3) Relacionamento, Blog, Email Marketing,

E-mail Marketing: 7 fatores que aumentam o retorno dos seus envios

Por Jean Vidal em 21 de outubro de 2015
Fatores básicos que devem ser levados em conta para aumentar a efetividade dos envios do seu e-mail marketing. Confira!
E-mail Marketing: 7 fatores que aumentam o retorno dos seus envios
5 (100%) 5 votes

O e-mail marketing pode ser uma ótima ferramenta para atrair mais tráfego para o seu site, assim como para melhorar o seu relacionamento com Leads e clientes, para gerar conversões e aumentar suas vendas.

Contudo, antes mesmo de pensar em disparar um e-mail, é importante definir os seus objetivos de modo a tornar essa ação mais efetiva. É essencial garantir que o seu site esteja preparado para gerar Leads e conversões, além de permitir o acesso através de dispositivos móveis, para que não corra o risco de perder visitantes e, consequentemente, prejudicar os resultados da campanha.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar dos fatores que devem ser levados em conta para a efetividade do e-mail marketing. Vamos listar os principais:

1. Tenha uma base qualificada

Nunca compre listas de e-mails. Ter uma lista própria com Leads que optaram por receber os e-mails de sua empresa não é difícil e os resultados de médio e longo prazo são enormes.

É essencial o consentimento do contato para que o e-mail marketing gere resultado, afinal o seu objetivo pode fracassar simplesmente porque a mensagem não era esperada.

2. Segmente o seu disparo

Além de ter certeza de que sua base quer receber seu e-mail e é importante que chegue a mensagem certa para a pessoa certa. Por isso faça campanhas segmentadas, de forma a aumentar o engajamento.

Você pode direcionar a mensagem por sexo, faixa etária, cidade, interesses, comportamento, ramo de atuação, entre tantos outros dados. Qualquer informação que você tenha sobre o Lead pode melhorar a efetividade da sua campanha.

3. Evite mensagens só com imagens

Nunca utilize apenas uma imagem como corpo do e-mail, pois a maioria dos serviços bloqueia as imagens e a pessoa pode não conseguir visualizar a mensagem que você tentou passar, além de prejudicar a eficiência do disparo.

Alterne textos e imagens (não muito pesadas) e sempre use alt tags e links nas imagens, para que o contato saiba do que de trata e possa clicar caso não abra.

4. Crie um e-mail sem cara de SPAM

>Seu e-mail pode fracassar se quem o recebe não tiver a percepção de que ele vale a pena. Assim por padrão é importante considere:

– Evitar e-mails escritos na cor vermelha;
– Não utilize CAIXA ALTA;
– Evite usar termos como “promoção”, “free”, “clique aqui”, “grátis”, etc;
– Não repita acentos gráficos (???, !!!).

5. Cuidado com a frequência certa

O excesso de e-mails incomoda muito quem recebe e pode fazer com que seu contato de descadastre da sua base. E enviar emails entre um espaço grande de tempo fará com que você seja esquecido, o que diminui o engajamento.

Sim, defina uma boa frequência, algo como pelo menos um envio por mês, e não esqueça de ter um calendário com a sua programação para garantir que seus disparos estejam bem distribuídos.

6. Descubra o momento certo para disparar

O momento ideal é baseado na sua persona. Saiba quais são os dias e horários que o seu público está mais conectado e garanta maior entregabilidade e abertura do seu e-mail marketing, além de testar e metrificar sempre para ir melhorando a cada novo disparo.

7. Fique ligado nas métricas

Com a ferramenta certa, o retorno da ação realizada pode ser acompanhada em tempo real. Fique atendo às taxas de abertura e cliques, pois podem indicar problemas no horário de envio ou assunto do e-mail, no primeiro caso, ou problemas na qualidade do conteúdo no segundo caso.

O objetivo do e-mail marketing é fortalecer o relacionamento da empresa com os seus clientes e potenciais clientes. Então, mantenha um contato próximo através de conteúdos relevantes sobre seu ramo de atuação, de forma que chame atenção para o seu negócio. Conquiste a confiança dos seus contatos e garanta sua credibilidade perante seus concorrentes.

É fundamental conhecer os interesses e o momento de compra do Lead para alcançar bons resultados no disparo da sua campanha. Fique atento aos passos que comentamos e utilize-os como estratégia daqui pra frente.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal