Blog, Landing Pages,

Copy para Landing Pages: textos matadores para converter mais

Por Content em 2 de março de 2018
Você sabia que o Copy de uma Landing Page define o sucesso de uma estratégia. Quer saber por que? Leia neste artigo!
Leitura de 6 minutos
Copy para Landing Pages: textos matadores para converter mais
5 (100%) 3 votes

Seja para ganhar mais inscritos na lista de e-mails, reunir pessoas num workshop ou vender um produto, suas Landing Pages representam uma parte importante para sua presença online.

Um bom Copy de Landing Page pode ajudar você a gerar Leads e fazer vendas mesmo enquanto você está comendo, dormindo ou até de férias. Um texto ruim, por outro lado, vai travar seu crescimento e reduzir as vendas.

Então, qual vai ser? Uma Landing Page que ajuda seu negócio a crescer? Ou uma que só existe para fazer sua marca perder credibilidade?

Se você escolher a primeira opção, veja algumas dicas para fazer você parar de perder oportunidades e escrever um Copy de Landing Page que estimula a entrada de novos Leads e vendas!

1. Foco nos benefícios

Um erro bem frequente quando falamos de Copy para Landing Pages é escrever sobre o que a oferta apresenta ao invés dos seus benefícios.

Sim, às vezes eles estão conectados pelo contexto do que é oferecido (como a informação de materiais ricos, por exemplo, que é a oferta e o benefício de obtê-los).

Mas se você criar uma Landing Page para promover um produto, não esqueça que seus clientes não ligam para as especificações. Eles querem saber como o produto pode ajudá-los ou fazer a vida deles melhor. Se você quer que seus visitantes entreguem seus dados e se tornem Leads, destaque as vantagens-chave que eles vão ganhar com isso.

2. Apresentando o FoMO

Rapidamente, o conceito de FoMO (Fear of Missing Out) nasceu numa matéria do New York Times, em 2000. É o cara que não consegue parar de olhar pro WhatsApp no cinema, ele não suporta a sensação de estar de fora de algo. É um fenômeno dos dias atuais, acontece com todo mundo. E você pode usar isso ao seu favor.

Quando as pessoas realçam os benefícios de suas ofertas, elas tendem a focar nas coisas positivas que os visitantes vão ter, caso se cadastrem. Porém, não é a única forma de falar sobre vantagens, no seu Copy de Landing Page. Você pode se concentrar no que seus visitantes vão perder se eles não pegarem sua oferta.

Por exemplo, digamos que você venda um curso sobre campanhas de Marketing de Conteúdo. Você poderia falar de como suas estratégias seriam mais completas com seu curso. Ou, você pode apontar o que vai acontecer se as pessoas não comprarem as aulas, como perder dinheiro com conteúdo fraco.

As pessoas adoram coisas que fazem a vida delas melhorar. Mas elas também temem aquilo que pode limitar seu crescimento e felicidade. Tente capitalizar com essa motivação baseada no medo, em seu Copy de Landing Page.

3. Descomplique

Produtos complexos pedem, de fato, um copy mais elaborado. Afinal, o cliente precisa entender o que você está oferecendo.

Agora, se você tem um produto simples, você só tem um trabalho: mostrar qual é e sair da frente.

Mas o que qualifica uma oferta como “simples”?

Um produto que as pessoas estão familiarizadas.

Em outras palavras, algo que eles já compraram antes. Aqui vão alguns exemplos de produtos simples:

  • Roupas
  • Comida
  • Decorações simples
  • Ferramentas

Você entendeu. Agora, pense:

90% das pessoas já tiveram contato com o que eu estou vendendo e com seu uso?

Se você achar que sim, você tem um produto simples nas mãos.

Landing Page não é lugar para sonetos. Mesmo num nicho de mercado criativo, mantenha a linguagem simples e fácil de entender. Isso é especialmente positivo para quem não vai ler o que você escreveu, palavra por palavra (ou seja, quase todo mundo). Também diminui o risco de sua oferta se perder porque as pessoas não entendem o que diabos você está falando.

Isso não significa que não dá pra se divertir com seu Copy ou escrever na voz de sua marca. Mas não esqueça que clareza é melhor que criatividade, quando se trata de Landing Pages.

4. Escaneabilidade: palavra do ano

Você sabe que um profissional do Marketing escreveu algo quando são milhares de parágrafos curtos, fáceis de ler. Isso é implementar escaneabilidade.

Como eu disse no item acima, a maioria das pessoas não lêem seu Copy do início ao fim. Eles escaneiam o texto, de seção para seção. Por isso, é absolutamente crucial garantir que seu Copy de Landing Page entregue a mensagem, mesmo se as pessoas lerem algumas partes dele.

Como fazer seu Copy escaneável? Use os parágrafos e frases curtas, listas numeradas e com bullets, subtítulos e elementos visuais para quebrar o texto. Veja outros textos de nosso blog, você vai ter uma série de exemplos de textos escaneáveis!

5. Se possível, ofereça dados concretos

Se você atendeu muitos clientes ao longo de sua história ou se seu material foi baixado muitas vezes, compartilhe esses detalhes. Não sabe como isso vai te ajudar? Olhe a frase abaixo:

“Nossa ferramenta de automação de Marketing e Vendas é usada por diversas empresas, que pertencem a variados mercados”

Ficou interessado? Que tal essa:

“Nossa ferramenta de automação de Marketing e Vendas é usada por mais de 500.000 empresas, que pertencem a mais de 100 mercados”

Viu a diferença? Os números concretos do segundo exemplo fazem com que ele seja mais persuasivo e atraente. Afinal, 500.000 é um baita número.

Se você tem esses dados, é melhor que grite aos quatro cantos do mundo, por meio de suas Landing Pages.

6. Depoimentos: mostre como gostam de você

Você pode ser incrivelmente persuasivo. Mas tem gente que é melhor do que você em oferecer suas ofertas em Landing Pages: seus clientes. Ao invés do Copy que você escreveu para sua página fazer todo o trabalho, use o poder da prova social para incluir depoimentos de clientes. Afinal, você lê os reviews de algo antes de comprar, não é? Por que seus clientes em potencial não fariam o mesmo?

Incluir depoimentos quer dizer que os visitantes não precisam acreditar nas suas palavras sobre sua oferta – que costumam ser suspeitas desde o início. Eles escutam o que quem já investiu no seu produto tem a dizer, sobretudo na parte das vantagens que eles já tiveram.

Vimos seis dicas importantes para o Copy de suas Landing Pages. Mas talvez a cereja do bolo vem agora. Não negligencie o poder das palavras. O Copy é o que explica seu produto, desenvolve sua expertise e convence as pessoas a comprar. Ou seja, é a parte mais importante de qualquer página do seu negócio.

Como todo produto é diferente, seu Copy deve ser diferente para cada tipo de oferta. Um texto pode funcionar para cursos, mas não para um eBook. Pense nisso na hora de oferecer materiais e produtos diversos.

Você tem algum Copy de sucesso em suas Landing Pages? Compartilhe sua visão com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content