Blog, Marketing de Conteúdo,

Agência Inbound: quais os prós e contras de contratar

Por Ana Mendes em 8 de agosto de 2018
Neste artigo, elaboramos uma lista com os prós e os contras de contratar uma Agência Inbound para a sua empresa!
Leitura de 5 minutos
Agência Inbound: quais os prós e contras de contratar
5 (100%) 1 vote

Você provavelmente já ouviu ou leu algum case de sucesso com o resultados alcançados por uma Agência Inbound. E, de fato, quando estratégias são traçadas e executadas de forma correta, pode-se conquistar muitas metas e objetivos com o Inbound Marketing – desde reconhecimento de marca até aumento de vendas.

No entanto, antes de dar início a um projeto de Inbound Marketing, é preciso analisar se a sua empresa está realmente. E, para isso, nada melhor do que uma lista de prós e contras!

Então, se você está pensando em contratar uma Agência Inbound, mas ainda não está muito certo se essa é a melhor decisão, acompanhe este artigo!

Vamos lá?

Vantagens de contratar uma Agência Inbound

Redução de custos

Quando se trata de custos, contratar uma Agência de Inbound Marketing é, com certeza, a melhor alternativa.

Isso porque o Marketing Digital está ficando mais e mais complexo com o passar do tempo. E, muitas vezes, contratar todos os softwares necessários para fazer um bom trabalho já é um investimento considerável. Além disso, você também precisa levar em conta os cursos de selecionar profissionais competentes ou treinar sua equipe para que eles aprendam a utilizar todas essas ferramentas.

Ao contratar uma Agência Inbound, todos esses serviços, softwares e profissionais já estão incluídos no pacote. Prático, não?

Tem uma equipe completa e experiente à disposição

Na maioria das vezes, uma Agência de Inbound Marketing possui uma equipe de especialistas no assunto. Aqui na Conexorama, por exemplo, contamos com especialistas nas áreas de Planejamento, Conteúdo, Social Media, Design, Links Patrocinados, Customer Success, entre outras.

Todos esses conhecimentos individuais, quando aplicados de forma integrada em uma estratégia de Inbound Marketing, resulta em um trabalho muito mais qualificado e preciso. Conseguimos aplicar metodologias e testar novos processos, sempre em busca de melhorias. E tudo isso com completa propriedade dos assuntos.

Já imaginou montar uma equipe assim no setor de Marketing da sua empresa?

Alcança resultados mais rápidos

Independente de qual objetivo você busque com o Inbound Marketing, é bem provável que uma agência conseguirá alcançá-lo mais rapidamente. Isso porque as agências lidam, há bastante tempo, com diversos clientes. Logo, elas têm conhecimento das melhores práticas, das estratégias funcionam – e, principalmente, as que não funcionam.

Sabe todos aqueles testes que você vai levar meses para fazer, até adequar os melhores processos para o seu negócio? Uma Agência Inbound já fez todos eles e já sabe quais obtêm os melhores resultados. 😉

Análise de resultados mais assertiva

Como você sabe se está indo realmente para o caminho certo?

Definir, criar e executar boas estratégias de Inbound Marketing é um trabalho que só uma equipe competente é capaz de fazer. No entanto, mesmo assim, você só vai ter certeza absoluta de que aquelas ações estão dando certo se você estabelecer indicadores (chamados de KPIs) para medir os resultados.

Na rotina de uma Agência Inbound, é comum encontrar profissionais analisando gráficos, tabelas e outras métricas, a fim de descobrir os resultados de todas as campanhas. Afinal, é preciso dizer exatamente como foram gastos os recursos financeiros investidos por cada cliente.

Se você não tiver uma equipe especializada no assunto para dar esse apoio a você, é bem possível que você analise resultados de maneira superficial e acabe caindo nas conhecidas “métricas de vaidade” (que parecem boas, mas em nada contribuem para as vendas na sua empresa).

Mantém você focado no que realmente importa

Independente da sua área de atuação, acredito que exista uma grande concorrência no mercado. E para se tornar líder, você precisa dedicar todos os seus esforços (tanto de tempo quanto de mão de obra) nesta atividade.

Já imaginou dividir todos esses recursos para desenvolver uma robusta equipe interna de Marketing? O investimento será grande e os resultados a longo prazo. Por isso, é sempre mais interessante focar no que realmente importa: sua área de atuação.

Quando não contratar uma Agência Inbound?

Se não tiver um colaborador focado no Marketing

O trabalho de Inbound Marketing, ainda que realizado por uma Agência Inbound, precisa de um respaldo da sua empresa. Do contrário, o trabalho não fluirá da maneira correta e você não alcançar os resultados pretendidos.

Principalmente no início, até conseguir estabelecer uma rotina produtiva para ambas as partes, serão necessárias reuniões e conversas para alinhar pontos importantes. E mesmo durante o trabalho, aprovações e feedbacks serão imprescindíveis.

Por isso, antes de contratar uma Agência Inbound, tenha um profissional designado para essa área. Ele será a ponte entre a agência e a sua empresa.

Se deseja resultados muito rápidos

O Inbound Marketing é uma metodologia que acredita muito na atração e no relacionamento com os seus Leads. E como você sabe, a confiança de uma marca é construída aos poucos. Logo, se você deseja obter resultados em um curto prazo, talvez o Inbound Marketing não seja a estratégia mais apropriada para o seu negócio.

Se não acredita na metodologia

Você concorda que é muito difícil convencer do contrário alguém que está determinado a acreditar que determinada estratégia não funciona? E isso fica ainda mais evidente quando se trata de Inbound Marketing, no qual o resultados acontecem pouco a pouco.

Por isso, busque conhecer um pouco mais sobre os preceitos do Inbound Marketing, quais resultados que costumam ser alcançados e se realmente você acredita que pode obter benefícios das estratégias aplicadas.

Caso acredite, não deixe para depois e comece o quanto antes a pesquisar quais são as Agências de Inbound Marketing que melhor atenderão suas necessidades! 😉

Pronto! Agora você já tem uma lista completa de prós e contras para analisar antes de contratar uma Agência Inbound! Caso tenha sentido falta de alguma informação, faça suas perguntas nos comentários que a gente esclarece para você. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Mendes

Ana Mendes

Jornalista se enveredando pelas áreas do Marketing Digital. Sonha um dia em resgatar todos os animais de rua.
Ana Mendes