Blog, Ferramentas, RD Station,

Como criar uma Landing Page efetiva no RD Station

Por Gabriella Szpoganicz em 5 de julho de 2016
Na teoria, Landing Page é uma página que permite obter informações de um visitante através de um formulário. Aprenda a criar LP uma efetiva!
Leitura de 6 minutos
Como criar uma Landing Page efetiva no RD Station
5 (100%) 3 votes

Landing Page é uma página que permite capturar informações de um visitante através de um formulário, que pode conter as mais variadas perguntas. É fácil na teoria né? Imagina agora você criando uma página, uma única página, que precisa convencer alguém a fornecer dados pessoais em troca do que sua empresa tem a oferecer. Complicou um pouco, certo? Por isso resolvi escrever esse artigo.

Aqui na agência, utilizamos o RD Station, software de Marketing Digital, tanto para a nossa estratégia como para os nossos clientes. Se é você não conhece o RDStation, entenda aqui tudo sobre ele. Além da praticidade, temos diferentes opções de modelo e conseguimos personalizar de acordo com o objetivo e identidade de cada empresa. Vamos lá!

Como faço para criar minha Landing Page no RD Station?

O software oferece diversas funcionalidades ligadas à estratégia de Marketing Digital. Vamos focar em “Converter” e aprender a criar uma Landing Page efetiva para o seu negócio. Após fazer login, basta acessar “Converter” no Menu e “Landing Pages”, conforme exemplo:

LP01

 

E em seguida, clicar em “Criar Landing Page”:

 

LP02

 

A próxima etapa é definir o nome da sua Landing Page e escolher o modelo que melhor atende seu objetivo.

 

LP03

 

Recomendamos que os nomes sigam um padrão, para que fique fácil encontrar uma LP específica quando você tiver muitas cadastradas. Uma ideia, que utilizamos para as nossas próprias LP e para os nossos clientes é, primeiramente, separar as Landing Pages de material direto e indireto, com algum elemento antes do nome, e então numerá-las, de forma que cada material (seja para download ou apenas um formulário) tenha um ID, um número de identificação, que pode inclusive ser utilizado para as demais estratégias dentro da empresa.

Voltando para a criação da nossa página de destino efetiva, aqui na agência, utilizamos muito o modelo “eBook” para a Landing Page de conversão, e vamos utilizá-lo para o nosso exemplo:

LP04

 

Título e Subtítulo da Landing Page

Queremos ressaltar a importância de pensar bem no título e subtítulo da sua página de conversão, pois são os primeiros elementos visualizados e tem um peso muito grande na retenção do visitante. Sugerimos títulos diretos, que expliquem logo do que se trata o material, mas objetivos. Deixe a explicação para o subtítulo. No nosso exemplo:

 

LP05

 

Descrição dos tópicos

O próximo passo é a descrição. Vale “perder tempo” pensando no melhor texto para os tópicos da sua Landing Page, sem dúvidas. São eles que vão convencer seu visitante de que o conteúdo da oferta é interessante, de que vale a pena a “troca” de informações.

Trabalhamos muito com perguntas no título do descritivo e no corpo, sempre tentamos mostrar o problema e como o material pode ajudar a resolvê-lo. Confira:

 

LP06

 

Área de Conversão

Além do título, subtítulo e descrição dos tópicos, precisamos definir o texto da área de conversão. Gostamos de ser sucintos nesses três tópicos: título do formulário, descrição do formulário e texto do botão, mas sempre de forma que fique claro o que precisa ser feito. Veja:

 

LP07

 

Assim, podemos “Salvar e avançar” para a próxima etapa.

Formulário da Landing Page

Aqui, muito cuidado com o tamanho do formulário. Imagina seu visitante ter que preencher diversos campos para ter acesso à sua oferta. Acho que ele cansa antes de chegar na call-to-action (botão de chamada para ação), concorda? E seu objetivo principal ao criar uma LP é que ele clique no botão do formulário. Então, atenção a estes detalhes. Pense em perguntas diretas e que possam auxiliar na estratégia de nutrição desses Leads que estão chegando. Para ilustrar com o nosso exemplo:

 

LP08

 

Vale ressaltar também sobre a importância de a sua página ter somente um objetivo. Isso mesmo, você precisa focar em uma atividade que quer que seu visitante realize. Essa é a principal função da Landing Page. Clique em “Salvar e avançar” e vamos em frente!

Aparência da Landing Page

Pode não parecer, mas a aparência da sua página é fator determinante para convencer seu visitante a continuar ali e, principalmente, a converter na sua oferta. É nessa etapa da criação que você adiciona a logo da sua empresa no cabeçalho e a imagem da oferta, além de definir as cores que serão utilizadas em cada canto da sua Landing Page.

Não é só o texto que conta. Cores de acordo com a identidade visual do seu negócio são fundamentais. O visitante precisa saber que está em uma página sua só de olhar e precisa ser direcionado para a call-to-action, por isso a importância de trabalhar bem esse botão. Invista em uma cor que contraste com o resto da página e pense bem no texto que será utilizado, de modo que chame atenção do leitor.

 

LP09

 

Elementos de Conversão

Por último, e não menos importante, você precisa definir o link permanente da sua página de destino, onde sugerimos nada muito extenso, mas que defina o assunto que está sendo tratado. E ainda, criar uma mensagem de agradecimento para orientar o visitante que ele já será encaminhado para a oferta e para mostrar que você reconheceu o interesse dele na sua empresa.

 

LP10

 

Após todas estas etapas preenchidas, é só “Salvar e avançar” e “Publicar” sua Landing Page na web. Finalizando no nosso exemplo:

 

LP11

 

Se seguir as dicas que citamos nesse artigo, você já estará no caminho certo, com uma Landing Page extremamente efetiva. Vou aproveitar e passar mais três dicas que podem ser muito úteis. Confira!

Atenção aos erros de português

Não tem nada que desvalorize mais seu trabalho do que erros de português em um texto, ainda mais se tratando da sua empresa. Por isso, invista em revisões, quantas forem necessárias, e passe por quantas pessoas for possível, para garantir que sua Landing Page esteja impecável e atrativa para leitura.

Teste sempre

Landing page também precisa de teste. Se a página vai direcionar seu visitante para algum destino, o link ou material devem estar configurados corretamente no campo de redirecionamento, certo? Após a página publicada, faça o teste. Preencha o formulário e verifique se está indo para o lugar certo.

Coloque-se no lugar do visitante

Uma estratégia que sempre utilizamos aqui na agência e que é muito eficiente: coloque-se no lugar do visitante. Acesse a Landing Page, leia o conteúdo e verifique se está claro, se você fica com alguma dúvida em relação à oferta, se você considera o formulário cansativo de preencher e se o botão está chamando atenção. Se qualquer um destes pontos não estiver de acordo, edite e corrija. Garanto que fará diferença nos seus resultados.

Lembre-se que o seu objetivo principal ao criar uma Landing Page é conseguir informações dos seus visitantes e transformá-los em Leads, então planeje bem para que sua página esteja convidativa e convincente. Quer se aprofundar mais? Escrevemos um artigo sobre os 4 principais tipos de Landing Pages e quando utilizar cada.

Ficou alguma dúvida? Comente que lhe ajudaremos. Se gostou do artigo, compartilhe nas suas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Gabriella Szpoganicz

Gabriella Szpoganicz

Customer Success General Manager em Conexorama
Administradora, apaixonada por Marketing Digital e insuportavelmente organizada. Não consigo "deixar pra depois" um atendimento. Amo viajar, ler e não cozinhar.
Gabriella Szpoganicz