*Cases de Sucesso,

Aumentamos em 250% a geração de Leads da Fornari Indústria nos últimos 6 meses

Por Jean Vidal em 15 de dezembro de 2016
Mostramos conquistas que estamos desenvolvendo no setor industrial, e como a Fornari está criando um posicionamento como autoridade. Veja!
Aumentamos em 250% a geração de Leads da Fornari Indústria nos últimos 6 meses
5 (100%) 2 votes

É do conhecimento de todos que o Brasil (ainda com todos os seus problemas de infraestrutura) é uma potência no Agronegócio. E não por menos, temos um país continental, com todo tipo de condição climática para desenvolvimento de negócios no campo, além de exportarmos para o mundo todo.

Em contrapartida, ainda é comum um preconceito sobre o campo, acreditando que não estão conectados ou habituados a internet, o que não condiz com a realidade, já que todo tipo de tecnologia está cada vez mais presente na vida do campo.

Talvez por isso, para quem olha de fora, é comum a opinião sobre quem atua (vende) para grandes produtores rurais não precise fazer Marketing Digital de Resultados. Só que a realidade é bem diferente. E estamos aprendendo com o nosso cliente Fornari Indústria a importância de um posicionamento digital no crescimento dos negócios.

No artigo de hoje, vamos mostrar aqui algumas conquistas que estamos desenvolvendo no setor industrial, e como sua empresa está criando um posicionamento como autoridade em um mercado com tanto potencial.

Decisão chave:
Fazer o “dever de casa”

Esse foi o ponto principal desde o processo de vendas, quando a Luciane, Diretora da Fornari entrou em contato conosco, através da indicação de outro cliente querido nosso (e defensor do processo Inbound).

Em nossa conversa ficou claro que o que buscavam era fazer o dever de casa, ter uma presença digital que impactasse no crescimento do negócio. Também precisavam desde o começo de um site novo, mas entenderam que apenas atualizar o site não trariam grandes resultados.

Enfatizo também que algumas entidades, como a Endeavor e o Sebrae, tem sido grandes incentivadores do conhecimento sobre o novo marketing, quebrando conceitos antigos e a inatividade digital das indústrias no Brasil.

Assim, no final de 2015, alinhados todos os pontos, assinamos o contrato e começamos o seu atendimento. Foi combinado que o primeiro desafio seria produzir um site Inbound, com o foco de facilitar o processo de orçamento rápido, sem deixar de mostrar os conteúdos do blog e materiais educativos lançados.

Trabalhamos com muito cuidado na criação do site novo da Fornari, lançando oficialmente no dia 4 de março de 2016. Na ocasião, não me contive e tive que comemorar com uma postagem no meu Facebook. 😛

captura-de-tela-2016-12-13-as-18-51-09

Adjunto a criação do site, foi contratado conosco o projeto Inbound contendo:

– Para Atrair Visitantes: Blog, Redes Sociais, Publicidade Online (AdWords e FaceAds) e SEO (otimização para melhorar o posicionamento orgânico no Google);
– Para gerar Leads: Adaptação dos conteúdos do Blog para Materiais Educativos, Diagramação, Criação de Landing Pages e CTAs (call-to-action) para divulgação dos materiais;
– Para relacionamento: Rotina de e-mail marketing semanal, criação de Nutrições de Leads ligado ao lançamento dos novos materiais e segmentações da base de e-mails;
– Para vendas: Identificação de Leads MQL e SQL para abordagem comercial, alinhamento do registro de oportunidade e debates da melhoria do processo de vendas.

Cuidados no Inbound para Indústrias e resultados alcançados

Para todo cliente (quando começamos a atender) existe um processo de aprendizado na agência, afinal é um mundo novo para nós. Com a Fornari não seria diferente, afinal é uma indústria. Por exemplo, temos algumas orientações específicas que estão enraizadas cada vez mais nos cuidados do branding (percepção da marca) que aplicamos e alinhamos sempre em cada ação desenvolvida.

Para ser mais pontual, posso citar algumas orientações na parte das imagens que compõem artigos e ebooks: Por uma questão de aproximação com os clientes, buscamos trabalhar só com imagens com galinhas brancas e dentro de aviários; Além disso, todas as soluções da Fornari estão ligadas a sustentabilidade, o que precisa ser aplicado no visual demonstrando o bem estar dos animais e o cuidado com o meio ambiente.

Outro ponto importante é uma forte evolução sobre a linha editorial dos artigos do blog, aprendendo e falando cada vez mais no tom e com assuntos do interesse da Persona da Fornari Indústria, um processo diferente e com maior cuidado por se tratar da ponta da cadeia de produção.

É importante enfatizar esses pontos, porque o Marketing de Conteúdo é base do Inbound Marketing (e já falamos aqui no blog a analogia do Marketing de Conteúdo como Combustível e Palco de Teatro). Esse esforço conjunto entre cliente, agência e produtora de Conteúdo tem levado a conseguirmos manter a rotina ideal de lançamento de artigos e ebooks, o que impacta diretamente no crescimento de todos os números do Marketing Digital.

captura-de-tela-2016-12-13-as-18-46-52

Como mostramos no print do Google Analytics, quando comparados os últimos 6 meses com o mesmo período anterior, é visível um forte crescimento em visitante e Leads para o nosso cliente.

Para a Fornari Indústria, crescemos 230% os visitantes e 250% a conversão em Leads nos últimos 6 meses!

Outro gráfico complementar é um controle interno que temos em um “dashboard” de atendimento compartilhado exclusivamente com nosso cliente, onde podemos observar o crescimento praticamente linear da força de geração de Leads que vem sendo desenvolvido.

captura-de-tela-2016-12-13-as-18-43-38

Sabemos que aplicar Inbound é um desafio. Exige organização e investimento por parte do cliente. Além disso, o processo de amadurecimento do Inbound ocorre em média ao longo do primeiro e segundo ano, mostrando sinais positivos ao longo do processo.

Ensinamos constantemente o processo do Inbound Marketing

Um pilares do Inbound é o SEO (otimização para buscadores) e a indexação nas melhores posições ocorre impulsionada pela a rotina do Marketing de Conteúdo, onde manter a constância e perenidade nos lançamentos de artigos é que fará a diferença ao longo prazo.

Sempre explicamos todos os pontos, retiramos todas as dúvidas e vamos cuidando para que o cliente entenda o processo enquanto vivencia conosco. Já até escrevemos aqui no nosso blog as 5 dúvidas mais comuns que recebemos em Marketing Digital.

No caso do atendimento da Fornari, um ponto que fomentamos é na geração de Leads, onde é comum que as ofertas diretas (como a Apresentação Oficial, Orçamento, Atendimento) gerem menos Leads, mas precisamos que estes conteúdos estejam evidentes para quem está interessado em saber mais sobre as soluções da empresa (e avançar no processo de vendas). Ao longo de lançamento de novos materiais (agora indiretos, educativos) e com a Publicidade Online performando corretamente, sempre ocorre um crescimento significativo de Leads, como estamos fazendo para o nosso cliente.

Uma analogia que fazemos é que o Inbound é uma Maratona. Assim, é preciso entender que a melhor estratégia é seguir uma velocidade ideal (a mesma do início ao fim) para chegar mais longe.

Gostaria de agradecer muito a Fornari Indústria, que aposta nesse processo e confia em nossa empresa e equipe para juntos criarmos crescimento e impacto no agronegócio do nosso país. Obrigado Luciane e equipe. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal
  • Edouard Guerle

    Parabéns a vocês !! é verdade também que o SEBRAE fica um incetivo muito bom para os negócios 🙂

    • Obrigado pelo comentário Edouard. Sim, eu mesmo já tive em treinamentos do Sebrae para empreendedores (como o Empretec) e sou defensor que a instituição trabalha com o foco em ajudar o nosso ecossistema. Continue acompanhando o nosso blog 🙂

  • Celso Ricardo Salazar Valentim

    Jean, parabéns pelo case.
    Compartilho da mesma visão. Criei esse material para disseminar poucas práticas nas indústrias: https://conteudo.collabo.com.br/novo-marketing-na-industria

    Um abraço.