*Cases de Sucesso,

Aumentamos 400% o alcance digital da TNS Nanotecnologia

Por Jean Vidal em 7 de junho de 2017
Como conseguimos aumentar o Alcance Digital da TNS: uma empresa com um termo chave, até então, pouco conhecido: nanotecnologia. Veja!
Aumentamos 400% o alcance digital da TNS Nanotecnologia
5 (100%) 3 votes

O mundo de uma Startup é repleto de incertezas. Mesmo que você seja o primeiro e, consequentemente, o líder, existe todo um mercado a ser desenvolvido, além de interesse e audiência para um termo chave que ainda não existe ou tem pouco volume de buscas.

Vivenciei esse caso quando estava na Resultados Digitais. Não existia interesse por “Inbound Marketing” no Brasil em meados de 2011. Até, na época, os poucos conteúdos publicados geravam a dúvida sobre ir pelos termos em inglês ou pela versão em português: Marketing de Entrada.

Agora, do lado de cá como Agência, constantemente, batem à nossa porta Startups que precisam percorrer esse caminho. Foi assim em julho de 2015, quando recebi o Gabriel Nunes, CEO da TNS Nanotecnologia.

De lá para cá, e aí já se passaram 2 anos fazendo Inbound Marketing, aprendemos muita coisa e tivemos resultados significativos alcançados. No artigo de hoje, vamos mostrar o mais novo case de sucesso que ajudamos a construir. Confira!

Como a TNS Nanotecnologia começou a fazer Inbound Marketing?

A TNS estava no mesmo prédio da Resultados Digitais, aqui em Florianópolis. Talvez pela proximidade, encontros e pequenos eventos que acontecem na cidade, eles optaram por contratar o RD Station.

Como já explicamos algumas vezes, um software de automação de Marketing e Vendas como o RD ajuda muito no desenvolvimento do Marketing de Resultados, mas, sozinho, sem alguém pilotando essa máquina, não leva a lugar nenhum.

No começo, como muitas empresas que procuram a gente, a TNS tentou tocar internamente o software. Mas, como toda Startup, não tinha alguém dedicado apenas ao Marketing, e sentiram a necessidade de contratar uma empresa para tirar o máximo proveito.

O pessoal da RD nos recomendou e, assim, em junho de 2015, o Gabriel, diretor geral da TNS, procurou a nossa empresa. Na época, nós ainda estávamos em um coworking, com uma equipe de 4 pessoas (hoje, somos 11).

Entender a dor de uma Startup, que refletia tanto a nossa, permitiu que fosse possível uma proposta dentro das condições de investimento que a TNS tinha no momento e, assim, começamos o atendimento em julho de 2015.

O que a TNS fechou com a nossa Agência de Inbound?

Desde o começo, fechamos um pacote full-service de Inbound Marketing. Em outras palavras, o nosso atendimento englobava:

O primeiro material indireto que lançamos foi esse que coloco a seguir. Até o revisamos, em um momento em que voltamos a atenção para ampliar e relançar conteúdos:

eBook TNS Entenda por que a indústria deve se preocupar com as bactérias

 

É válido citar que, como mostramos na página que explica como fazemos o nosso atendimento de Inbound Marketing, foi combinado com a TNS desde o começo que a produção de conteúdos seria com eles, afinal, um assunto tão técnico só poderia vir deles, que são os maiores especialistas em nanotecnologia para antimicrobianos.

Os principais resultados que alcançamos para a TNS com 2 anos de Inbound Marketing

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter percebido que sempre enfatizamos que fazer Inbound é como correr uma maratona. Não é velocidade no começo, não é sair fazendo tudo. Mas fazer o necessário com constância e qualidade e seguir em frente, para construir os resultados.

Para a Conexorama, esse ponto fica muito claro quando avaliamos o que já conquistamos para a TNS nessa jornada. Vitórias como:

50 mil Visitantes Orgânicos

Como nossos clientes citam, nós cobramos mesmo a entrega do artigo da semana. O blog não pode parar, tem que ter um ritmo (pelo menos, um artigo por semana), pois isso é fator de ranqueamento, é manter a perenidade. É como se o Google “separasse as crianças dos adultos”, ou seja, quem se mantiver firme, constante, conquista grandes resultados.

Quando você leu “50 mil visitantes orgânicos”, se for uma pessoa analítica, logo divide 50 mil por 24 meses e teria a média de, aproximadamente, 2 mil visitantes por mês. Contudo, não é bem assim o resultado real, como mostramos no gráfico:

Durante muito tempo, o blog não gera um grande resultado. No entanto, chega o momento em que uma barreira é ultrapassada e os resultados entram em curva de ascensão. Assim, alcançamos esses números com o apoio e a persistência da TNS no Marketing de Conteúdo.

400% de crescimento no Alcance Digital

Só trazer visitantes não é sinônimo de resultados. É preciso gerar um alcance digital, pessoas que podem ser impactadas pela sua mensagem, seja via Redes Sociais ou base de Leads.

Quando começamos a atender a TNS, tínhamos um alcance menor que 2.000 pessoas sendo impactadas. No avanço dos trabalhos, passamos de 8.000 pessoas, e a tendência é que essa curva se acentue cada vez mais.

Lembrando que “Nanotecnologia para antimicrobianos” é um assunto de nicho, para indústrias. Assim, o crescimento do alcance digital é muito maior, já que não é um tema “popular”, é específico.

Curva na Geração de Leads

Cruzando os dados: curva de visitantes orgânicos x crescimento do alcance digital, podemos verificar outro gráfico que demonstra o sucesso, ou seja, a geração de Leads da TNS, e o crescimento acentuado que estamos desenvolvendo:

Como podemos observar, tivemos saltos em alguns períodos, sem seguir um padrão. Esses saltos chamamos de aprendizados, da onde tiramos conclusões do que traz resultado, para podermos reaplicar em massa.

Por falar em aprendizado, o próximo item fez com que mudássemos até o nosso modo de ofertar Inbound Marketing.

Aumento na solicitação de atendimentos

No final, o que toda empresa busca é aumentar as suas vendas. Para isso, ela precisa aumentar a quantidade de solicitações de atendimento (orçamento, trial, o que for ligado ao seu produto), para que a equipe de vendas assuma.

Nesse contexto, a TNS apostou novamente na gente, aceitando fazer um novo investimento, para criamos um Vídeo Explicativo. Assim, no final do ano passado, o lançamos, contando sobre a TNS e suas soluções. Dê play para conhecer o resultado final:

Fazer um vídeo é adicionar uma ação curinga. Além de ajudar na hora de explicar em alguns segundos qual é a proposta de valor da sua empresa, ainda será divulgado na Home do site (ajudando no SEO) e na Thank You Page dos materiais ricos, como mostramos nesse print:

É na Thank You Page, um dos modelos de Landing Page que utilizamos no nosso Inbound e para todos os nossos clientes, que você entrega o link final do eBook e aproveita para mostrar uma chamada extra, uma oferta para o Lead “solicitar um atendimento”.

Com o vídeo nesta página, aumentamos muito a taxa de pedidos de atendimento. Avaliamos o resultado de uma das Thank You Pages que, antes de ter o vídeo, quase não tinha conversões no formulário, e nos surpreendemos, pois passou a ter Leads pedindo atendimento constantemente.

Quando observamos que isso era um padrão: Thank You Page com Vídeo Explicativo aumenta muito a taxa de conversão, mudamos nosso modo de fazer Inbound e, agora, todos os novos clientes precisam ter um vídeo (ou contratar com a gente), pois faz parte da Metodologia do Inbound Marketing.

A beleza do Marketing da TNS

Como oferecemos serviços e nosso trabalho é constante, temos muito contato com nossos clientes e acabamos desenvolvendo uma amizade. Foi assim com o Gabriel Nunes, que sempre indicou a gente para os empresários que têm contato.

Essas indicações são muito gratificantes, pois é um sinal de que confia muito no nosso trabalho. E quando converso com esses contatos, consigo ter uma nova alegria. Todos falam o quanto é de ponta e o quanto é bonito o trabalho do Marketing da TNS.

Seja pelas criações dos eBooks que ficam com um aspecto bem desenvolvido (que é um dos nosso pilares: apresentações impactantes), seja pelo novo site que a TNS lançou no caminho, que ficou ótimo também, mas arrisco dizer que essa beleza está também no avanço da qualidade do Marketing de Conteúdo.

Quando começaram, os primeiros artigos e materiais ricos eram mais fracos. Hoje, a equipe do Marketing está aprendendo cada vez mais o impacto da melhor produção de conteúdo.

Só tenho a agradecer à TNS, ao Gabriel e à sua equipe pela integração e por todo esse tempo juntos. Criamos um novo case, ajudamos mais uma empresa a crescer, gerar renda, empregos e impactar o mercado com suas soluções. Essa é a felicidade final do nosso trabalho!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal