Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é e como criar conteúdos épicos?

Por Ana Mendes em 13 de abril de 2018
Descubra o são conteúdos épicos e também algumas dicas de como produzir seus próprios artigos com qualidade para engajar o seu público.
Leitura de 5 minutos
O que é e como criar conteúdos épicos?
5 (100%) 2 votes

Se você trabalha com marketing digital, certamente busca escrever conteúdos que realmente geram impacto, inspiram pessoas e – por que não? – mudam vidas. Esses são os famosos conteúdos épicos, que têm o poder de gerar engajamento de um grande número de pessoas e trazer autoridade à sua marca.

Apesar da motivação ser grande, muitas vezes esses planos ficam pra trás devido a quantidade de demandas que você precisa atender durante a sua jornada de trabalho. E, quando você se dá conta, está fazendo aquele feijão-com-arroz que muito pouco impacta a vida das pessoas que leem o seu material.

No marketing digital, muito se ouve a respeito de conteúdos épicos. Mas, acredite ou não, não existe uma definição exata do que é um conteúdo épico.

E é por isso que no artigo de hoje, nós vamos explicar um pouco mais sobre o que define e também algumas dicas de como produzir seus próprios conteúdos épicos. Está preparado para começar a escrever conteúdo de qualidade e que realmente gera engajamento? Confira!

O que são conteúdos épicos?

Quando se trata de conteúdos épicos, não estamos falando apenas sobre a extensão do seu texto. Outros aspectos influenciam muito: a criatividade, a originalidade e, principalmente, a forma com que você apresenta esse conteúdo.

O conceito está diretamente relacionado a relevância do conteúdo. A ideia é produzir um conteúdo bem elaborado, que ofereça soluções para a necessidade da sua audiência. No entanto, apesar de não possuir regras pré-estabelecidas, pesquisas mostram que conteúdos épicos costumam possuir pelo menos 2 mil palavras.

Outro aspecto que diferencia de outros tipos de artigo, que explicaremos melhor abaixo, é a extensa pesquisa que um conteúdo épico requer. A abordagem é extremamente profunda e com argumentos consistentes. Ou seja, ainda que você conheça o assunto, você precisa deixar o mais completo possível e, para isso, será necessário se estudar o tema.

Entre os formatos mais comuns, estão:

  • Infográficos
  • Listas
  • Artigos de “como fazer”.
  • Passo a passo

No fim, é basicamente sobre escrever sobre um assunto de forma que as pessoas queiram ler e compartilhar. Parece simples, não? Mas, na prática, você percebe que não é bem assim.

Como criar conteúdos épicos?

Descubra um problema e solucione-o!

As pessoas normalmente procuram sobre um determinado assunto na internet porque elas têm dúvidas ou precisam resolver um problema. E você não vai querer decepcioná-las, vai?

Google It John Oliver GIF by Last Week Tonight with John Oliver - Find & Share on GIPHY

Sendo assim, descubra quais são as principais dúvidas da sua audiência e se disponha a escrever sobre elas da forma mais completa possível.

Até porque, convenhamos, não tem nada mais irritante do que se deparar com conteúdos incompletos, que não solucionam por completo o seu problema. A ideia é que, ao entrar no seu artigo, o leitor não precise fazer nenhum outro tipo de pesquisa em nenhuma outra página da internet.

Ou seja: resolva os problemas dos seus leitores e eles vão agradecê-lo por isso!

Faça guias completos!

Você se lembra de quando começou a produzir conteúdos? Foi preciso aprender sobre diversos assuntos, dos mais técnicos aos mais abrangentes.

Aprender a publicar no wordpress, escolher palavras-chave, usar técnicas de SEO, planejar conteúdos relevantes para o seu público, entre outros. Tenho certeza de que você usou muitas horas dos seus dias fazendo pesquisas intermináveis e encontrando conteúdos alguns conteúdos bons e muitos ruins.

Agora pense comigo: não teria sido muito mais fácil se todos esses aprendizados estivessem compilados em um único guia?

É exatamente isso que um conteúdo épico pode – e deve! – fazer. Aqui na Conexorama, por exemplo, o CEO da agência, Jean Vidal, está criando o RD Station: Guia Definitivo do uso do software de automação de marketing e vendas. Neste material, ele passa por todas as features da ferramenta, ensinando e dando dicas de cada uma delas. É um material bastante extenso e que pode ser atualizado com o passar do tempo. Por isso, todas as semanas ele é complementado.

O fato é que, se você ensinar o caminho completo que as pessoas devem seguir quando elas estão tentando se aprofundar em uma determinada área de conhecimento, você criará um excelente conteúdo épico e ajudará, de verdade, o seu público.

Conte uma história aos leitores

Você sabia que o storytelling é uma das ferramentas mais importantes para quem produz conteúdo? É verdade! Capaz de engajar a sua audiência, uma história bem escrita faz com que os leitores se identifiquem e mantenham a atenção na mensagem que você quer passar.

Além disso, um bom storytelling incentiva as pessoas a difundir o conteúdo. Quem nunca compartilhou uma propaganda pelo simples fato de ter uma narrativa impactante sobre determinado assunto? Esse costuma ser o ponto em comum de todos os conteúdos virais que circulam pela internet.

Por isso, na hora de produzir o seu conteúdo épico, capriche na estrutura da narrativa que você contará!

Faça as pessoas esquecerem seus compromissos

Sabe quando você tem a consciência de que é hora de dormir ou de sair de casa para algum compromisso, mas você está tão concentrado em um texto que, quando percebe, já perdeu a hora?

Cada palavra que você escrever no seu conteúdo épico deve ter esse objetivo! Os leitores precisam se sentir motivados a ler seu conteúdo, seja pela boa narrativa, pelas informações contidas. Ou melhor, pelo conjunto de todos esses fatores.

O que você precisa é buscar no seu público aquela sensação de “Nossa! Que bom que eu encontrei esse material!”.

É um desafio e tanto, não é?

Bom, essas são algumas das principais dicas para produzir conteúdos épicos. A medida que publicá-los, você se tornará conhecido no seu nicho e, consequentemente, se tornará autoridade no assunto.

Invista em conteúdos de qualidade e prepare-se para que as pessoas comecem a procurar a sua marca!

E você, já produziu conteúdos épicos? Compartilhe conosco sua experiência!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Ana Mendes

Ana Mendes

Jornalista se enveredando pelas áreas do Marketing Digital. Sonha um dia em resgatar todos os animais de rua.
Ana Mendes