Blog, SEO, Visitantes Qualificados,

Como Vídeos Explicativos aumentam o impacto do Marketing Digital

Por Felipe Fox em 8 de Abril de 2016
Em detalhes como os Vídeos Explicativos podem ser consideradas como ferramenta estratégica aliada ao Marketing Digital. Confira!
Leitura de 3 minutos
Como Vídeos Explicativos aumentam o impacto do Marketing Digital
5 (100%) 3 votes

Você já deve ter reparado que, hoje em dia, quem tá fazendo bonito com Marketing Digital, tem um Vídeo na página principal do seu site.

Vídeos fazem as pessoas ficarem mais tempo no seu site, o que contribui bastante para um melhor ranqueamento no Google. Além disso, o engajamento é muito maior e as chances de conversão são 80% maiores em páginas com vídeo.

No artigo de hoje vou mostrar os Vídeos Explicativos como ferramenta estratégica aliada ao Marketing Digital.

O que são Vídeos Explicativos?

São Vídeos Animados que apresentam uma ideia de forma dinâmica e didática e prendem nossa atenção. Seja para apresentar um projeto, um produto, um serviço, uma iniciativa ou mesmo para apresentar a própria empresa, muita gente tá investindo nos vídeos explicativos para web.

Migramos da era de vídeos institucionais longos e entediantes para uma nova forma de comunicar com mais empatia. Utilizando o universo lúdico das ilustrações e muitas vezes o humor, os Vídeos Explicativos se tornaram uma poderosa ferramenta no Marketing para internet. O público se sente mais atraído por ser uma forma fácil (e passiva) de ter acesso e consumir novos conteúdos.

Se uma página tem vídeo, 62% das pessoas dão play antes mesmo de lerem qualquer coisa no site.

Mas não é só de pontos positivos que vive essa nova ferramenta de Comunicação Digital. Não basta ter qualquer vídeo na sua página. Ele precisa ser muito bem projetado e produzido. Portanto, pontuo aqui alguns detalhes que caracterizam um bom Vídeo Explicativo que traz resultados.

Como identificar um bom Vídeo Explicativo

Poder de síntese (menos é mais!)

O tempo das pessoas, para assistir algo que elas não estavam prevendo, está cada vez mais curto. Então quanto mais objetivo e sintético for um vídeo explicativo, melhor. Isto quer dizer que se você consegue comunicar (e vender) sua ideia no tempo de um pitch (um minuto), você está fazendo isto certo.

Storytelling

Não precisa entender muito de história para pensar em um roteiro de um vídeo explicativo. Um exemplo de estrutura básica, bem simples, pode ser composta da seguinte forma:

  • Apresentação do problema: Situa o expectador para que ele se enxergue tendo aquele mesmo problema.
  • Eureka!: O velho “Seus problemas acabaram!” seguido da apresentação da marca.
  • Resolvendo o problema: Mostra-se como a tal solução inovadora consegue resolver seu problema.
  • Benefícios: Pincelada sobre outros benefícios daquela solução, abrindo espaço para que o expectador se sinta motivado à investigar e descobrir mais detalhes no site.
  • Recompensa: Conclusão com uma situação onde o problema foi resolvido com maestria. A sensação é positiva e confortante.
  • Call to action: Convite para conhecer mais detalhes da solução no site.

Criatividade e originalidade

Por mais que existam trocentos vídeos explicativos muito parecidos uns com os outros, é sempre importante tentar fugir da mesmice. Um vídeo precisa criativamente surpreender o espectador.

Então o uso de metáforas visuais e situações inusitadas sempre vão dar aquela sensação de trabalho bem feito, que refletirá na imagem da empresa. Soluções prontas ou pré-fabricadas estão fora de cogitação. Elas não vão te dar um vídeo exclusivo e produzido unicamente para sua empresa e passarão uma imagem clonada de outras milhares de empresas.

Este é um exemplo de vídeo que segue os parâmetros apresentados anteriormente:

Portanto, ao decidir utilizar vídeo explicativo como estratégia de marketing para o seu site, busque profissionais capacitados que entendem do que estão fazendo, para um melhor engajamento do seu público.

Se você gostou desse artigo compartilhe nas Redes Sociais.
Deixe também um comentário com a sua opinião sobre o assunto

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Felipe Fox

Felipe Fox

Diretor Criativo em Conexorama
Designer por formação, ilustrador por ocasião e Motion Grapher por paixão. A criatividade faz parte da minha vida tanto quanto o ar que respiro. Curto cinema, séries, pedalar, tomar uma gelada, tocar trompete e levar meu mini cão Bilbo pra correr nas pracinhas de Floripa.
Felipe Fox