Blog, Geração de Leads, Leads,

Entenda a importância da Apresentação Oficial para a Geração de Leads

Por Jean Vidal em 3 de agosto de 2016
Apresentação Oficial é um Material Direto que explica “tudo sobre a sua empresa (ou solução)”. Entenda quando e onde utilizar!
Leitura de 5 minutos
Entenda a importância da Apresentação Oficial para a Geração de Leads
5 (100%) 4 votes

Com o crescimento do Inbound Marketing, é visível o aumento de materiais educativos para download na internet. Hoje, arrisco dizer que é um pouco mais comum a empresa considerar que precisa participar do Inbound Marketing por algum concorrente já estar aplicando a metodologia de geração de Leads, relacionamento e vendas.

Contudo, mesmo no forte crescimento da metodologia, ainda existem “lacunas” que você precisa preencher para ter uma atuação diferenciada. Por isso, vamos mostrar uma prática muito importante que tem gerado bons Leads Oportunidades para nossos clientes, e que pode fazer a diferença na sua jornada digital. Confira!

Apresentação Oficial: oferta ou material? Direta ou indireta?

Quem está estudando ou atuando no Marketing Digital já compreendeu que estará inserido em um mundo de siglas e conceitos. Ouvirá falar de SEO, ROI, CPC, Landing Page, Leads, MOFU, entre tantos outros.

Por isso, para irmos em frente no tema desse artigo, precisaremos ter bem claro o que é uma Oferta e o que é um Material no processo de Geração de Leads. Ainda que seja simples para você, é comum vermos ainda uma confusão entre esses formatos.

Mesmo que um material esteja próximo a uma oferta, fomentamos uma separação clara, onde Oferta está ligada a uma ação com um consultor (pessoa), por exemplo, uma demonstração, uma call de vendas ou uma consultoria grátis e, por outro lado, o Material está ligado a um documento (PDFs, apresentação, planilha, vídeo) que o Lead irá baixar.

Incentivamos essa separação porque, no processo de Inbound, você precisará ter Ofertas e Materiais. Além disso, deverá cuidar para ter um bom equilíbrio entre assuntos Diretos e Indiretos.

Agora, para esse outro ponto, a diferença está apenas na estratégia do conteúdo, onde Indireto é voltado para ensinar, fomentar, educar acerca dos assuntos do seu segmento, e Direto está ligado com as soluções da sua empresa, o que você vende, quais são os seus diferenciais, quais são os seus sucessos. Esse assunto é um pouco mais longo e indico a leitura de um artigo recente que escrevemos sobre o que é um Material Direto e como ele se interliga com o Material Indireto.

O que é a Apresentação Oficial?

Entendendo o que foi dito acima, podemos concluir que a “Apresentação Oficial” é um Material Direto, ou seja, uma apresentação, normalmente em PDF, que explica tudo sobre a minha empresa ou solução.

A sua criação é muito importante, pois o Lead que baixou esse conteúdo (voltado exclusivamente para entender a sua oferta) é uma conversão possivelmente mais qualificada por ser um Lead que avançou na Jornada de Compra.

Criar a “Apresentação Oficial” normalmente é um processo um pouco mais longo do que criar um conteúdo para um eBook Indireto. Talvez pelo cuidado extra por estar falando sobre a minha empresa, mas muito por não ter em mente um script (um “índice” padrão que poderia seguir). Aqui na agência, já vimos várias empresas vencerem com dificuldades essa etapa do processo.

Assim, listamos o que deve ter nessa Apresentação Oficial:

• Uma breve introdução;
• Um pequeno texto contando sobre a empresa;
• Valores, missão e visão (é opcional);
• O que faz/oferece/produtos;
• A quem se destina;
• Os diferenciais (Capriche nessa parte!);
• Depoimentos de clientes e casos de sucesso;
• Finalização chamando as pessoas a entrarem em contato ou conhecer mais (ilustrando qual o próximo passo).

Esse material não precisa ser explicando tudo, mostrando cada detalhe, até porque ficaria muito extenso. Para entender até onde você deve ir, indicamos considerar o enquadramento para duas situações: voltado para que alguém de vendas possa utilizar durante uma apresentação, além de que, se um Lead for ler, (sem esse consultor de vendas) possa também ser impactado pelo conteúdo e queira dar o próximo passo no processo de compra.

Uma dica final é caprichar na arte. Você agora está vendendo a mensagem principal da sua empresa, então adicione imagens bem trabalhadas, elementos gráficos atraentes e transforme em uma apresentação de alto impacto.

Dúvidas frequentes sobre a Apresentação Oficial

A principal dúvida que recebemos é se existem outros formatos de Materiais Diretos. Por padrão, o mercado tem fomentado dois grandes tipos: um material de “Case”, que explica sobre determinado cliente e como a sua empresa (ou solução) melhorou seus resultados, e a Apresentação Oficial.

Aqui, é comum também surgir algumas dúvidas, por exemplo, por qual devo começar e se existe algum que devo focar mais. Por padrão, é indicado que você comece pela Apresentação Oficial, para que já possa citá-la na Thank You Page, que é um dos 4 formatos padrão de Landing Pages indicados para o processo de Inbound Marketing.

Além disso, uma vez criada a Apresentação Oficial, você deverá focar no crescimento de Ofertas Diretas (com foco no atendimento com o consultor) e nos Materiais Diretos como os “Casos de sucesso”.

É valido citar ainda que a Apresentação Oficial deve ser revista de tempos em tempos, afinal as soluções e propostas evoluem e, como já citamos, é importante utilizar esse material também no seu processo de vendas.

Não tenha receio de divulgar a sua Apresentação Oficial. Ela será um conversão de quem está avançado no processo de compra e poderá até ser um filtro para Leads Qualificados. Aqui na agência, focamos em divulgar na página de materiais educativos (um elemento padrão de um site Inbound), na lateral do blog e também é interessante fazer Publicidade Online (AdWords e FaceAds) diretamente para a Landing Page desse material.

E você, já criou a sua Apresentação Oficial? Deixe o seu comentário, é sempre importante pra gente ver quem está acompanhando de verdade o nosso blog. Se quiser baixar a nossa apresentação, colocamos a banner aqui abaixo. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal