Blog, Geração de Leads, Teste A/B,

Como criamos um Teste A/B no Google Analytics e os resultados alcançados

Por Jean Vidal em 19 de maio de 2016
Para ilustrar como um Teste A/B no Google Analytics é criado e como funciona na prática, realizamos um teste e mostramos aqui dos detalhes. Confira!
Leitura de 3 minutos
Como criamos um Teste A/B no Google Analytics e os resultados alcançados
4.4 (88.57%) 7 votes

Em nosso artigo o que é um teste A/B, mostramos a definição de alguns conceitos a respeito dessa prática e também a sua importância dentro de uma estratégia eficiente de marketing digital para empresas.

Para ilustrar e exemplificar como um teste A/B é criado e como funciona na prática, realizamos um teste do tipo usando a opção fornecida pelo Google Analytics chamada de “Experimento”.  Confira no artigo de hoje, um passo-a-passo dessa criação.

Criando um Teste A/B no Google Analytics

Dentro da plataforma do Google Analytics, devemos abrir a aba “Comportamento” no lado esquerdo do painel inicial e clicar em “Experimentos”:

Captura de Tela 2016-05-18 às 19.04.34

Em seguida, após clicar no botão “Criar experimento”, você deverá definir um nome e objetivo para o seu teste. Em nosso caso, utilizamos uma Landing Page que tem como oferta um Webinar e o nome escolhido foi “Botão CTA” pois o elemento em teste seria justamente este. Assim, definimos o objetivo como “Inscrição no Webinar”, que seria a conversão após preencher o formulário e clicar no botão CTA:

imagem 2

Para a porcentagem de tráfego, decidimos colocar 50% para o experimento, ou seja, metade dos visitantes foi direcionado para a página original e a outra metade para a página alterada.

Em nosso teste, o elemento que decidimos mudar foi a cor do botão da nossa Landing Page. Abaixo, na esquerda, está o formulário original e na direita o formulário da nova página, com a cor alterada:

teste a b com landing pages

E aqui temos um ponto importante, que é sempre testar um elemento por vez. Ou seja, duas versões de uma página web são criadas, com somente uma mudança.

Na próxima etapa você deverá inserir os endereços das páginas que quer usar como teste A/B. Aqui, nós criamos uma página nova com o novo botão a qual chamamos de “Variante 1”:
imagem 3

Agora, o passo seguinte é inserir o código javascript em seu site. O Google já fornece as instruções para isso e também confere se o código foi inserido de maneira correta. Como usamos Landing Pages do RD Station, colocamos o código dentro do campo JavaScript (em HEAD) da Landing Page original (a primeira cadastrada):
Captura de Tela 2016-05-18 às 17.12.14

Depois de finalizar e colocar o teste para rodar, o Google Analytics ainda demora alguns dias para mostrar os primeiros resultados. Em nosso experimento, determinamos um período de quatro semanas e, no total, foram 68 sessões de experimentos.

Resultados Teste A/B no Google Analytics

As páginas não tiveram desempenhos muito diferentes, porém a original acabou tendo números um pouco melhores do que sua variante. A probabilidade da página alterada superar o desempenho da página original seria de 39,5%, de acordo com o resultado do Google Analytics:

resultado Google Analytics

Ou seja, o teste A/B nos mostrou que, ao menos em relação à cor do Botão de Call-to-action, ainda vale a pena continuar com a página original para tentar converter mais leads com a oferta do Webinar.

Em seguida, se julgarmos necessário, podemos realizar novos testes trocando o título da página, as imagens, o texto, campos do formulário, cores do layout, etc. Lembrando que sempre se deve trocar apenas um elemento de cada vez para assim podermos analisar com precisão o que está levando uma página a atingir o objetivo que queremos.

Depois que você começar a testar suas campanhas de marketing digital, é só seguir pelo rumo que os seus próprios visitantes mostraram ser o melhor. Assim, suas campanhas serão muito mais assertivas e as chances de gerar negócios serão muito maiores.

Se você tem alguma dúvida ou se gostou do artigo, deixe seu comentário abaixo! Caso queira compartilhá-lo nas redes sociais também, fique à vontade.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal