Blog, Redes Sociais, Visitantes Qualificados,

Como usar a Mídia Social em cada etapa do Funil

Por Content em 10 de agosto de 2016
Como quebrar o seu ciclo de compra em etapas e usar a Mídia Social em cada etapa do Funil. Entenda!
Leitura de 7 minutos
Como usar a Mídia Social em cada etapa do Funil
5 (100%) 6 votes

As pessoas ficam conectadas à internet e, em especial, às redes sociais grande parte do dia, e quando precisam comprar algo, acabam procurando informações por ali também. O consumidor procura canais rápidos e práticos para ser atendido tanto no processo de compra como no pós compra. Sabendo disto, é inegável que a sua empresa não esteja lá, fornecendo os recursos que necessitam para escolher o seu produto ao invés do produto do seu concorrente.

A melhor maneira de convencer seu possível cliente através do Inbound Marketing é quebrando o ciclo de compra dele em etapas. Assim, fica mais fácil criar conteúdos de acordo com a mentalidade de cada cliente.

Mas, independente da fase que estão os seus clientes, nesse artigo, vou falar sobre como a Mídia Social pode ser uma ótima ferramenta para alimentá-los através do Funil e ainda dar dicas de como usá-la em cada etapa. Vamos lá?

Como usar a Mídia Social para Atrair, Converter, Fechar e Encantar os clientes

Utilizar a Jornada de Compra para mapear seu conteúdo é uma grande estratégia se você quiser ter melhores resultados. E, com as Mídias Sociais não é diferente. Por isso, vamos explicar cada etapa da Jornada de Compra de acordo com a definição da Hubspot.

Atrair

A primeira etapa do Funil, nas Mídias Sociais, consiste em atrair novos seguidores e fãs. Para construir seu público nesses canais, é preciso criar e compartilhar conteúdo atraente e, assim, envolver sua persona no seu negócio para que futuramente possa se tornar um possível comprador.

Mas não adianta criar toneladas de conteúdos sem pensar sobre o que realmente os clientes querem ver. Para atrair um público e manter os potenciais clientes, é preciso oferecer conteúdo de qualidade, só assim eles vão voltar para a sua página, e começarão a se envolver e confiar na sua marca.

Conteúdos para utilizar nas Mídias Sociais na etapa de Atração

Quando o seu público-alvo está conectado no Twitter, LinkedIn, Facebook, Instagram, Pinterest ou Snapchat, ele está consumindo conteúdo para entretenimento ou redes sociais, ou seja, em oposição à procura de um produto ou serviço para comprar.

Então pense sobre o que atrai a sua persona para se tornar um cliente. Quais são os pontos de dor que seu produto ou serviço pode ajudar a resolver? O conteúdo que você oferece é o que o seu comprador quer encontrar de forma divertida?

Uma dica é construir o conteúdo que será publicado nesses canais de maneira que as pessoas se interessem primeiramente pelo conteúdo e, só em outra etapa, pelo produto que sua empresa oferece.

Concentre-se no conteúdo que seja compartilhável e divertido para as pessoas que podem não estar familiarizados com a sua marca. Dessa forma, quando os fãs da sua página compartilharem com seus círculos de amizades, outros clientes potenciais vão descobrir a sua empresa. Uma maneira de fazer isso é ir além de produtos e conteúdos relacionados com a indústria, explorando um novo território.

Converter

Depois que você criou e publicou conteúdo social para o topo do funil, ou seja, que atrai potenciais compradores, chegou o momento da etapa de Conversão, que nada mais é que transformar os fãs e seguidores em clientes potenciais. As marcas podem começar a fazer isso através da oferta de conteúdo rico, que só é disponibilizado após o preenchimento de um formulário.

Este é o tipo de conteúdo que ajuda seus seguidores a resolverem os problemas e desafios que enfrentam. Quando o seu público de Mídia Social preenche um formulário, você está tendo a chance de levá-lo a se inscrever em uma lista de e-mails e conduzi-lo às próximas etapas do Funil. Dessa forma, você pode continuar a conversa com ele em diferentes canais.

Conteúdos para utilizar nas Mídias Sociais na etapa de Conversão

Uma das melhores maneiras de converter seu público social é oferecendo conteúdo que vá resolver o problema dele. Ao oferecer algo como um eBook, um webinar, um curso, uma consulta ou uma oferta em troca de um endereço de e-mail ou informações de contato, você pode converter seus seguidores sociais em Leads interessados em como o seu produto ou serviço podem ajudá-los.

As transmissões ao vivo estão se tornando uma maneira popular de se conectar com seus fãs e seguidores em todos os canais, como Facebook, Twitter e Periscope. Da mesma forma, webinars, painéis e outros eventos digitais têm sido sempre um grande trunfo para as marcas, porque você pode criar uma experiência mais interativa e envolvente para os potenciais clientes. Então, quando você for oferecer um webinar aos seus seguidores, faça com que eles se tornem Leads, pedindo para que se inscrevam em um formulário.

Fechar

Para mover o seu público para a base do Funil, na fase de Fechamento, é preciso construir ofertas segmentadas e promovê-las estrategicamente. Se alguns de seus seguidores de Mídia Social passaram pela etapa de conversão, você terá outras formas de contato com eles, correto? Então, conforme já comentamos, é hora de uma campanha de marketing para você alcançá-los através de múltiplos canais.

Essa etapa é o lugar onde você precisa acompanhar de perto o rendimento de seus esforços. Enquanto na fase de Atração e Conversão você foi acompanhando o crescimento e engajamento, a etapa de Fechamento é onde você deve rastrear gastos e ganhos. Colocar alguns investimentos por trás das mensagens direcionadas poderá ajudar a tornar os seus clientes potenciais em clientes efetivos.

Conteúdos para utilizar nas Mídias Sociais na etapa de Fechamento

Um anúncio social na etapa de Fechamento deve oferecer preços, produtos e benefícios transparentes, visando resolver diretamente o problema do seu potencial cliente. Isso vai diminuir os cliques que não forem interessantes para dar o próximo passo e somente os clientes realmente interessados irão para a página de destino, ou Landing Page, como chamamos no Marketing Digital.

Nessa etapa, você não precisa fazer a venda diretamente nas Mídias Sociais. Nesse caso, podem ser utilizadas para conduzir os seus fãs e seguidores para outro canal onde eles realmente vão fechar.

Encantar

O que significa para você encantar um cliente? Apenas resolver os seus problemas? A Mídia Social pode desempenhar um papel fundamental na experiência do cliente: desde a pesquisa, o processo de compra, até a fidelização.

Já sabemos que atrair um novo cliente é mais caro do que manter um. É por isso que essa etapa é importante no Funil. Se você estiver criando conteúdo social estratégico para atrair e converter, você já está oferecendo uma grande experiência ao cliente.

Mas lembre-se, “encantar” também significa oferecer uma excelente experiência ao cliente após a compra. A Mídia Social é um canal transparente e, se o cliente tem uma má experiência, poderá deixar comentários negativos no Instagram, Facebook ou Twitter da sua marca. Por isso, é fundamental que você utilize esses canais como oportunidade para construir um relacionamento com os clientes.

Conteúdos para utilizar nas Mídias Sociais na etapa de Encantamento

Que a Mídia Social é uma maneira favorecida para as pessoas entrarem em contato com as empresas nós já sabemos. Mas, é importante lembrar que não custa nada tentar personalizar as respostas que serão enviadas. As empresas devem investir nas suas relações com os clientes, pois eles podem se tornar defensores da sua marca.

Quer manter seus clientes ativos? Pense em como você pode fortalecer seu programa de fidelidade nas suas campanhas de Mídia Social. Não crie conteúdos apenas para os clientes potenciais, mas pense em como educar, entreter, e assim, encantar os clientes atuais.

Inspire o seu público a experimentar algo novo e pense como a sua marca pode fazer isso. Um exemplo é o post motivacional.

Bom, agora é hora de colocar a mão na massa. Você já sabe como encontrar seus potenciais clientes e não perder os atuais, e para isso o seu conteúdo precisa refletir nas quatro etapas do Funil e acompanhar os resultados ao longo do caminho.

E você, tem alguma experiência de como foi aplicar as etapas do Funil nas Mídias Sociais? Deixe um comentário! Gostou do artigo? Então compartilha 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content

Últimos posts por Content (exibir todos)