Blog, Design, Geração de Leads,

Boas práticas para estimular a criatividade

Por Content em 21 de julho de 2016
Leitura de 7 minutos
Boas práticas para estimular a criatividade
5 (100%) 5 votes

Este é o segundo de dois artigos sobre como ampliar o uso da criatividade para gerar ideias e soluções originais.

No artigo anterior, descrevemos o que é a criatividade, como funciona o processo criativo e listamos algumas técnicas de criatividade para serem utilizadas na resolução de problemas dentro de uma empresa.

Agora iremos apresentar boas práticas que devem ser adotadas no cotidiano de uma empresa e na rotina de cada pessoa, de forma a promover um ambiente inventivo e repleto de pessoas inspiradas. Confira nossas dicas e chute os bloqueios criativos para bem longe! 🙂

Inspire-se!

As referências que vimos e memorizamos fazem parte de nossa bagagem e estimulam nossa criatividade.

Durante o trabalho, reserve um tempo de seu dia para pesquisar referências e coisas que te inspiram. Os insights podem estar escondidos dentro de imagens, artigos, vídeos, palestras ou em uma simples conversa com seu colega.

No seu dia a dia, encare o mundo com olhos diferentes. Observe os detalhes que estão no caminho para o trabalho, nas pessoas que passam por você, nas músicas que você ouve no rádio. As boas referências e inspirações estão em todos os lugares, basta você dar um significado a elas!

Na sua empresa, dê espaço para que os colaboradores possam compartilhar suas bagagens. Eles se sentirão estimulados e à vontade para contar o que os inspira no trabalho e na vida!

Registre suas ideias!

Sabe quando você está vendo um filme ou conversando com alguém e tem um insight? Ou quando acordou lembrando de um sonho maluco? Anote tudo! Descreva e/ou desenhe os mínimos detalhes. Isso pode servir como inspiração ou solução algum dia!

Organize suas referências!

Referências, ideias e inspirações só funcionam se estiverem organizadas e bem guardadas para quando você precisar! Para isso, recomendamos as seguintes ferramentas:

Pinterest

Ótima para guardar referências visuais. Você pode salvar imagens, vídeos e links em pastas públicas ou privadas. Além disso, você pode interagir com outros usuários e empresas, ver o que eles salvam, e criar pastas compartilhadas. A Conexorama já utiliza essa ferramenta para reunir inspirações e estimular ideias! Confira nosso Pinterest aqui: pinterest da conexorama

Pocket

Aqui você pode guardar qualquer inspiração (artigos, links, imagens, vídeos, etc) em pastas privadas, separadas por tipo e tags.

Evernote

Espaço para guardar anotações e inspirações. Você pode salvar lembretes e ideias, tirar fotos de um esboço, salvar um livro ou link. Tudo pode ser acessado em qualquer dispositivo e compartilhado.

Cuide do seu ambiente de trabalho!

Diversos estudos dizem que trabalhamos melhor em meio ao caos, mas temos que saber quando dar lugar a ele!

Primeiramente, tenha um ambiente de trabalho bonito, limpo e organizado. Não importa se é uma mesinha no seu quarto ou em uma empresa! Mantenha ela limpa, arejada, decorada com coisas que te inspiram e ferramentas que te auxiliam. Dessa maneira você se sentirá mais confortável para trabalhar. O mesmo vale para sua empresa: invista na decoração para criar um ambiente mais divertido e motivador!

Durante o processo criativo é que você dá lugar para o caos: você deixa milhares de ideias surgirem dentro de sua cabeça, rabisca e até suja as mãos de tinta!

Dê um tempo para sua cabeça!

Sabe quando você está há horas em cima de um projeto e a solução final nunca aparece? Existe apenas uma solução para isso: faça outra coisa! Sim! Permita que sua cabeça saia desse estresse contínuo e dê uma caminhadinha de 5 minutos ou mais. Respire ar puro, escute música, medite, cozinhe, tire uma folga.

Mude os ares e perceba como você voltará para aquele trabalho com mais tranquilidade e inspiração! Não quer voltar? Pegue seu laptop ou sketchbook e vá até um café ou parque trabalhar!

Na sua empresa, crie um ambiente para descontração, escolha uma boa localização e deixe que seus funcionários sejam livres para trabalhar com suas particularidades e espaço.

Descubra as habilidade que existem em você!

Quando você começa o processo criativo de que forma trabalha? Sempre faz um check-list, mapa mental ou esboço? Esqueça isso!

Faça um desenho, crie uma música, escreva uma história, represente como se estivesse em um teatro! Tudo é permitido para que as ideias surjam e você se livre dos bloqueios para descubrir novas habilidades que estão escondidas dentro de você. Encare o processo criativo também como autoconhecimento!

Organize seu tempo!

Muitas pessoas falam que as melhores ideias só surgem na última hora. Talvez isso aconteça, mas não podemos deixar de admitir que é um mau hábito. Organize suas ideias e processos para garantir uma boa ideia e ter tempo suficiente para refiná-la!

Saia da caixa ou fique nela!

Quer ter novas ideias? Saia do seu lugar comum! Use diferentes perspectivas e combinações, crie ideias absurdas, mude sua rotina e seu método de trabalho.

Não funcionou ou não se sente seguro assim? Não tem problema! Você precisa encontrar o que é melhor para o seu próprio processo criativo.

Muitas técnicas nos incentivam a sair fora da caixa, mas a verdade é que muitas vezes precisamos também permanecer nela para ter ideias concretas. Tudo depende do seu problema, do seu estado mental, prazo e técnica de trabalho. Confie nos seus passos!

Filtre suas ideias!

Durante o processo criativo, muitas ideias surgem, porém devemos ter o hábito de filtrá-las. Para isso, analise sua ideia em diferentes perspectivas e contextos, faça protótipos e testes, entreviste pessoas. Seja sempre criativo, mas saiba manter os pés no chão!

Acredite na sua ideia!

Por mais maluca que uma ideia possa parecer, tenha fé! As ideias inovadoras geralmente vêm associadas à quebra de paradigmas e isso pode causar estranheza para algumas pessoas. Saiba filtrá-las, mas também observe-as com um novo olhar. Confie em seu potencial para fazer essa nova ideia acontecer! Aponta pra fé e rema!

Motivação é tudo!

A geração de ideias criativas requer níveis elevados de energia e engajamento, que são atingidos somente quando estamos motivados. Ame o que você faz, pois a criatividade floresce quando há paixão!

Você precisa colocar muito amor e dedicação no seu trabalho e isso só acontece quando você está no lugar certo, fazendo aquilo que gosta, em um ambiente confortável. Observe durante seu dia-a-dia se isso está acontecendo: se você se satisfaz em seu trabalho, se o ambiente é motivador e o que você poderia fazer para melhorar esse ambiente.

Em sua empresa, crie um espaço aberto para críticas e elogios de seus funcionários! Dê espaço para a vocação e talento deles e estimule-os a crescerem profissionalmente!

O melhor método criativo é o seu!

Muitas técnicas podem ser adotadas para impulsionar o processo criativo, mas as ideias vêm de dentro de você, junto com toda sua bagagem. Quem melhor que você mesmo para saber qual o melhor método para liberar sua criatividade?

• Repare no modo como você trabalha, nos seus hábitos e tempos;

• Observe melhor o que te inspira: músicas, livros, filmes, obras de arte, seu avô;

• Descubra se sua memória é visual, auditiva e/ou cinestésica;

• Encontre o melhor horário e ambiente para gerar insights: de manhã em uma caminhada ou após uma meditação? a tarde no local de trabalho? a noite em um happy hour?

• Descubra a melhorar maneira para soltar sua criatividade: desenhando, conversando, imaginando, escrevendo, criando esquemas?

• Você trabalha melhor com música, silêncio ou conversa?

Tudo faz parte de um longo caminho de autoconhecimento, experiência e prática. Gostou das dicas? Aplique-as e nos conte como foi sua experiência! 🙂 Se gostou desse artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content

Últimos posts por Content (exibir todos)