Blog, Ferramentas, RD Station,

Como otimizar seu Marketing de Conteúdo com o RD Station

Por Jean Vidal em 28 de setembro de 2015
Três funcionalidades básicas do RD Station para otimizar toda a criação do seu Marketing de Conteúdo. Confira!
Leitura de 4 minutos
Como otimizar seu Marketing de Conteúdo com o RD Station
4.9 (97.5%) 8 votes

As empresas estão a cada dia se atentando para a importância de desenvolver o seu Marketing de Conteúdo, seja com artigos no Blog ou Conteúdos Ricos para gerar Leads, contudo, muitos conteúdos ainda são criados sem um foco em otimização para resultados.

No artigo de hoje vamos falar como você que já usa o RD Station pode utilizar três funcionalidades básicas da ferramenta e otimizar toda a criação do seu conteúdo. Confira!

1. Utilize o Painel de Palavras-chave no RD Station

Fazer o estudo de palavras-chave é um exercício essencial antes de criar o seu conteúdo, pois será nesse momento que você identificará como as pessoas estão pesquisando no Google sobre o seu produto ou tema de mercado e poderá tomar decisões mais conscientes sobre o que irá produzir.

Para essa atividade você pode utilizar o Keyword Planner do Google AdWords e outras ferramentas como o Keywordtool.io. Se ainda tiver dúvida como criar uma boa lista de palavras, confira nesse link um passo a passo divulgado na metodologia do RD Station.

Nessa listagem criada, recomendamos que a busca chegue a pelo menos 200 palavras que são chave para sua empresa. Os termos ficam bem evidentes quando são nomes e variações de produtos (em  e-commerce terá uma quantidade grande desse caso) porém foque também em  buscas ligadas a dúvidas, por exemplo quando começam com “como”, “qual” e “por que” já são bons indicares de pesquisas ideais para artigos no blog.

Só que apenas fazer a lista não é sinônimo de resultados, você precisará monitorar os termos e criar ações para cada caso, e aqui entra o RD Station através do Painel de Palavras-chave.

RD Station - Painel de Palavras-chave

Adicionando as palavras no painel você poderá acompanhar alguns dados importantes, como AdWords (CPC médio, volume e Concorrência) e principalmente o Orgânico, ou seja, o posicionamento orgânico do seu site para aquele termo no Google e qual é a página que está nesse posicionamento.

RD Station - Informações de Painel

Através das informações do painel será possível verificar quais palavras você está ganhando ou perdendo posições e principalmente quais palavras você não está não está listado no ranking do Google (>100º) e por tanto vale criar um artigo para entrar nessa listagem.

Do mesmo modo é possível conferir um gráfico acerca de cada palavra, clicando no número do posicionamento abrirá o histórico do posicionamento ao longo do uso do software.

RD Station - Posicionamento histórico

2. Utilize o Sugestão de Posts do RD Station

Definido a lista de palavras e com o painel monitorando o posicionamento, você deverá agora criar a sua pauta de conteúdo para um determinado período.

Com a lista criada você já terá o norte para os temas abordados, contudo é comum nesse processo ficarmos sem ideias para artigos, e nesse momento você usa o “sugestão de posts” do RD Station.

Ainda que simples e padronizadas as sugestões costumam abrir a mente no processo da definição do temas para uma keyword. Por exemplo, usando um termo importante para gente, como o “Inbound Marketing” já temos algumas sugestões de temas interessantes:

RD Station Sugestão de Artigos

3. Utilize o Otimizador de Páginas (SEO) do RD Station

Depois de criado o seu conteúdo, uma nova funcionalidade será muito importante para o seu conteúdo, o otimizador de páginas (SEO). Com ele, é gerado automaticamente um relatório do quanto uma página está otimizada para determinado termo.

Ou seja, com cada artigo criado, coloque nessa ferramenta o termo e a url do seu artigo e clique em gerar relatório. Com o relatório gerado foque em resolver os pontos relatados:

RD Station - Relatório de SEO

 

Em cada ajuste consta uma orientação. Se você ficar com dúvida pode adicionar aqui nos comentários para ajudarmos no entendimento dos ajustes. Já adiantando, uma dúvida comum é qual seria uma boa nota no relatório, onde em resumo deve vencer o máximo possível, principalmente os pontos críticos, importantes e intermediários, mas aqui na agência focamos em conteúdos com nota ao menos acima de 9 na média.

Deixe o seu comentário citando suas dúvidas e o que achou do nosso artigo. Se você gostou, compartilhe nas redes sociais.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal