COMO FUNCIONA O NOSSO ATENDIMENTO?
Após implementar o Inbound Marketing em mais de 100 empresas, criamos um modo exclusivo de aplicar a metodologia do novo Marketing. Entenda em detalhes!
Nosso processo de atendimento é muito bem definido. Primeiro, temos um período de Onboarding, quando o cliente entra para o nosso atendimento, com o objetivo de alinhar diversos pontos. Na sequência, temos a rotina de Ongoing, onde vamos trabalhar o Funil do Inbound Marketing.
Para vencermos o objetivo dessa página e para que você entenda o que e como fazemos, vamos seguir em frente nos aprofundando em cada um dos detalhes do nosso cronograma de atendimento.
Você poderá ver a nossa versão gravada:
Para o crescimento digital, é importante que a estratégia seja construída com o foco em aumentar “visitantes qualificados”. Além disso, precisaremos explicar rapidamente por qual motivo sua empresa é a melhor escolha para esse visitante. Esses são os dois objetivos do nosso Onboarding.
A atuação digital na metodologia, que é centrada no Marketing de Conteúdo, deve ser direcionada para suas Personas e aplicada através da Jornada de Compra.

PERSONAS

KEYWORDS

PAUTA DE CONTEÚDO

Na prática, nosso time de atendimento registra as Personas da sua empresa, faz um estudo de Keywords (como essas Personas pesquisam os assuntos da sua empresa no Google) e relaciona com a Jornada de Compra para criar as primeiras pautas (temas de artigos). Quando o cliente já tem uma Pauta de Conteúdo criada, é realizada uma “engenharia reversa”, distribuindo os títulos na Jornada e identificando os “furos” no processo. Para melhor entendimento, vamos exemplificar:
A Camila tem 25 anos, de São Paulo, trabalha a dois anos com Marketing Digital, já conhece e quer aprender cada vez mais sobre o Inbound Marketing. Atualmente é uma “faz tudo” de Marketing na empresa de software onde trabalha. Precisa de ajuda para melhorar os resultados e conquistar a confiança dos seus diretores.
Como seria a Pauta de Conteúdo na Jornada de Compra da Camila?
Na primeira etapa, como diz o nome, a intenção é descobrir e aprender mais sobre determinado assunto. Por isso, o estudo da pauta de conteúdo precisa considerar esse momento e desenvolver temas para esse propósito da Persona. Algo assim:
  • [Whitepaper] O que são e como gerar Leads para um SaaS?
  • [Blog post] Como funciona e as principais vantagens da nutrição de Leads
  • [Blog post] 5 ações práticas para estimular conversão em trial no seu software
Na segunda etapa, o objetivo principal é criar senso de urgência, mostrando para quem está estudando que ele tem um problema/oportunidade. Por isso, o estudo da pauta de conteúdo precisa considerar esse momento e desenvolver temas para esse propósito da Persona. Algo assim:
  • [Blog post] Por que o conteúdo do seu software não atrai o público certo?
  • [eBook] Geração de Leads: os principais erros em uma Landing Page de trial
  • [Blog post] Quantas vendas você perde por não trabalhar o seu SEO do seu SaaS?
Na terceira etapa, o objetivo é explicar os detalhes da solução comercializada, ou seja, se você vende site, quais são os cuidados nessa criação. Por isso, o estudo da pauta de conteúdo precisa considerar esse momento e desenvolver temas para esse propósito da Persona. Algo assim:
  • [Blog post] Como uma consultoria de Inbound Marketing pode melhorar os resultados de um software?
  • [Webinar] 6 fortes indícios de que a sua empresa precisa de uma Agência de Inbound Marketing
  • [Blog post] Terceirização do Marketing: quais são os principais serviços de uma Agência Inbound?
Já na última etapa, é chegado o momento de deixar claro os motivos pelo qual a pessoa deveria escolher a sua empresa. Por isso, o estudo da pauta de conteúdo precisa considerar esse momento e desenvolver temas para esse propósito da Persona. Algo assim:
  • [Case] Aumentamos 150% o volume de Oportunidades de Vendas para indústrias que atendemos
  • [Blog post] Como nosso Programa de Planejamento gera 10x mais Visitantes Qualificados
  • [ebook] Apresentação Oficial: tudo sobre como aplicamos nossos serviços de Inbound Marketing
Além desse mergulho no tema do nosso novo cliente, também vamos usar a nossa Ferramenta gratuita de Planejamento de Marketing Digital: o Mapa da Jornada Digital, para organizar sua estratégia e registrar suas metas, Personas, palavras-chave, concorrentes, rotinas de Marketing de Conteúdo e de Redes Sociais, E-mail, relacionamento com Leads e Funil de Vendas, tudo em um super infográfico. O Mapa ajudará também o nosso time a se aprofundar no mundo do seu negócio.
rectangle-2
rectangle-2
Esse mergulho no seu mundo, que chamamos de planejamento, leva em torno de 60 dias. Ele é muito importante para que seja alinhado o que já foi feito pela sua equipe, e o que precisamos ajustar e assumir no processo, para que, assim, tenhamos foco em resultados desde o começo.
VÍDEO EXPLICATIVO
Hoje em dia, tornou-se cada vez mais comum, quando estamos navegando pela internet, nos depararmos com vídeos animados que apresentam uma ideia de forma dinâmica e didática, e acabam prendendo nossa atenção. Chamamos esses vídeos de Explainer Vídeos ou, simplesmente, Vídeos Explicativos.
Não sabe o que é um Vídeo Explicativo? Dá um play:
É através deste forte aliado que muitas pessoas terão o primeiro contato com a sua empresa. Então, nada melhor do que essa comunicação ser uma experiência cativante e marcante. Criaremos o Vídeo que explicará a proposta de valor da sua solução, através de uma história animada e, em um minuto, será fácil entender a mensagem principal da sua empresa. Só que o Vídeo vai além, ele é “curinga”, afinal:
Em projetos de alto impacto, trabalhamos com a criação de Vídeos Explicativos trimestrais, criando um canal no Youtube para publicá-los. Essa rotina aumenta exponencialmente a visibilidade da marca, a admiração e a audiência conquistada, sendo uma ação de Growth Hacking.
No final do Onboarding, sua empresa terá um estudo completo com as rotinas de Marketing Digital (registrada no Mapa da Jornada Digital) e a Pauta de Conteúdo (títulos dos artigos a serem produzidos), alinhada com as informações de Keywords, Personas e Jornada de Compra, além de um Vídeo Explicativo de um minuto sobre a proposta da sua marca.
Para que o método funcione, é preciso aumentar os Visitantes, convertê-los em Leads, se relacionar com a base e identificar quais estão aptos para uma abordagem da equipe comercial. Nesse sentido, um pouco antes de finalizar o processo de Onboarding, já daremos início à próxima etapa: o Ongoing, que é a aplicação contínua das diversas frentes do Funil do Inbound Marketing.
Em cada etapa do funil, existe uma série de atividades e estratégias que aplicamos:
 
Essa etapa envolve atividades de resultados imediatos, como a Publicidade Online no Google AdWords e Facebook Ads, e resultados a médio e longo prazo, como as Redes Sociais, o Marketing de Conteúdo e o SEO. Nosso atendimento faz a gestão de:
Publicidade Online: O cliente define a verba mensal e nós aplicaremos, com foco em resultados de curto prazo, a gestão completa do Google AdWords, Facebook Ads e LinkedIn Ads (entre outros); e em resultado de longo prazo, com a verba sendo aplicada para aumento do alcance orgânico no Google e no Facebook.
Marketing de Conteúdo: Precisamos de um blog ativo, focado na Persona, com velocidade e qualidade de produção de conteúdo. Por isso, iremos gerar a Pauta de Conteúdo, repassar o conteúdo para um parceiro de produção*, controlar as entregas, atualizar e otimizar os artigos direto no WordPress.
Redes Socais: A presença nas Redes Sociais é muito importante para manter o relacionamento. Para isso, administramos três redes para nossos clientes: Facebook, Twitter e LinkedIn. Cada uma com uma rotina estabelecida: no Facebook, uma postagem por dia útil; no Twitter, até cinco postagens por dia; e no LinkedIn, a publicação do novo artigo na Company Page e em grupos relacionados.
SEO & Co-Marketing: Aumentar os visitantes orgânicos (vindos naturalmente dos buscadores) é chave no processo de Inbound. Para isso, iremos administrar os plugins em WordPress ligados à otimização do site, se envolver em debates de UX (User Experience), relatar melhorias no site e acompanhar o crescimento com as ferramentas de SEO. Outra ação de SEO é a busca por co-Marketing (quando duas empresas lançam um material juntas) que, além de ajudar muito na conquista de Leads, a Landing Page é do nosso cliente e, assim, ganha um link do parceiro.
*Nós não produzimos conteúdo: Para a criação dos artigos do blog, o cliente poderá optar por criar internamente, ter um parceiro ou uma produtora terceirizada. Se precisar, temos nossos parceiros oficiais de Marketing de Conteúdo com ofertas especiais. Essa é uma decisão de modelo de negócio e, assim, podemos nos concentrar na Jornada de Compra e SEO, e ter um valor final competitivo. Além disso, não precisamos focar em apenas um único segmento.
Essa etapa envolve o crescimento do alcance digital através da geração de Leads (contatos para a empresa). Para isso, iremos trabalhar com “Conversões Indiretas”, com a rotina de lançamento de 1 eBook por mês; e com “Conversões Diretas”, através da melhoria das propostas da empresa, como a Apresentação Oficial e a oferta de Atendimento/Consultoria. Nosso atendimento irá fazer a gestão de:
Adaptação para o formato de Material Rico: Com um blog bem atualizado, com conteúdos de qualidade e dentro de uma pauta de conteúdo bem definida e administrada, iremos adaptar os conteúdos para o formato de eBooks. Em outras palavras, unificar trechos de dicas de um mesmo assunto, adicionar uma introdução e conclusão.
Diagramação do eBook: Vencido o texto do Material Rico, o nosso time de designers o transformará em uma linda apresentação em PDF. Todos os elementos para encantar o leitor e facilitar a escaneabilidade do material serão fortemente trabalhados.
Criação das Landing Pages: O próximo passo é criar as Landing Pages do novo Material Rico. Para isso, teremos uma de Conversão (para o novo Lead, aquele que nunca entrou na base), a de Progressive Profile (para ampliar o nosso conhecimento sobre a base), e a Thank You Page (para o link final do eBook e uma segunda chamada de oferta de atendimento). Será na Thank You Page que adicionaremos o Vídeo Explicativo. Para entender melhor, veja aqui os formatos de Landing Pages que trabalhamos.
Material de divulgação (banners): O último passo é divulgar o novo material: para a base (newsletter), nas Redes Sociais, no próprio site e nas mídias pagas (Ads direcionados para as Landing Pages). Todas as artes e ações serão desenvolvidas pela nossa equipe. Nesse momento, também poderemos revisar alguma pergunta das Landing Pages conforme necessidade ligada ao tema do novo material.
*Um eBook novo por mês: Cada etapa do processo (1. Adaptação do conteúdo para formato de eBook; 2. Diagramação do texto para um lindo PDF; 3. Criação das Landing Pages; 4. Divulgação do material) tem o prazo de uma semana e, assim, conseguimos produzir um eBook por mês para nossos clientes. Caso seja necessário mais de um material no mês, pedimos que o segundo conteúdo seja um Webinar gravado e encaminhado pelo cliente. Além disso, em casos de co-Marketing ou quando o conteúdo do eBook é muito grande, poderemos utilizar duas (ou mais) semanas no processo de diagramação do material.
Essa etapa envolve as rotinas de comunicação nos formatos de e-mails marketing, e-mails transacionais, newsletters e nutrições de Leads, além de utilizar tecnologias como CRM e segmentação de Leads, até resultar na construção da Automação de Marketing. Nosso atendimento irá fazer a gestão de:
Newsletter semanal: Com nossos estudos, definimos o formato de disparo de uma newsletter semanal, com o objetivo de mostrar os conteúdos do blog. Além disso, nessa peça, teremos um CTA para algum material rico relacionado. Fazemos também o disparo do e-mail de divulgação do novo eBook, uma vez por mês.
Nutrição de Leads: Para cada Material Rico, teremos uma Nutrição de Leads cadastrada no RD Station. Nosso time cria a estratégia (etapas do funil de vendas por meio da sequência de e-mails) e o conteúdo dos e-mails, e faz a devida ativação da Nutrição. Para entender em detalhes, veja aqui o que é e como funciona uma nutrição de Leads.
Segmentações da Base: A segmentação da base é desenvolvida em etapas. Primeiro, começamos com disparos para a base toda, para gerar dados. Depois, segmentamos por interesse, seja por clique, taxa de aberta ou visita em determinadas páginas. Além disso, utilizaremos (e ampliaremos) as perguntas das Landing Pages para otimizar o entendimento da base. Chegará um momento em que teremos os Leads bem divididos por interesse e momento de compra.
Automação de Marketing: O último passo é utilizar o avanço das segmentações para termos fluxos de nutrições de Leads interligados e automatizados, de modo que ele automaticamente mude de fluxo conforme o seu comportamento. Nessa etapa, usaremos muito o Lead Scoring e o Lead Tracking para desenvolvimento das ações, sempre com foco em aumento de Oportunidades para a equipe comercial.
*Importação de bases: É muito comum o cliente, principalmente no começo do processo, solicitar a importação de alguma base para o RD Station. Podemos fazer essa ação, mas o cliente precisará contratar uma ferramenta de limpeza de base de e-mails, como a Briteverify e, somente após esse processo, adicionaremos a lista ao software de automação.
Na última etapa, não vendemos por você, mas focamos em identificar características da base e o envolvimento no relacionamento (com o Lead Scoring e o Lead Tracking) para repassar MQLs (Marketing Qualified Leads) e SQLs (Sales Qualified Leads) para a equipe de vendas. Nosso atendimento irá fazer a gestão de:
Acompanhamento e Repasse de Leads: No começo, o objetivo é o aprendizado sobre o que é uma Oportunidade para a equipe comercial e a descoberta dos primeiros canais até a Buyer Persona. Por isso, faremos um acompanhamento em tempo real da Geração de Leads, uma avaliação e repasse semanal para abordagem de vendas.
Leads Scoring e Lead Tracking: Já cientes sobre as Oportunidades, poderemos criar as configurações de Leads Scoring (que utilizará muito do Lead Tracking) através do plano PRO no RD Station. Essa etapa acontece através do aprendizado no repasse semanal de Leads e é importante para o próximo passo: a automação. Para entender em detalhes, veja aqui o que é e como funciona o Lead Scoring.
Automação do registro de Oportunidades: Uma vez que o Lead Scoring está separando os Leads que são MQLs (apaixonados pela marca que ainda não pediram atendimento) e SQL (É persona e pediu atendimento), poderemos automatizar este repasse, além de trabalhar também com os Leads Qualificados, que ficam entre Leads e Oportunidades. Podem ser identificados como uma lista “reserva” para abordagem da equipe de vendas.
Vendarketing: O último passo é acompanhar, através da integração do CRM de vendas (como o Pipedrive) com o RD Station, o resultado das vendas originadas pelo repasse dos Leads. Aqui, iremos desenvolver a integração entre Marketing (nossa Agência) e Vendas (equipe do cliente), para trocar informações com as quais possamos fazer uma “re-engenharia” do processo. Essa integração é conhecida como  “vendarketing”, quando as duas áreas se comunicam para ampliar os resultados.
*Não somos responsáveis por vendas: É muito comum o cliente contratar uma agência de Inbound com o intuito de aumentar as vendas, afinal, o funil serve para chegar nesse ponto. Contudo, em alguns casos, o cliente responsabiliza única e exclusivamente a agência pelos resultados. Precisamos de sinergia e unificação de forças para aumentar as vendas. Somos responsáveis pela geração de Leads, mas o fechamento é com a sua equipe, que precisa estar bem alinhada com os passos, métricas e fluxos do processo.
Você ainda está um pouco perdido com o que estamos falando aqui? Queremos que você aprenda bastante para se sentir seguro na hora de decidir sobre aplicar as nossas soluções para sua empresa. Por isso, criamos uma super página contando tudo sobre o método do Inbound Marketing. Confira!
Entenda o que é e por que utilizamos o Inbound Marketing para aumentar nossa receita e de nossos clientes!
COMO VOCÊ ACOMPANHARÁ O PROCESSO SENDO APLICADO?
Entendemos que existe uma jornada rumo ao crescimento do alcance digital e aumento dos resultados em vendas. Por isso, criamos um processo para que você acompanhe a evolução do trabalho e possa comemorar cada conquista junto com a gente.
FORMATOS DE ACOMPANHAMENTO DOS NOSSOS SERVIÇOS
DASHBOARD COM CONTROLE COMPARTILHADO
Além disso, você terá acesso a um “dashboard”, uma central compartilhada com todos os dados de desempenho, cronograma trimestral de atividades, estudos (como Personas, keywords, entre outros), e controles de Marketing de Conteúdo, Social Media, Nutrição de Leads, etc. Assim, você sempre poderá acessar, se envolver e tirar dúvidas com o nosso atendimento.
RELATÓRIO SEMANAL DE ATIVIDADES
No primeiro dia útil da semana, é encaminhado, por e-mail, um report com as atividades concluídas na semana anterior. Assim, você estará sempre ciente sobre onde e como a nossa equipe está concentrando os esforços para o seu crescimento.
RELATÓRIO MENSAL DOS NÚMEROS DO MARKETING
No começo de cada mês, geramos um relatório mensal com os números do Marketing Digital. A intenção é avaliar como cresceu o Funil (Visitantes, Leads e Oportunidades), de onde estão vindo os resultados, o que podemos aprender e como podemos evoluir. Esse relatório também aborda melhorias que serão aplicadas no mês seguinte.
REVISÃO TRIMESTRAL DE SUCESSO (RTS)
Por fim, temos uma reunião trimestral com o cliente para avaliar o sucesso já adquirido, compartilhar aprendizados, alinhar expectativas e prioridades, e gerar o cronograma do próximo trimestre.
FICOU INTERESSADO E QUER UMA PROPOSTA PERSONALIZADA?
Estamos ansiosos para conhecer você e melhorar os resultados da sua empresa.
mais2x