Blog, Geração de Leads, Leads,

Co-Marketing: alianças para gerar mais Leads

Por Giovanni Carus em 11 de agosto de 2017
Neste post, confira como criar novas possibilidades e gerar mais Leads com uma prática extremamente vantajosa: o Co-Marketing!
Co-Marketing: alianças para gerar mais Leads
5 (100%) 2 votes

Uma oportunidade para duas empresas trabalharem juntas e compartilharem seus resultados. Mesmo parecendo algo inovador, o conceito do Co-Marketing é uma forma antiga de promover empresas – dentre os tipos já consolidados, estão as propagandas de TV feitas em conjunto, patrocínios de eventos e co-financiamento de espaço de publicidade.

Mas, com o boom das mídias sociais e da Internet, nasceram também outras formas de Co-Marketing, além de outros benefícios no meio digital. Nós mesmos já fizemos algumas ações nesse sentido, como com nossos Guias de Lead Scoring e Boas Práticas em Redes Sociais. Neste post, vamos falar sobre o que é o tal Co-Marketing, por que você deveria fazer, alguns cuidados a serem considerados e como encontrar a empresa ideal para um esforço de Co-Marketing. Boa leitura!

O que é Co-Marketing?

Para mim, trabalhar com marketing é – além da parte técnica – sempre um exercício de imaginação.

Então, convido você para participar de um deles comigo: imagine que você é dono de um consultório de veterinária, mas que não tem muita visibilidade em seu nicho. Para mudar isso, o primeiro pensamento que você tem é de melhorar suas ações de marketing. E então, em meio às suas pesquisas, você descobre que tem uma empresa de ração para cachorros que também está sofrendo para ganhar clientes.

Será que vocês podem formar um esforço conjunto para mudar esses panoramas?

Mas é claro que sim! Isso é co-marketing, um trabalho coletivo entre duas (ou mais) empresas para alcançar objetivos de marketing específicos, os quais nenhuma delas conseguiria sozinhas.

Confira também nosso post sobre como se diferenciar em suas estratégias de Marketing!

Co-Branding x Co-Marketing

“Ah, então quer dizer que aquele McShake de Ovomaltine™ do McDonalds™ é um co-marketing?”

Essa é uma confusão recorrente e a resposta é: sim e não. Co-marketing são ações de marketing para fortalecer marcas, criar mais autoridade e visibilidade. Um produto feito em conjunto também fortalece duas marcas, mas é chamado de Co-Branding – mesmo que você prefira o do Bob’s™. No Co-Marketing, você pode promover produtos feitos por mais de uma empresa, ou seja, é um passo além ao Co-Branding.

Por que fazer um Co-Marketing

Um esforço de Co-Marketing ajuda a construir um público diferente, assim como adicionar um conteúdo alternativo para sua audiência. A forma mais comum de co-marketing tem públicos parecidos para oferecer um conteúdo e promovê-lo perante todas as bases.

O aspecto mais importante a ser levado em conta quando se for realizar um Co-Marketing com parceiros é assegurar-se de que o motivo e o objetivo do projeto é similar ao de todos. Se um busca ingressos para o evento anual e o outro quer Leads, você será pressionado a encontrar uma forma de agregar o objetivo de todos.

Vejamos outros benefícios de se fazer um Co-Marketing:

Custo-benefício

Direto e reto, um Co-Marketing permite que marcas juntem seus ativos de Marketing, criando oportunidades maiores e melhores para todas as partes, enquanto escalam suas economias.

Reciprocidade e Buzz

Esforços combinados geram recursos e resultados combinados. Quer um exemplo?

Red Bull Stratos: Red Bull + GoPro

Olhe o vídeo abaixo:

A Red Bull e a GoPro, num esforço conjunto, fortaleceram suas marcas ao criar um vídeo promocional de um salto recorde. O Red Bull Stratos foi uma das maiores campanhas da empresa de energéticos, com números impressionantes nos resultados. De acordo com a Social Bakers, eles conseguiram, no dia do salto:

Em questões de mercado, as vendas da Red Bull subiram 7% nos Estados Unidos, sem falar na aquisição de mercados novos, como Japão, Índia e até o Brasil.

Do lado da GoPro, ela forneceu sete câmeras HERO2 para filmar todo o processo, mostrando o potencial do produto e também conseguindo visibilidade – mesmo que em menor escala – para sua marca.

Detalhe: essa campanha é de 2012. A parceria das empresas deu tantos frutos que, em 2016, elas anunciaram uma aliança global, onde a GoPro tem participação no capital da Red Bull e a GoPro vai promover tecnologia exclusiva de ponto-de-vista para as produções de ambas as empresas, seja em eventos ou outros conteúdos.

SEO

Empresas promovendo o mesmo produto/serviço em seus conteúdos traz naturalmente um SEO positivo, seja por construção de links ou por meio da base de Leads de cada uma delas. Todas essas práticas são capazes de fazer a força das URLs crescerem e, assim, capitalizar em cima das primeiras colocações de um termo.

Posicionamento como autoridade

Se você anda com quem sabe de um determinado assunto por algum tempo, você acaba sendo visto da mesma forma. Fazer um Co-Marketing com quem é autoridade no nicho, acaba trazendo autoridade para você também.

Cuidados na hora do Co-Marketing

Na nossa experiência como Agência, existem assuntos recorrentes que sempre surgem na hora de decidir detalhes operacionais do Co-Marketing. Vamos falar sobre alguns deles:

Com quem fica a Landing Page

Se você fez seu dever de casa em Conversão de Leads, vai saber que o ponto principal do Co-Marketing é atrair públicos diferentes para deixar seus dados, preferencialmente em Landing Pages. Agora, como são dados que devem ser acessíveis para todos os envolvidos, um dos primeiros pontos a se decidir é com quem vai ficar a criação e gestão dessa Landing Page.

Integração

Decidido quem criará a LP, agora precisamos de uma forma de medir os resultados que serão adquiridos nas conversões. O RD Station é ideal para facilitar essa parte, já que, com a integração dos códigos das plataformas, ambas as contas poderão adquirir e metrificar a entrada dos Leads, tudo numa mesma Landing Page.

Divulgação

A ideia é, assim que o conteúdo for definido e pronto, acertarem os horários de divulgação coletivamente. Assim, o buzz vai ser muito maior, se o aviso de lançamento de um material for feito em horários próximos, para cada uma das bases de Leads.

Como conseguir parceiros para um Co-Marketing

É, a noção de parceria para um Co-Marketing pode parecer um pouco enevoada. Por isso, temos um roteiro que recomendamos seguir na hora de buscar parceiros para um esforço de Co-Marketing. Pergunte-se sempre se:

Agora que você já sabe quem você quer para seu Co-Marketing, como será a sua abordagem?

Convidando parceiros para Co-Marketing

O primeiro ponto é: tenha um pitch em mente. Você precisa ter uma proposta concreta e bem fundamentada para lançar e, para isso, é preciso que você estude tudo sobre seu futuro possível parceiro. Como funciona a empresa deles, quem é seu público, ideias que podem fazer sentido para uma parceria e, acima de tudo, que valor você pode promover ao trabalharem em conjunto.

Entenda, as chances de você ser o “peixe pequeno” são grandes, então é fácil de receber um “não”. Para evitar isso, faça aquele esforço a mais para provar que eles não seriam loucos de não trabalhar com você.

Agora, se você estiver no outro lado da moeda, mantenha a cabeça aberta. Se a pessoa que fizer um pitch para você não for um expert, não descarte sua proposta de cara. Se for totalmente fora da realidade, seja honesto com ela.

E se a ideia até for boa, mas o momento não seja bom para atacar esse projeto, mantenha um backlog de pessoas que você quer trabalhar no futuro. Quem sabe?

Extra: não invista só em Co-Marketing

Uma coisa é certa. Você não pode passar o tempo todo procurando parceiros de Co-Marketing para seus conteúdos. Embora seja uma estratégia extremamente efetiva, não negligencie o poder individual de seus materiais, nem pense que Co-Marketing é a pedra filosofal das estratégias de Marketing Digital.

Um material só da sua empresa demonstra credibilidade e potencial, sobretudo se a qualidade deles for tão boa quanto os materiais em conjunto!

Basicamente, é isso que você tem que ter em mente na hora de fazer um Co-Marketing!

Mas e você? Tem alguma outra dica sobre esse esforço coletivo? Conte pra gente nos comentários!

Lead Scoring

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus

Últimos posts por Giovanni Carus (exibir todos)