*Cases de Sucesso,

Aumentamos em 800% o alcance digital da Visto Sistemas

Por Jean Vidal em 6 de dezembro de 2017
A Visto Sistemas tem um público-alvo extremamente seleto. Com nossa ajuda, conseguimos um aumento de 800% no seu alcance digital!
Leitura de 7 minutos
Aumentamos em 800% o alcance digital da Visto Sistemas
5 (100%) 2 votes

Sempre gostamos muito de atender o modelo de Saas (do inglês “software as a service”). Talvez por isso mesmo que fomos campeões no prêmio Agência de Resultados, na categoria Melhor Campanha Integrada entre Marketing e Vendas, justamente com um software – no caso, com outro cliente nosso, Meu Crediário.

Contudo, como já comentamos em outros cases, existem nichos que são (extra) desafiadores e assim é pra gente no atendimento da Visto Sistemas, que tem soluções para a cadeia de fornecimento da área de saúde. É extremamente delimitado.

Por isso, com um orgulho tremendo, com o gosto de superação diante de um grande desafio, que vamos mostrar no artigo de hoje os detalhes do nosso novo case de sucesso em Inbound Marketing. Confira!

Como a Visto Sistemas começou a fazer Inbound Marketing?

A VM System e a Calisto já eram duas empresas consolidadas no mercado quando optaram por fazer uma fusão, em julho de 2016, nascendo assim a Visto Sistemas.

Quando fomos abordados por eles, ficou claro pra gente como chegaram (e se interessaram) pela nossa proposta. Um dos diretores da VM System tinha, como vizinho de porta, outro case de Inbound nosso, a Acorde Cultural. Renato Michelsohn, sócio-diretor da Acorde, sempre elogiava os nossos serviços.

Além disso, o pessoal da Calisto, através da Acate, já conhecia um pouco o nosso renome. A Conexorama estava (e arrisco dizer que continua) em ascensão aqui em Floripa, com os prêmios que tínhamos recebido no RD Summit.

Foi solicitada uma reunião para entenderem a nossa proposta. Fizemos o encontro presencial na bonita sede da Visto aqui em Floripa, onde me reuni com os diretores e mostramos o nosso método de aplicar Inbound Marketing.

Uma vez gerada a proposta, a Visto não teve dúvidas, fechando o contrato de permanência mínima de 12 meses. Começamos a atender a conta na primeira semana de outubro de 2016, completando 14 meses de Inbound (e esperamos continuar juntos por muito tempo mais).

O que a Visto Sistemas fechou com a nossa Agência de Inbound?

Alinhamos o processo full-service de Inbound Marketing, onde o nosso atendimento continha as seguintes atividades:

  • Gestão de Publicidade Online (Google AdWords, Facebook Ads e até LinkedIn Ads);
  • Gestão do Marketing de Conteúdo, com o controle de pauta, atualização de artigos no blog (em WordPress), otimização (SEO) e administração da Jornada de Compra das Personas;
  • Gestão de Redes Sociais, especificamente no Facebook, Twitter e o LinkedIn (principalmente fazendo um trabalho de formiguinha nos grupos no LinkedIn);
  • Foi combinado também o lançamento de um material rico por mês, considerando a adaptação do texto (reflexo dos conteúdos do blog), diagramação, criação de Landing Pages (com os modelos de Landing Page que utilizamos em nosso processo) e CTA (banners) de lançamento dos materiais;
  • Também a gestão de e-mail marketing, nutrição de Leads, automações e debates acerca de Lead Qualificado, Oportunidade. Além de integrações com o RD Station;
  • Por fim, foram estabelecidas as rotinas de relatórios (semanal e mensal), reuniões, canais de atendimento e RTS (Revisão Trimestral de Sucesso) uma novidade que aplicamos no atendimento em meados de 2017.

O primeiro material que lançamos foi a Apresentação Oficial. Essa peça faz parte do nosso modo de aplicar Inbound, onde sempre começamos com um primeiro material mais direto, que explique tudo sobre a empresa.

Visto Sistemas CTA

Iniciar assim, com um material mais comercial, é muito importante depois no desenvolvimento das nutrições e definição de Lead Qualificado. Uma vez vencido isso e já com o blog operando na velocidade ideal, seguimos com a produção dos demais conteúdos educativos.

Resultados que alçamos de Inbound Marketing para a Visto Sistemas:

A parte difícil de avaliar o crescimento através do Inbound nesse cliente é que não existia praticamente nenhuma atuação digital anterior aos nossos serviços prestados.

Por um lado, é sempre bom começar um projeto novo, com liberdade de criação. Por outro, não é justo avaliar resultados comparando com períodos anteriores às nossas atividades, já que os valores de crescimento seriam exorbitantes.

Nesse caso, o melhor é conferir o crescimento mês a mês – o que é, de certo modo, justamente o que pregamos na nossa cultura.

Aumentamos em 800% a média de Visitantes no mês:

Visto Sistemas Visitantes

Quando começamos a fazer Inbound, tínhamos a média de 500 visitantes mês. Depois da caminhada de um ano, ultrapassamos já três níveis acima, chegando até mais de 4.000 visitantes / mês. Comparativamente aos primeiros períodos, isso dá um crescimento de 800% dos visitantes / mês no site.

Visto Sistemas canais

Outro ponto interessante é entender o impacto nas fontes no crescimento de visitantes.

Por exemplo, algumas conquistas menores, como o crescimento de visitantes através do e-mail marketing (em laranja), significam o quanto a base está cada vez mais engajada com o Marketing de Conteúdo.

A ascensão de outros canais, como o tráfego direto, significa o quanto a marca está se consolidando (se fixando na mente do público). Assim, os visitantes estão cada vez mais digitando a URL do site direto no próprio navegador.

E por fim, meu caro leitor, você deve estar se perguntando porque um crescimento tão acentuado em display (que é essa parte em roxo). A fonte display significa que os visitantes vieram da rede de banners no Google AdWords.

Essa parte no gráfico fica acentuada nos últimos meses. Do mesmo modo que existe a curva para cima, estamos tendo para baixo. Os detalhes vão ficar mais claros quando olharmos os ganhos com anunciar no Google.

Visto Sistemas Analytics

Sempre comentamos a importância de anunciar com o foco em custo por Lead. Aqui é normal fazermos campanhas para os eBooks. Contudo, quando trabalhamos com nichos tão específicos, não existem grandes demandas (volume de buscas dos assuntos ligados a empresa).

Apesar de existir outros caminhos (como o Facebook Ads e LinkedIn Ads, plataformas de publicidade online que estamos utilizando no atendimento dessa conta), insistimos no AdWords e chegamos ao um grande case de sucesso na Rede de Display.

Pra quem está familiarizado, sabe que anunciar com banners em outros sites costumam gerar bastante visitantes, só que tendem a ser visitantes “sujos”, sem ser o público alvo. Nesse caso, para entendermos quem são os visitantes, geramos display para os materiais ricos.

A vitória pra gente foi justamente conseguir, além de manter a qualidade, manter um custo por Lead no Display (R$10,95) tão próximo ao custo no Search (R$8,03). Isso permite escalonar o crescimento de Leads e dar liberdade para o cliente que é de nicho.

Nos últimos meses, temos conseguido diminuir o consumo em Display, mas aumentando ainda mais a taxa de conversão, permanecendo um crescimento linear na geração de Leads.

Estamos crescendo seguidamente por 12 meses a geração de Leads

Você deve ter observado no gráfico de visitantes que o display andou oscilando na quantidade de visitantes nos últimos meses, certo? Só que isso foi possível através da otimização (significa que foi possível gastar menos nessa frente e trazer o mesmo resultado).

Como somos uma agência de funil, nosso foco não só aumentar visitantes, mas sim aumentar o alcance digital (Leads / Oportunidades) para equipe dos nossos clientes.

Por isso que é comum (e muito legal) conseguirmos manter uma curva muito bacana de crescimento linear de geração de Leads, sempre com um mês melhor que o outro.

Visto Sistemas mes a mes

Outro ponto chave que observamos é o crescimento de canais nesse processo de geração de Leads, como por exemplo a busca orgânica (visitantes naturais do Google), que está dando saltos na geração de contatos para a base.

Visto Sistemas canais mes a mes

O Inbound é assim, uma maratona. Quanto mais conseguirmos manter o ritmo, manter a constância, mais longe vamos. Os dados que identificamos representam justamente isso.

O Marketing de Conteúdo para a cadeia de fornecimento da área de saúde

Para finalizarmos, um efeito colateral que observamos é justamente o impacto do Marketing de Conteúdo para o setor do cliente, que é carente de players dedicados a conteúdos de qualidade.

Nesse sentido, o blog do cliente está cada vez mais recebendo interações, sem contar as diversas vezes que até quem já é cliente da empresa acaba aproveitando os debates iniciados no blog da Visto Sistemas.

Pra gente, esse é um tremendo ganho, já que blinda a empresa da concorrência, gera uma audiência apaixonada e potencializa o crescimento no Google.

Aproveitando o ensejo, gostaria de agradecer ao pessoal da Visto, em especial ao Daniel e a Márcia, pela parceria, empenho e disponibilidade, para que juntos (nossas equipes) possam construir um verdadeiro caso de sucesso de Inbound e pelo depoimento. 😀

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal