1) Visitantes Qualificados, Blog, Links Patrocinados,

Por que meus anúncios não conseguem converter no Facebook?

Por Giovanni Carus em 2 de junho de 2017
Vamos explicar por que você não consegue converter seus Leads nas suas campanhas de Ads no Facebook e como corrigir isso. Confira!
Por que meus anúncios não conseguem converter no Facebook?
5 (100%) 3 votes

Não existe plataforma que ofereça mais em termos de segmentação granular de público que o Facebook – e agora também, o Instagram. Com mais de 1,5 bilhões de usuários, a rede social tem os melhores anúncios para investir. Mas como obter conversões no Facebook?

Mesmo assim, tenho visto frustração e confusão em outros profissionais do ramo, que não conseguem alcançar resultados positivos e mensuráveis nas suas campanhas de Ads no Facebook.

Para desmistificar esses problemas, vamos explicar neste artigo porque você não consegue converter seus Leads no Facebook e como corrigir isso. Vamos lá?

Escolha o tipo de campanha certa

Na prática, qualquer tipo de campanha pode levar a uma conversão. Atualmente existem mais de 12 tipo de campanhas que o Facebook Ads oferece para atingir esse objetivo. Em tese, a IA do Face há de direcionar seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de converterem se você escolher a campanha de “conversões no site”. Porém, como nem tudo é perfeito, você corre o risco de torrar dinheiro, pois o Face cobra por impressão de anúncio nas campanhas de conversão.

O ideal é ter no mínimo umas 50 conversões marcadas antes de usar essa, para que a IA tenha uma base estatística de análise com o o público que realmente converte. Se você tiver com um custo de conversão muito alto para chegar nessa base, poderá optar pela campanhas de “cliques para o site”, já que neste caso a IA há de mostrar anúncios para as pessoas com maior probabilidade de clicar no anúncio e sua cobrança é feita por clique.  O importante aqui é encontrar o equilíbrio que há de fazer seu dinheiro render mais.

Público-alvo: você está mirando nas pessoas certas?

Sim, você precisa construir uma base primeiro e, sim, engajamento de fãs sempre ajuda a melhorar conversões futuras. Mas o fato é que, se você quer anúncios que convertam no Facebook, você precisa mirar seus fãs de forma efetiva.

Ou seja, se você quer segmentar para, digamos, clientes atuais de uma bandeira de cartão de crédito, seus esforços não podem ser gastos com aqueles que nunca tiveram esse produto, não concorda?

Por isso, para conseguir um público qualificado, você deve aplicar em sua segmentação algo que se chama direcionamento detalhado.

Com ele, você pode definir muitos traços do seu público, que vão ajudar você a alcançar quem você procura e, assim, conseguir mais conversões.

A Síndrome da Propaganda da Liga dos Campeões da UEFA

Para quem não está familiarizado, a Liga dos Campeões da UEFA é a grande competição do futebol europeu. A final está para acontecer e é um evento onde mais de 200 milhões de pessoas no mundo param para assistir. O potencial de divulgação para essa quantidade de pessoas é incrível. Por isso, as estimativas de custo para o bloco de 3 minutos e meio de intervalo do jogo são de até £8 milhões no total.

Sendo assim, você pode pensar: “Se eu posso acertar milhões de pessoas com meus anúncios no Facebook, por qual motivo eu não faria isso?”.

Simples. Porque se as pessoas são curiosas e isso vai te levar à falência.

Cada clique em seu anúncio no Facebook significa um custo. As pessoas pode não se interessar pelo o que você oferece, mas gostaram da forma que você fez isso. Se elas passarem pelo seu site sem converter, é o pior pesadelo de quem anuncia pela Internet, de modo geral.

Quanto menor e mais relevante o público, melhor sua performance. Você tem uma fração de segundo para atrair a atenção de um possível cliente. Se ele ver algo que não acrescenta em nada para seus objetivos, ele vai seguir em frente e adeus, conversão.

O que nos leva ao próximo ponto.

Seja visualmente atrativo

Seu cérebro processa imagens em 13 milissegundos. Por isso que o Facebook e o Instagram deixaram o conteúdo visual tão popular. E é por isso que uma imagem com mais de 20% de texto em sua área recebe menos ou nenhuma veiculação, pelas políticas do Facebook: ninguém quer um feed de notícias com publicidade para todos os lados.

Daí que uma regra básica pode ser colocada em termos: no Facebook, pense primeiro como membro, depois como negócio. Cada usuário ali está no modo social e não procurando por produtos.

Sendo mais objetivo, sobre publicidade no Facebook, menos literalmente é mais.

Teste suas imagens

Você pode até achar que encontrou a imagem ideal para sua propaganda, mas só tem uma maneira de descobrir isso: experimentando.

Claro, existem as melhores práticas para seguir, quando falamos de Facebook e imagens, mas se não testar suposições, perdem-se oportunidades.

Ouvi várias hipóteses sobre a imagem ideal para anúncios, mulheres comuns do dia a dia, sorrisos, paisagens, etc. Mas a verdade é que ninguém sabe direito por que elas são vistas assim pelo público. O ponto principal é: sempre faça testes A/B em seus anúncios, especialmente nas imagens. Assim você pode definir qual é a melhor para onde interessa, o seu negócio.

Landing Page: cumpra a promessa pelo clique

A conversão não é feita na hora do clique, mas no preenchimento dos dados que vem após. Segmentar para o alvo perfeito, deixando a aparência de seu anúncio atraente e com uma mensagem humanizada, não vai adiantar se o cliente entrar no seu site e se não receber o que a propaganda prometia.

Botões e links estranhos. Mensagem que não é clara. Um call-to-action que não é claro. O esquema de cores e a marca parecem diferentes.

Uma página que demora para carregar – tanto no computador quanto no dispositivo móvel. Um pop-up enorme e difícil de clicar, especialmente em ambientes mobile.

Todos esse fatores levam à rejeição. Não prometa algo no anúncio que seu site não pode cumprir.

E isso é a ponta do iceberg. Para você aprender ainda mais sobre publicidade nessa rede social tão famosa, veja este artigo, com um passo-a-passo detalhado de como criar anúncios no Facebook.

Gostou do nosso artigo? Tem mais a acrescentar sobre os motivos que prejudicam a conversão no Facebook? Compartilhe com a gente! Teremos prazer em ouvir suas ideias 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus