Blog, Landing Pages, Teste A/B,

CRO: o que você ainda não sabe sobre a Otimização de Taxa de Conversão

Por Content em 23 de março de 2018
CRO envolve todos os processos visando a otimização da taxa de conversão. Afinal, não adianta nada trazer visitantes que não convertem! Saiba mais neste artigo!
Leitura de 5 minutos
CRO: o que você ainda não sabe sobre a Otimização de Taxa de Conversão
5 (100%) 4 votes

Empresas que operam online podem crescer rapidamente. Mas para isso, a prioridade máxima é ganhar o monopólio do setor, ganhando cada vez mais Leads, certo?

O problema é o custo disso. O CPC médio no Google Adwords pode ser bem salgado, se você não souber como administrar os seus anúncios. E então, temos a opção orgânica, que envolve otimização do que você produz, com SEO e um bom Marketing de Conteúdo.

Mas nada adianta se você trazer o Lead para seu site e não conseguir sua conversão.

Nada tema, com o CRO não há problema!

A Conversion Rate Optimization (ou, em bom português, Otimização de Taxa de Conversão) facilita o processo de converter visitantes em Leads, na sua Landing Page. Neste artigo, você verá como você pode usá-lo ao seu favor, além de algumas ferramentas fundamentais para um CRO bem-feito. Boa leitura!

Como o CRO funciona?

Deixa eu te dar um exemplo claro para simplificar. Se você trabalha para um e-commerce, seu objetivo deve ser aumentar o número de compradores.

Visitantes, para você, são aqueles que estão dando uma olhada nos produtos do site, procurando algo específico ou que você recomendou em algum momento. Converter esses visitantes em Leads exige que eles se tornem compradores também.

É aqui que entra a Conversion Rate Optimization. Com a ajuda de métricas, relatórios, um design simplificado, planejamento e implementação, você pode aumentar o número de compradores. Você acaba retirando a fricção que evita que essa conversão aconteça.

“Mas, Giovanni, o que é essa fricção?”

Aprenda tudo sobre pontos de fricção aqui!

Bom, isso tudo é para entender como o CRO opera. Para taxas melhores de conversão, implante regras simples e, eventualmente, você vai chegar num número alto de Leads.

Quer saber como fazer isso?

Ações de CRO que você precisa realizar agora

1. Revise cada passo de seu funil

Você precisa ter dados completos sobre os estágios do mercado que você oferece seus produtos. Qualquer mudança deve satisfazer seus clientes atuais, o que vai aumentar seu ROI em algum momento. Não perca tempo com adivinhação aleatória, não vai levar a lugar nenhum.

Busque dados qualitativa e quantitativamente.

Os primeiros ajudam você a ter um conhecimento melhor dos pontos de parada de seus clientes. Os últimos apresentam os números de cada passo do Funil de Vendas. Com esses dados, você pode refinar sua estratégia e identificar onde você precisa otimizar.

2. Tenha seu público bem segmentado

O Analytics ajuda você a descobrir o número de pessoas em cada degrau de seu Funil. Isso vai ajudar você a identificar e consertar as quedas mais bruscas de conversão.

Assim, você trabalha seletivamente na área certa. Os funis e os objetivos da conversão precisam ser configurados no Google Analytics, para que você possa enxergar os clientes em cada estágio de conversão. A diferença de pessoas entre dois estágios é fácil de ver, então pode ser modificada com mais facilidade.

3. Pesquise com seus clientes

Filtre seu site, de acordo com o seu cliente procura, para que eles passem mais tempo nas páginas. Pesquisas são a melhor forma de conhecer seu cliente médio. Tente coletar essas respostas e adeque sua estratégia com essas informações.

4. Otimize para a audiência certa

Você precisa estar bem ciente do porquê de seus clientes não chegarem na conversão final. Implemente estratégias de Marketing em alguns “clientes teste”. Observe que problemas eles estão tendo enquanto navegam pelo seu site. Você pode facilitar o acesso do usuário para o que ele procura, adicionando filtros e retirando campos desnecessários, para que ele chegue mais rapidamente só o que ele quer.

Ferramentas importantes para o CRO

Ferramentas quantitativas

  • Google Analytics (@googleanalytics)

Um clique num anúncio aqui, uma visualização de página ali, um vídeo assistido num tablet, antes de dormir… mas de onde veio aquela venda? Como já falamos, o Google Analytics oferece o que há de melhor para você visualizar as paradas de cada Lead, no caminho para a conversão. O resultado: uma forma mensurável de melhorar campanhas e alcançar novos públicos.

  • KISSMetrics (@KISSmetrics)

O Google Analytics fala o que está acontecendo. O KISSmetrics diz quem está fazendo.

  • Mixpanel (@mixpanel)

Com o Mixpanel, você pode medir o que clientes fazem em um aplicativo, relatando ações, não visualizações de página.

Ferramentas qualitativas

  • Qualaroo (@QualarooInc)

Com o Analytics, você sabe o que está acontecendo no seu site. Qualaroo te diz por que. Os insights do Qualaroo levam a testes melhores e mudanças mais rápidas na performance do seu site.

  • Survey Monkey (@SurveyMonkey)

SurveyMonkey é a solução mais popular do mundo, quando se trata de pesquisa online. Criar questionários é bem simples com essa ferramenta.

Testes A/B

  • Google Optimize (@Google)

Aumente engajamento, interações e, claro, conversões com essa ferramenta de testes. Ela substitui os Experimentos, feitos diretamente no Analytics.

  • Resultados Digitais (@ResDigitais)

As Landing Pages da Resultados Digitais já apresentam a feature de Testes A/B, dentro do RD Station.

Ferramentas para fluxo de trabalho

  • Google Drive (@googledrive)

O Drive oferece 15 GB de armazenamento Google, de graça. Assim, você pode guardar e compartilhar fotos, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos, etcétera, etcétera.

  • PowerPoint

Construa uma história. apresente com personalidade e inspire seu público.

  • Excel

Descubra insights e destrave histórias, dentro de seus dados.

Um cliente sempre vai querer a ideia mais precisa do que você está vendendo. Por isso, é de suma importância que você entregue exatamente o que ele quer, removendo opções redundantes. Apare as arestas de sua estratégia e isso vai aumentar sua taxa de conversão e gerar o lucro que você procura.

Tem experiências positivas em CRO? Deixe nos comentários!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content