Blog, Marketing de Conteúdo,

Como criar um artigo de case de sucesso e sua importância

Por Ana Mendes em 15 de junho de 2018
Cases de sucesso são uma excelente maneira de levar a opinião de seus clientes ao conhecimento do público. Entenda a importância para estratégias de Marketing!
Leitura de 5 minutos
Como criar um artigo de case de sucesso e sua importância
5 (100%) 3 votes

Ler um artigo de case de sucesso bem escrito, muitas vezes, nos inspira a tirar antigas ideias do papel, não é? E também não é pra menos. Afinal de contas, ver como uma pessoa normal, assim como nós, alcançou o sucesso, faz qualquer um querer compartilhar da mesma sorte.

Agora vamos olhar pela perspectiva de uma marca que oferece soluções para que outras pessoas alcancem o sucesso em seus negócios. Já deu para perceber que compartilhar cases de sucesso é uma estratégia de Marketing e tanto, né?

Conforme já mencionamos em outros artigos no blog, atualmente as pessoas não estão muito interessadas naquilo que você tem a dizer a respeito de seus produtos e serviços. Pelo contrário, elas levam mais em consideração a opinião que seus clientes têm sobre você e também, é claro, nos problemas que você é capaz de solucionar.

Logo, é fácil deduzir que divulgar um artigo de case de sucesso é uma excelente maneira de levar a opinião de seus clientes ao conhecimento de seu público e também de inspirá-lo a colocar suas ideias em prática a partir dos produtos e serviços que você tem a oferecer.

No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância de criar artigos de case de sucesso como estratégia de Marketing para sua marca e também dicas para escrevê-los da melhor forma possível. Confira!

O que são artigos de case de sucesso?

Artigos de case de sucesso são relatos da experiência e de resultados obtidos por determinado cliente a partir do uso de seu produto ou serviço.

Normalmente, artigos bem escritos levam em conta uma narrativa envolvente. Primeiro, explicam quais eram as dificuldades e os desafios que precisavam ser superados. Em seguida, mostram as soluções oferecidas e, por fim, exibem os resultados obtidos e fornecem um panorama da situação atual.

De maneira prática, vamos imaginar que você tem uma agência de Inbound Marketing. E uma empresa procura você explicando que precisa definir estratégias que reforcem a marca e, claro, aumentem o número de vendas. Um ano depois, após colocar em prática todas as ações estratégicas definidas, essa empresa já é líder no segmento a qual pertence e está em crescimento exponencial.

Pois bem, parece que você tem um prato cheio para escrever um case de sucesso: o desafio de reconhecimento de marca e aumento de vendas, as estratégias que foram executadas, os resultados obtidos e, por fim, o atual cenário próspero que a empresa vive!

A importância dos cases de sucesso como estratégia de Marketing

Se você já é um profissional ou começou seus estudos sobre Inbound Marketing há algum tempo, conhece os conceitos de funil de vendas e jornada de compra do cliente.

Caso não saiba, vou explicar de forma bastante resumida: em um funil de vendas, o objetivo é conduzir o seu cliente desde o primeiro contato com sua empresa – em um blogpost ou um perfil nas redes sociais – até o momento de compra.

Essa transição é feita de forma gradual e marcada por três etapas: topo, meio e fundo de funil.

No topo e no meio do funil, é quando o cliente ainda está aprendendo sobre o assunto. Na jornada de compra, equivalem às etapas de Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema e Reconhecimento da Solução. Nesse momento, é hora de tirar dúvidas gerais e se informar sobre as marcas que oferecem a solução que o cliente procura.

Já o funil trata-se da decisão de compra. Ou seja, quando o lead já é uma oportunidade e passa realmente a avaliar o seu produto/serviço. Nesta etapa é o momento de oferecer conteúdos mais aprofundados e, por que não, cases de sucesso!

O case de sucesso é uma ótima estratégia para fortalecer sua marca aos olhos dos consumidores. Além disso, ele pode ser um fator decisivo para fazer com que um cliente opte pelo seu produto e não procure a concorrência.

Por isso, dedique-se a escrever cases de sucesso super inspiradores capazes de convencer até o mais indecisos!

Escreva cases de sucesso que inspiram

Escrever cases de sucesso não é uma receita de bolo, tudo depende de qual segmento você atua, quais resultados o seu cliente obteve com seus produtos, entre outras variáveis.

No entanto, conforme já comentei, eles costumam seguir uma estrutura parecida. Além disso, existem algumas recomendações podem ajudar você a construir cases de sucesso impactantes e inspiradores!

  • Selecione candidatos satisfeitos para seu case de sucesso
  • Entre em contato com os clientes escolhidos para coletar informações e declarações.
  • Neste contato, faça perguntas estratégias para ressaltar pontos mais importantes no seu case de sucesso.
  • Após a entrevista, organize informações relevantes que vão ser relatadas no seu artigo.
  • Encontre meios de tornar os resultados fáceis de serem percebidos. Seja com imagens, gráficos ou outros formatos, eles precisam estar claros.
  • Por fim, dedique-se a criar um storytelling inspirador!

Pronto! Agora que você já escreveu seu case de sucesso, o trabalho acabou. Mas… será mesmo?

Nada disso. Já com os textos e artes em mãos, é hora de criar estratégias de divulgação. Afinal de contas, de nada adianta produzir histórias incríveis se não tiver ninguém para ler, correto?

Como divulgar meu cases de sucesso?

Veja quais são os principais meios de divulgação de cases de sucesso:

  • Tenha uma área específica no seu site para divulgar cases de sucesso!
  • Conte com a colaboração de seus clientes para que eles divulguem também em suas redes sociais.
  • Inclua CTAs desses cases em suas páginas de vendas. Afinal, se alguém está visitando uma landing page de orçamento, por exemplo, é porque está mesmo interessado, né?
  • Crie blogposts e divulgue nas redes sociais e em e-mails para sua base.

Já deu para ver se cases de sucesso não podem ficar de fora da sua estratégia de Marketing, né? Pois essas são as principais informações e dicas para que você consiga escrever histórias inspiradoras para seu público!

Se você tiver alguma sugestão ou dúvida sobre o assunto, escreva em nossos comentários que nós explicamos a você!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Mendes

Ana Mendes

Jornalista se enveredando pelas áreas do Marketing Digital. Sonha um dia em resgatar todos os animais de rua.
Ana Mendes