, mesmo que o termo usado como palavra-chave não seja conhecido pelo leitor.

Marca

Talvez um dos textos âncora mais simples e muito frequente em links externos, é quando o nome da marca é usado como texto âncora, geralmente indicando a página principal do site da empresa.

Exemplo: “Conexorama” , direcionando para a home da Conexorama, ou mesmo “RD Hacks“, direcionando para a página principal que explica o que é o RD Hacks.

Não possui um grande valor de SEO, considerando que o Google já dará destaque para sua página principal quando pesquisa-se pelo nome da sua empresa, mas é um bom aliado dos visitantes, uma vez que já sabemos o que esperar quando vemos um link ancorado a uma marca.

URL

Uma URL por si só também pode ser definida como um texto âncora, mas é uma forma “preguiçosa” de indicar um link e exige que o seu visitante (e o Google) deduza o que encontrará na página indicada lendo a URL (ou seja, esforço desnecessário).

Se você usa URLs curtas e amigáveis e acha que divulgar apenas a URL é suficiente, vá em frente! Afinal, uma boa slug terá a palavra-chave da página, se comportando quase como um link âncora de correspondência exata. 

Entretanto, convido você a pensar com carinho em seus leitores: ler uma URL não é a mesma coisa que ler um texto, e a economia de tempo nem é tão grande para justificar só “jogar” uma URL em meio ao texto.

Genérico

O texto âncora genérico é o que menos favorece suas estratégias. São os famosos “Leia mais” e “Clique aqui”.

Contextualizar a indicação em um texto prévio, e então usar o texto âncora genérico, pode ajudar com que seu público entenda a indicação, mas você estará deixando o aspecto de SEO de fora. Por isso é indicado que você trabalhe melhor o seu texto, encontrando um trecho que possa abrigar o link com uma correspondência parcial.

Imagens

Sim, imagens. 

Os buscadores conseguem fazer uma leitura das imagens através de alguns aspectos muito importantes, como o título e texto alternativo. Por isso, sempre que incluir um link em uma imagem, é importante pensar na imagem como um texto âncora, otimizando seu título e texto alt para estarem de acordo com o link indicado.

Melhores práticas de SEO para textos âncora

Tendo entendimento os principais tipos de texto âncora, é importante conhecermos os pontos mais críticos na hora de criar um texto âncora amigável:

Vamos então a algumas dicas de como conseguir atender a estes critérios:

Como fazer um texto âncora conciso

Mesmo que não exista um limite específico de tamanho para um texto âncora, é interessante mantê-lo o mais sucinto possível. No final das contas, existem dois critérios que você deve considerar na hora de escolher os termos de seu texto:

Tendo isso em mente, você terá mais chances de traduzir de forma simples e direta o conteúdo de seu link.

Relevância da página-alvo

Em constante evolução, os algoritmos de busca amadurecem e identificam cada vez mais métricas para determinar o posicionamento das páginas. Uma delas é a relevância do link ou, em linhas gerais, como o tópico da página A se relaciona com a página B.

Links altamente relevantes podem melhorar a probabilidade de ambas as páginas conquistarem boas posições nas páginas de resultados para buscas que tenham a ver com seus assuntos.

A relevância do link é um fenômeno orgânico que acontece quando pessoas conectam conteúdos de outras na Web. Ele é determinado pelos seguintes fatores:

Em um exemplo bem simples, uma página que fala do melhor café de Florianópolis pode passar mais relevância para o Google se trouxer um link para uma cafeteria do que para um site de futebol.

Mecanismos de pesquisa também observam as variações de textos âncora para o mesmo link. Assim, os robôs conseguem entender melhor sobre o que esse conteúdo fala, e para que pesquisas ele é relevante. Por isso, para garantir uma alta relevância, assegure-se de que seus links tenham um texto âncora o mais descritivo possível da página-alvo.

Densidade de palavras-chave

Desde 2012, a atualização Pinguim do algoritmo da Google fez com que o motor de busca olhasse com mais atenção para palavras-chave em textos âncora. Se muitos links para um site tiverem o mesmo texto âncora, ele começará a parecer suspeito e poderá ser um sinal da aquisição de links artificiais.

Em geral, ainda é uma boa usar palavras-chave e termos específicos dentro de textos âncora. Contudo, o SEO pode ser mais bem sucedido se forem usadas frases diferentes ao invés da mesma palavra-chave sempre.

O texto âncora é parte fundamental das estratégias de SEO. O problema é que, assim como o Link Building em geral, sua aplicação acaba em segundo plano, em detrimento de outras como o conteúdo, as imagens, títulos, etc.

Além disso, o algoritmo do Google é complexo, e a utilização ideal do texto âncora é só a ponta do iceberg.

CTA Trilha SEO

Mas e você? Já sabia da importância do uso do texto âncora? Compartilhe com a gente nos comentários, queremos te ouvir!

Ana Paula Agostini

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
plugins premium WordPress
0
Would love your thoughts, please comment.x