3) Relacionamento, Blog, Email Marketing,

Como evitar Erros de Português em E-mail Marketing

Por Gabriella Szpoganicz em 28 de outubro de 2015
Erros de Português em e-mail Marketing? Veja dicas com práticas simples para reduzir o risco de suas peças terem erros de português em suas peças!
Como evitar Erros de Português em E-mail Marketing
5 (100%) 6 votes

O e-mail marketing é considerado uma ferramenta estratégica de comunicação, mais precisamente de relacionamento com o seu Lead, e não mais uma ferramenta de propaganda.

Desde gerar mais visitas para o seu site até aumentar a sua conversão, o e-mail marketing tem papel fundamental no Marketing Digital e precisa de atenção especial na sua elaboração e no seu disparo.

Contudo, seja na correria diária ou por ter passado despercebido, poderá ocorrer de alguma peça sua sair com erros de português, passando uma sensação ruim, de falta de qualidade na sua comunicação.

Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas com práticas simples, para você colocar na sua rotina e reduzir o risco de suas peças terem erros, tudo para que seus contatos recebam, abram e cliquem no seu e-mail, afinal, é esse o objetivo de toda peça.

1. Peça para alguém revisar

Não importa quantas vezes você leu ou releu o texto do e-mail, nada é mais garantido do que outra pessoa ler também.

Nossa cabeça já está tão acostumada com o que deve estar escrito que muitas vezes não percebemos alguns erros simples, mas que podem prejudicar a sua campanha. Então, sempre mostre o e-mail para outra pessoa antes de enviar.

Além de reforçar a correção gramatical, ainda podem surgir novas ideias válidas para a melhoria do conteúdo.

2. Teste os links

Sempre que utilizar links no seu e-mail, ou em qualquer outro material que será disponibilizado para outras pessoas, teste-os.

Se você utilizou links é porque são importantes, então evite que seu contato fique sem ter onde clicar. E principalmente, confira que a url de destino está correta.

3. Não dispare no mesmo dia

Não dispare o e-mail no mesmo dia que escreveu. Da mesma forma que a dica anterior, seu cérebro já leu tantas vezes o mesmo conteúdo que pode não perceber algum erro de concordância ou até a falta de uma letra. Deixe para disparar no dia seguinte.

Relendo, você vai perceber como vai encontrar alguns erros que tinha certeza que não estavam ali no dia anterior e como novas ideias vão surgir quando for ler o e-mail novamente.

É importante se programar para não escrever o e-mail no dia do disparo. Garanta que você terá, pelo menos, um dia para colocar essa dica em prática.

4. Não confie somente no ser humano

Assim como seu cérebro já estava “cansado” daquele conteúdo, outra pessoa que for revisar seu e-mail também pode estar saturada por algum outro motivo e deixar passar algum erro. Por isso, use também uma ferramenta de correção.

Algumas ferramentas de e-mail marketing já possuem corretor e podem reforçar ainda mais a qualidade do seu texto. Aqui na Conexorama nós utilizamos o Flip e gostamos bastante. Existem outras ferramentas gratuitas no mercado. Não deixe de utilizar.

5. Diminua a quantidade de imagens

Como citamos no artigo 7 fatores que aumentam o retorno dos seus envios, quanto menos imagens você utilizar no seu e-mail marketing, melhor. Muitos serviços de e-mail bloqueiam as imagens e o destinatário pode não conseguir visualizar seu conteúdo.

Além disso, diminuir a quantidade de imagens melhora a efetividade do corretor, visto que é comum arte conter texto, e por ser imagem não será possível que o corretor revise.

Dica extra: Sempre teste o envio

Nunca dispare um e-mail sem enviar um teste antes. Muitas vezes o e-mail pode parecer correto, mas o tamanho ou cor da letra não estão de acordo com o que você programou, além de ser justamente nesse momento que os erros ficam perceptíveis para você ou para quem você pediu para revisar.

Acredite, não tem nada mais desestimulante ao ler um e-mail marketing do que erro de português ou de concordância. Siga essas cinco dicas simples e evite constrangimento ao reler a sua campanha já disparada.

Lembre-se, e-mail enviado não tem volta. Uma vez disparado com o erro, você até poderá encaminhar uma versão com suas desculpas e a peça corrigida, mas já terá passado uma mensagem ruim para sua base de Leads.

E você, já encaminhou algum e-mail errado? Comente sua experiência em nossos comentários. Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe nas redes sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Gabriella Szpoganicz

Gabriella Szpoganicz

Customer Success General Manager em Conexorama
Administradora, apaixonada por Marketing Digital e insuportavelmente organizada. Não consigo "deixar pra depois" um atendimento. Amo viajar, ler e não cozinhar.
Gabriella Szpoganicz