Analisar, Blog, Inbound Sales,

Como investigar e espionar seus Concorrentes no Marketing Digital?

Por Jean Vidal em 6 de Março de 2016
Um guia para você conhecer as ferramentas e o processo para entender melhor a competição que sua empresa está inserida. Confira!
Leitura de 8 minutos
Como investigar e espionar seus Concorrentes no Marketing Digital?
4.9 (98.75%) 16 votes

Apesar de ter uma conotação estranha, investigar os concorrentes no Marketing Digital é uma atividade rotineira e importante para o seu crescimento digital. Só que realizá-la ainda é um mistério para muitos profissionais do setor.

Por isso, no artigo de hoje, fizemos um grande guia para você conhecer as ferramentas e o processo para entender melhor a competição que sua empresa está inserida. Confira!

Qual a diferença entre Investigar e Espionar?

Antes de começarmos a nos aventurar a olhar para os concorrentes, vamos deixar claro uma diferença importante: entender o que é investigar e o que é espionar, começando pelos conceitos. Vamos a eles:

Investigação é quando você busca elucidar fatos e acontecimentos passados.
Espionagem é quando você busca saber o que está ocorrendo no presente.

Citamos essa diferença para entender que, na maioria das ações indicadas neste artigo, estaremos buscando informações sobre o que o seu concorrente já fez de Marketing Digital (ou seja, investigando). Eventualmente, teremos informações mais atuais e até ferramentas para notificar as novidades (como o Google Alerts), mas em média o resultado maior será no sentido de investigação.

É valido citar que o  intuito final de reservar um tempo e trabalhar nessa atividade é descobrir o nível de competição em que sua empresa está envolvida e ter insights para melhorar a sua atuação digital. Vamos começar?

As 16 melhores Ferramentas para analisar os
seus concorrentes no Marketing Digital:

O primeiro passo para poder analisar os concorrentes é conhecer as ferramentas que irão te ajudar a enxergar mais longe. Assim, listamos o que consideramos importante para essa atividade:

01 – A busca no Google (explicaremos melhor abaixo)
02 – SimilarWeb (para números dos sites, como visitantes)
03 – Open Site Explorer (para vários elementos de SEO de um site)
04 – SEMRush (para a competição em AdWords)
05 – FanpageKarma (para números sociais)
06 – WebSite Grader (para diversos números digitais)
07 – Wayback Machine (para conferir a evolução do site do concorrente)
08 – Google Alerts (para ser alertado das novidades de um termo no Google)
09 – SpyFu (para entender mais algumas métricas de search)
10 – Alexa (um ranking global de sites)
11 – Url Métrica (para verificar estatísticas de uma url)
12 – Traffic Estimate (para verificar a quantidade de visitantes)
13 – WooRank (para dados super completos de SEO)
14 – Lipperhey (para dados de visitantes, social e SEO)
15 – Buzz Sumo (para entender a performance do conteúdo em redes sociais)
16 – Free Review Monitoring (para monitorar reviews na internet)

Algumas ferramentas listadas possuem planos e funções superiores apenas nas versões pagas, mas já ajudam bastante em suas versões gratuitas.

Cuidado com as métricas de vaidade!

Normalmente, quando você utiliza boa parte das ferramentas citadas acima acaba ficando “perdido” em um monte de informações. Por isso, o próximo passo será gerar um comparativo entre sua empresa e os seus concorrentes.

Para um bom relatório, o ideal é ter uma boa definição de quais informações serão comparadas. Por isso, você precisa entender bem o que são as métricas de vaidade de modo que não fique perdido comparando a quantidade de Likes e considerando que essa é uma informação importante.

Ciente disso, algumas informações que indicamos para você considerar são:

  • Quantidade de Visitantes
  • Indicadores de SEO
  • O comportamento nas redes sociais
  • Competição em AdWords
  • Considerações de uma avaliação humana

Você pode ir além nessa listagem conforme sua opinião e necessidades. Resumimos nesses pontos por resultar em uma boa visão da competição, que em nossa opinião é suficiente para sua empresa entender a sua concorrência no Marketing Digital.

Como montar um relatório sobre os números dos meus concorrentes?

Para começar a elaborar um relatório precisaremos primeiro definir as métricas que iremos investigar, conforme citamos acima. Além disso, é importante fazer uma listagem dos concorrentes que serão avaliados e seguir à risca essa definição já que ao longo do processo você pode esbarrar com outros concorrentes indiretos, por exemplo, e aumentar a lista a cada novo site fará com que você perca o foco.

Com as definições estipuladas, você poderá criar um quadrante simples cruzando os dados da sua empresa versus concorrente para listar as informações avaliadas.

quadro concorrentes-2
Descubra os números de visitantes de um site

Para investigar o número de visitantes, você pode utilizar o SimilarWeb, o Alexa, o Traffic Estimate, o Lipperhey e o Url Métrica. Nessas ferramentas, basta colocar a url principal do seu site ou do concorrente.

Aqui é válido comentar que se o site tiver poucas visitas não haverão dados suficientes para as ferramentas relatarem,  já que elas passam a média de visitantes e que pode haver diferenças entre os números relatados (onde indicamos que considere sempre o número maior).

Descubra os indicadores de SEO de um site

Para investigar as principais métricas de SEO, você pode utilizar o Open Site ExplorerLipperhey, WebSite Grader, SpyFu e o WooRank. Particularmente, gostamos muito da avaliação do WebSite Grader (da Hubspot) e do WooRank, que faz um report completíssimo e ainda passa uma nota para cada SEO.

Se você tiver uma conta no RD Station, poderá também utilizar a funcionalidade de Otimização de Páginas (SEO). Falamos mais sobre ela nesse artigo sobre funcionalidades básicas do RD Station que você deveria usar mais.

Além disso, para entender a evolução do SEO de um site, é válido utilizar a Wayback Machine, já que eles registram (estilo print) o site a cada visita do algoritmo, fazendo assim um histórico aberto de cada versão de um site ao longo do tempo.

Descubra os indicadores Sociais de um site

Para investigar as principais métricas sociais, você pode utilizar o FanpageKarma, Lipperhey (novamente) e o Buzz Sumo. Para o relatório do comparativo de concorrentes, a indicação é usar um número de análise como o “Profile Performance” do FanPageKarma, por exemplo. E para entender o conteúdo que gerou mais resultado social, o Buzz Sumo é o melhor de todos.

Como usar o Google para descobrir
informações de outros sites?

Poucas pessoas sabem que as melhores informações ainda estão no Google Search. Por isso, separamos um bom espaço em nosso debate para mostrar alguns “truques” na forma de pesquisar uma informação no buscador mais famoso de todos os tempos. Confira!

Buscar: “site:meuconcorrente.com.br palavra-chave”

Google busca 1 - site

Ao digitar no buscador site:nomedosite.com.br palavra, você estará pedindo para o Google mostrar resultados só naquela url e vinculá-los à palavra digitada na mesma pesquisa. No exemplo acima, você pode ver quantas urls tem no site da Inteligência que citam o AdWords.

Do mesmo modo (só deixando o site:nomedosite.com.br) você poderá ver quantas páginas de um site estão indexadas no índice do buscador.

Buscar: “intitle: palavra-chave”

Google busca 1 - intitle

Você pode ir além, misturando o comando “site:” com o comando “intitle:”, onde agora o buscador irá mostrar os resultados das páginas daquele site que contenham essa palavra no título da página.

Outros comandos que podem ser utilizados:
related:site.com.br (para mostrar conteúdos relacionados àquele site);
palavra (para excluir uma palavra da busca);
inurl:site.com.br palavra-chave(para ver se existe uma ulr com a palavra pesquisada).

E por aí vai. Se quiser ver a lista completa, o TechTudo possui um artigo bem completo com todos os comandos de busca do Google.

Como espionar os concorrentes?

Para espionar um concorrente, a grande ferramenta que indicamos é o Google Alerts. Nele, você pode inserir um termo e pedir para ser avisado quando o buscador observar alguma novidade.

Google Alerts

Além disso, se você (e o seu concorrente) trabalham com uma unidade física ou vendas de produtos, o Free Review Monitoring é ideal. Além de poder cadastrar sua empresa, você também cadastra os concorrentes e recebe um alerta no seu e-mail toda vez que um review sobre sua marca, produto ou serviço aparecer em plataformas como FourSquare, Reclame Aqui e Yelp.

Outra ferramenta bem conhecida é o SEMRush, ótimo para monitorar as novidades da competição no AdWords (só que essa frente é exclusiva na versão paga).

Bônus: Você sabe quantos produtos tem em um e-commerce?

Existe um truque para você saber quantos produtos um ecommerce tem em sua loja online (que funciona quase 100% das vezes) e é bem simples: no site do e-commerce, na parte do buscador, digite apenas uma vez a barra de espaço e clique em pesquisar.

walmart todos os produtos

O buscador do site irá considerar todos os produtos (afinal, é muito raro o produto ser cadastrado apenas com uma palavra). De maneira simples, você pode saber quantos produtos ativos existem na loja virtual. Essa é uma dica chave para a competição no comércio eletrônico.

E você, já tentou entender um pouco da Competição Digital? Já utilizou alguma das ferramentas citadas acima? Se esquecemos de alguma plataforma ou se gostou do nosso artigo, por favor, deixe um comentário. Compartilhar nosso conteúdo nas redes sociais também ajuda!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal
  • jose benedito rosa

    GOSTEI MUITO DESTE SITE BASTANTE ARTIGOS DOS BONS.

    • Obrigado Jose. Continue acompanhando e comentando. 😉