Blog, Marketing de Conteúdo,

Copywriting: a difícil arte de escrever textos focados em conversão

Por Content em 17 de março de 2021
Neste artigo, falaremos sobre o Copywriting: uma abordagem de escrita feita para a conversão e engajamento de Leads. Confira!

Há quem diga que uma imagem vale mais que mil palavras. Mas eu te afirmo que poucas palavras, quando bem escritas, possuem um poder imbatível!

E esse poder que é capaz de persuadir um Lead a converter, dar seguimento à Jornada de Compra e permanecer no seu Funil de Vendas.

No entanto, não basta apenas escrever bem, ter um domínio adequado da língua portuguesa e gramática. É preciso dominar a técnica que faz os olhos do seu Lead brilharem e ele dizer: “é disso que eu preciso!”

Essa técnica preciosa se chama copywriting, e tudo o que você precisa saber sobre ela está aqui!

O que é Copywriting?

O Copywriting é o que não pode faltar nos seus conteúdos! É uma técnica de escrita persuasiva, que tem como foco principal a geração de vendas. 

E para quem trabalha com o Inbound Marketing, o uso dessa técnica é praticamente uma obrigatoriedade,já que, para conduzir o Lead durante toda a Jornada de Compra e fazê-lo tomar uma atitude, vai ser preciso convencimento.

Uma característica da copy – que é como chamamos o texto produzido com a técnica – é a presença de gatilhos mentais com consistência.

Tudo isso tem o objetivo de despertar a atenção do usuário, mantendo-o engajado durante todo o conteúdo. 

Afinal, você não vai querer que o Lead deixe a sua Landing Page sem ao menos ter lido sobre os benefícios do seu produto, não é mesmo?

Por isso, você precisa começar a prender a atenção dele logo no título. E é o que eu fiz com você.

Olha só há quanto tempo você está nessa página, querendo entender mais do assunto!

Outro ponto a ser levado em consideração é que a copy também precisa ser clara, direta e entregar valor ao leitor. 

Muita atenção aqui: não adianta utilizar um título “matador” e depois enrolar ao longo do texto.

Até porque a copy tem como característica o uso de frases mais curtas, facilitando o entendimento do leitor. 

Isso não significa que você só possa utilizar a técnica em conteúdos de poucas palavras – até mesmo porque um bom copy vai contribuir (e muito) com a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Mas é importante ser coerente com o que prometeu. Caso contrário, o tempo de permanência nas páginas será baixo, comprometendo os seus resultados.

Uma copy bem estruturada também vai somar à sua estratégia de SEO (Search Engine Optimization), pois, enquanto o SEO tem o foco de posicionar, o Copywriting mantém esse Visitante engajado, através de um conteúdo persuasivo.

Um conteúdo sem copywriting é prejuízo!

Você pode ter um conteúdo bem estruturado e sem erros, mas pouco envolvente.

Pode ter um bom layout, mas não utilizar o call to action certo e perder a oportunidade de conseguir uma nova conversão.

E é por isso que é tão importante aliar o copywriting ao Marketing de Conteúdo.

Copywriting e SEO: como eles conversam

Utilizar o copywriting na estratégia de SEO fará com que os seus conteúdos sejam melhor direcionados e resolvam, de fato, os problemas dos Visitantes.

A intenção é fazer com que este visitante retorne, consumindo cada vez mais os seus conteúdos e construindo a confiança necessária para se tornar um cliente no futuro.

As técnicas de Copywriting não só vão contribuir para melhorar as suas métricas de permanência na página, como vai influenciar também suas taxas de conversão.

Pense comigo: pode ser que você tenha um conteúdo bem posicionado para uma determinada palavra-chave e um grande volume de acessos, mas uma baixíssima taxa de conversão destes visitantes em Leads.

O ajuste do texto, utilizando técnicas de copywriting, pode ser um caminho para mudar esse cenário. Fazendo com que esse conteúdo, além de bem ranqueado, gere conversões.

Mas para isso é muito importante sempre definir qual é o principal objetivo com aquele conteúdo: trazer mais visitantes para o seu site, gerar Leads, fomentar um pedido de orçamento…?

É a partir dessa resposta que será possível alinhar a copy às expectativas.

Olha aí como essa dupla precisa trabalhar juntinha!

Copywriting x Redação Publicitária: quais as diferenças entre os dois?

Muitas pessoas ainda têm dificuldade em entender qual a diferença entre Copywriting e a Redação Publicitária.

Bom, é muito mais simples do que você imagina! Isso porque o Copywriting possui uma característica persuasiva muito maior.

Nesse ponto você pode me questionar: “tá bom, mas uma redação publicitária também pode ser persuasiva, né?”

E sim, pode! A diferença é que, no caso do Copywriting, o uso dos CTAs é muito mais presente.

Nem toda redação publicitária é persuasiva, mas toda copy será! Pois ela está ali com uma única finalidade: fazer com que o leitor execute a ação pretendida.

Inclusive, ela é excelente para conduzir processos mais demorados, de conquista e educação do Lead, pois ela fará esse papel de conduzi-lo a cada avanço de consciência. Do aprendizado inicial, pela descoberta do problema e até a decisão de compra.

É justamente nesse ponto que se consegue perceber com mais clareza a diferença entre as duas práticas de escrita.

Aplicando o Copywriting em um conteúdo sobre produto

Mas chega de teoria, vamos falar um pouco sobre como você pode colocar em prática essas técnicas de Copywriting!

Uma copy efetiva pode ser construída a partir de 6 características principais:

Mas relaxa, tá? Não é preciso utilizar todos em um mesmo conteúdo! Foque no seu objetivo principal.

Combinando alguns desses elementos, somado à uma escrita criativa, já é possível construir uma excelente copy.

Mas para você terminar a leitura deste artigo ainda mais fera. Vou te mostrar agora um passo a passo de como construir uma copy irresistível!

1) Capturar o interesse

Esse é o princípio de qualquer estratégia de Marketing de Conteúdo. Para o Copywriting, é ainda mais importante.

Você precisa criar um conteúdo envolvente, que prenda a atenção do leitor até o final. Por isso, se você conta com um redator, é muito importante ter um briefing de conteúdo para conduzir o processo de escrita.

É o briefing que vai nortear a escrita do texto – seja ele um artigo ou uma Landing Page – , ajudando o redator a entender o objetivo do texto para que ele possa escolher as palavras certas.

Uma estratégia muito utilizada para capturar o interesse do leitor é não entregar todo o conteúdo de uma vez, mas construir essa entrega ao longo do texto e falando sempre sobre o que você ainda vai apresentar. Isso deixa o leitor curioso para prosseguir com a leitura!

2) Apresentar os benefícios

No momento que você consegue prender a atenção de seu leitor com uma introdução incrível, é hora de apresentar todos os benefícios que o seu produto pode oferecer a ele.

Entenda: trazer as características e as funcionalidades não significa apresentar os benefícios!

Nesta etapa, você precisa realmente explicar quais as transformações seu produto pode trazer na vida do seu leitor.

3) Provar que o produto funciona e traz mesmo tais vantagens

Você já chamou a atenção do seu visitante e já apresentou todos os benefícios que seu produto pode oferecer. O leitor já está, provavelmente, interessado.

Nesta etapa, você precisa convencê-lo que o seu produto é capaz de tais transformações, e que ele é o melhor (ou o único) capaz de oferecer isso.

Por isso, foque em mostrar os resultados obtidos por outras pessoas que já utilizaram seu produto. Essa é a hora de contar com os depoimentos de clientes e cases de sucesso

A imagem mostra dois depoimentos de clientes da Conexorama que estão na página de Orçamento. Esses depoimentos são provas sociais do serviço prestado pela agência

4) Mostrar a transformação

Mostrar a transformação significa apresentar como será a vida de quem comprar seu produto.

Fazer com que seu visitante se imagine em uma realidade completamente diferente, tudo por causa da solução que você ofereceu a ele, pode ser a tacada final para convencê-lo a converter!

5) Chamar para a ação!

Por fim, depois de conduzir seu visitante por todas as etapas anteriores, é o momento de chamá-lo para ação!

Seja claro e diga exatamente o que você quer que o visitante faça. É a melhor forma de ter sucesso!

Como ser um copywriter

Agora que você já sabe tudo sobre copywriting, sem dúvidas vai querer aplicar em suas estratégias e se tornar um copywriter – como são chamados os especialistas na técnica.

E para te ajudar nesse processo de estudo, recomendamos um dos nossos materiais ricos sobre o assunto.

Ele vai aprofundar ainda mais o seu conhecimento em tudo o que foi abordado ao longo do artigo.


E não deixe de praticar! É a prática que vai levar você a entender cada vez mais sobre o assunto e desenvolver excelentes copys!

E caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe de compartilhar ela em nossos comentários. Vai ser um prazer responder!

O que é copywriting?

O Copywriting é o que não pode faltar nos seus conteúdos! É uma técnica de escrita persuasiva, que tem como foco principal a geração de vendas. 

Uma característica da copy – que é como chamamos o texto produzido com a técnica – é a presença de gatilhos mentais com consistência.

Copywriting x Redação Publicitária: quais as diferenças entre os dois?

O Copywriting possui uma característica persuasiva muito maior. Nem toda redação publicitária é persuasiva, mas toda copy será! Pois ela está ali com uma única finalidade: fazer com que o leitor execute a ação pretendida.

Como criar uma copy?

Uma copy efetiva pode ser construída a partir de 6 características principais:
Criação de um senso de urgência;
Aproximação ao leitor para criar uma conexão;
Chamadas específicas, com listas ou prazos;
Oferta capaz de solucionar um problema ou trazer uma transformação na vida do leitor;
Call to action indicando exatamente o que você quer que o usuário faça;
Desenvolver um sentimento de perda caso deixe de fazer o que você pretende.

Content

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Correia Guedes
Pedro Correia Guedes
6 anos atrás

Saber fazer um bom Copywriting diz muito sobre a capacidade de quem escreve de sair da própria zona de conforto e fazer parte do mundo da persona objetificada, além de colocar a prova o poder de síntese de quem escreve. Bom artigo.

giovannicarus
giovannicarus
6 anos atrás

Com certeza, Pedro!

Se colocar no lugar de seus Leads é o melhor caminho para trazer mais conversões. Conheça quem é sua Persona de verdade e tudo fica mais fácil.

Obrigado por suas considerações!

Patricia
Patricia
3 anos atrás

Ótimo conteúdo, parabéns pelo site! Obrigada por compartilhar informações qualidade!

Edson Adolfo Mendes
Edson Adolfo Mendes
2 anos atrás

Batante informativo. Obrigado!

Edson Adolfo Mendes
Edson Adolfo Mendes
2 anos atrás

Olá Lais
Muito proveitoso o texto. Aprendendo o copy..

plugins premium WordPress
5
0
Would love your thoughts, please comment.x