1) Visitantes Qualificados, Blog, Marketing de Conteúdo,

Como escolher as 10 principais palavras-chave para o seu negócio

Por Jean Vidal em 2 de março de 2016
Passo a passo como escolher as principais palavras-chave para o seu negócio que serão importantes para serem usadas no seu Marketing Digital!
Como escolher as 10 principais palavras-chave para o seu negócio
5 (100%) 7 votes

Quando estamos à procura de algum tipo de solução, a primeira coisa que a maioria de nós faz é realizar uma pesquisa no Google. Por isso, ter uma boa posição nos resultados de buscas das principais palavras-chave da área em que seu negócio atua é muito importante, já que ser facilmente encontrada por potenciais clientes está ligado diretamente com o objetivo da empresa.

Assim, a pesquisa de palavras-chave é uma prática de grande relevância para aqueles que desejam conseguir um tráfego qualificado em seus websites através das buscas realizadas por usuários, principalmente no Google.

No artigo de hoje, através de um simples passo-a-passo, vamos mostrar como escolher as principais palavras-chave para o seu negócio e que serão importantes para serem usadas no seu Marketing Digital. Vamos a eles!

Primeiro passo: crie uma lista
com cerca de 200 palavras-chave

A ideia aqui, através da criação dessa lista, é atingir uma meta quantitativa. Assim, sugerimos reunir 200 palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio. Você pode optar por mais palavras, contudo sugerimos 200 termos como um bom número para alcance de modo que tenha um bom conhecimento sobre como os assuntos da sua empresa são pesquisados no buscador.

Para fazer isso, existem boas ferramentas disponíveis como o Keyword Planner do Google AdWords, o Keywordtool.io e o UberSuggest. Outra dica interessante é usar as próprias “sugestões” de auto-completar que o Google dá quando você começa a digitar uma palavra ou termo no campo do buscador.

Para que você possa entender o processo dessa atividade, vamos montar rapidamente um exemplo de estudo utilizando como base nossa própria agência. Assim, abrimos o KeyWord Planner e colocamos um termo importante para nós como “marketing digital”.

KeyWord Planner

Observe que a ferramenta permite colocar qualquer termo (até mais de um,  separados por virgula), url de um site (o seu ou do concorrente) e ainda permite separar informações por segmentações, como país ou estados.

KeyWord Planner - 2

Na próxima tela, observe duas opções importantes: “Ideias por grupos” e “Ideias de palavras-chave”. Nesse primeiro momento, vamos por “ideias de palavras-chave”.

KeyWord Planner - 3

Assim, depois do seu clique o Keyword Planner mostra, além da palavra que pedimos para verificar, outros termos relacionados. Aqui você deve analisar esses termos e ir anotando quando observar que existe um equilíbrio entre o que você faz e o volume de buscas.

Obs: Ainda não iremos considerar a competição no AdWords (Lance Sugerido) pois aqui não estamos montando uma campanha de publicidade online, e sim definindo palavras para minha empresa.

Obs 2: É comum nessa etapa surgir a dúvida sobre quanto seria um volume considerável. Indicamos nesse primeiro passo não ser tão rigoroso, onde volumes com média de 50 pesquisas/mês você já poderia anotar.

Agora, o próximo passo será inserir essas palavras-chave em uma planilha do Excel ou Drive, juntamente com seus respectivos dados “Palavra-chave” e Volume (média de pesquisas por mês). Se quiser, pode considerar o CPC (custo por clique) no AdWords para deixar a planilha útil para outras atividades.

Uma dica rápida é baixar todas as referências através do botão transferir. Ele permitirá você baixar uma planilha em excel e a partir dali você seleciona rapidamente as palavras importantes.

KeyWord Planner - 4

Caso encontre dificuldades nessa primeira etapa, considere fazer de cabeça uma pequena lista de termos para ser usada nas ferramentas citadas. Outra alternativa interessante é analisar sua própria Home como base para ampliar sua lista ou até mesmo colocar uma URL do seu site (ou de concorrentes) no Keyword Planner para o mesmo investigar o conteúdo e sugerir novos termos.

Você deverá chegar a uma planilha assim:

KeyWord Planner - 5

Segundo passo: separe os termos
encontrados em grupos similares

Após ter encontrado as 200 palavras-chave (podendo ser mais ou menos que esse número, afinal não é uma regra), separe os termos que são semelhantes em grupos. Exemplo: se o seu produto/serviço é um software de gestão de vendas, você poderia dividir os termos da seguinte maneira:

Em nosso exemplo, as palavras ficaram assim:

KeyWord Planner - 6

Terceiro passo: defina as 10
principais palavras-chave para o seu negócio

Após a divisão das palavras por grupos na etapa anterior, chegou a hora de você definir quais são as dez palavras-chave que tem maior relevância para o seu negócio, ou seja, aquelas que tem mais conexão com o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Aqui, o principal critério que se deve prestar atenção é o volume, ou seja, a média de vezes em que determinado termo é pesquisado nos buscadores (neste caso, no Google).

>> Passo Bônus: veja como anda a competição
e saiba como tirar proveito das palavras-chave

Agora que você já conseguiu “enxugar” os termos pesquisados e chegou aos dez considerados mais importantes, é recomendado que você faça uma pesquisa desses termos no Google e veja como anda a concorrência.

Além disso, essa ação também é importante para verificar se os termos estão realmente mostrando resultados de busca que fazem sentido, ou seja, que tem relação com o que você oferece em seu negócio.

Essa lista de 10 palavras-chave servirá agora para ajudar nas suas estratégias de marketing de conteúdo (na produção de blog posts e materiais ricos), campanhas no Google AdWords, ações de SEO para seu website e até mesmo em emails e redes sociais.

Para quem trabalha com Google AdWords, ter boas ofertas e anúncios bem elaborados ajudam bastante. Porém, nada traz um impacto tão direto nas taxas de conversão e nos custos de uma campanha do que a definição das palavras-chave.

Assim, podemos afirmar que o propósito de uma pesquisa de palavras-chave bem feita é tentar conseguir o melhor retorno possível dos esforços em marketing digital, principalmente quando se trata de produção de conteúdo, otimização e anúncios online.

Esperamos que você tenha gostado do artigo e do passo-a-passo! Se você ainda não adota esta prática, então comece agora mesmo! Comente abaixo o que você achou da leitura e, se desejar, compartilhe-a nas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal