1) Visitantes Qualificados, Blog, Redes Sociais,

Community Manager x Social Media Manager: entenda as diferenças

Por Camila Rosa em 3 de maio de 2017
O que cada profissão significa e onde atuam dentro das empresas. Logo, você poderá identificar qual o profissional que o seu negócio está necessitando no momento!
Community Manager x Social Media Manager: entenda as diferenças
5 (100%) 3 votes

Os temas sempre surgem de situações que vivenciamos diariamente, então vamos lá: certo dia, um cliente aqui da agência me questionou sobre o que seria um Community Manager. Isso acabou fazendo com que eu levantasse uma série de questionamentos sobre esse conceito e quais são as características que o diferem de um Social Media.

As empresas estão se aprofundando cada vez mais no âmbito digital, procurando por pessoas específicas e qualificadas para assumir o posicionamento virtual do seu negócio e interagir com seus clientes.

Embora alguns pensem que essas novas áreas são semelhantes, suas funções e responsabilidades são totalmente distintas.

Você irá entender com este artigo o que cada profissão significa e onde atuam dentro das empresas. Logo, você poderá identificar qual o profissional que o seu negócio está necessitando no momento. Confira!

O que é um Community Manager?

Primeiramente, um Community Manager precisa estar alinhado com os valores, políticas e processos da sua empresa. Essa pessoa precisa ter autonomia para responder mensagens rápidas e corretas aos usuários.

Ele defende sua marca na Internet, ou seja, personifica o seu negócio dentro dos canais de comunicação online e também offline.

O Community Manager precisa ser criativo e cauteloso com as interações que ele faz nos seus canais. Além da Internet, ele participa de eventos e realiza buscas ativas para conquistar parceiros, como também conectar-se com potenciais clientes.

Esse profissional lida com aqueles que nunca ouviram falar do negócio para o qual trabalha, aumentando a conscientização da empresa. É ele quem é o responsável por fazer toda estratégia de comunicação externa entre os Suspects da sua empresa.

O que é um Social Media?

Um expert em Social Media é basicamente aquele que se comunica com pessoas que já conhecem e tem uma certa afinidade por sua marca. O foco desse profissional é lidar com seus Prospects e Leads, sendo responsável pela elaboração de conteúdos voltados para as Mídias Sociais, respondendo comentários e perguntas, assim como outros assuntos voltados à marca.

Ele é responsável por ser a marca da sua empresa nas Mídias Sociais. É necessário que ele tenha a capacidade de criar estrategicamente e distribuir conteúdos de uma marca através da variedade de diferentes Redes Sociais. Ele também deve gerar métricas para verificar se os conteúdos divulgados estão conquistando Leads e alcançando seu público-alvo.

Afinal, qual a diferença entre eles?

O Community Manager realiza a comunicação da empresa em todos os sentidos, enquanto o Social Media se limita à divulgação nas Mídias Sociais apenas, produzindo conteúdos, aplicando métricas e acompanhando resultados.

As Redes Sociais constituem uma ferramenta fantástica para conquistar novos clientes, mas é preciso que sejam utilizadas do modo correto, com a estratégia certa.

Se esse artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e, em caso de dúvida, use os comentários, terei o maior prazer em respondê-los 😉

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camila Rosa

Camila Rosa

Social Media Expert em Conexorama
Amor pela natureza, praia, animais e Floripa. Apaixonada pela comunicação, Marketing Digital e Social Media.
Camila Rosa