Blog, Redes Sociais,

Estratégias de Marketing B2B efetivas para se usar no LinkedIn

Por Content em 23 de fevereiro de 2018
O LinkedIn é um verdadeiro tesouro para que trabalha em mercados B2B. Mas você precisa saber como usá-lo. Aprenda algumas táticas neste artigo!
Leitura de 5 minutos
Estratégias de Marketing B2B efetivas para se usar no LinkedIn
5 (100%) 3 votes

Quando a gente fala de estratégias de Marketing B2B, o LinkedIn é o rei em social media.

Essa rede social ostenta incríveis 500 milhões de usuários e cerca de 10 milhões de postagens ativas de emprego.

Alguns mercados, como o de recrutamento, praticamente moveram seus esforços para dentro da plataforma do LinkedIn.

Pesquisas em cima de pesquisas acabam sempre dizendo o mesmo: LinkedIn é a rede número 1 em termos de geração de Leads B2B.

Desde a Microsoft adquiriu o LinkedIn, em 2016, o passo da inovação na plataforma ficou ainda mais rápido. Ainda assim, existem pontos fundamentais do site que continuam parecidos com o que eram no lançamento. É aí que você vai encontrar boas oportunidades.

Que estratégias de marketing B2B funcionam no LinkedIn? É o que vamos ver!

Engajamento por e-mails quentes

Esse é, de longe, a estratégia de marketing B2B mais poderosa de todas no LinkedIn. Tudo o que você tem que fazer é encontrar um prospect (seja por uma plataforma externa ou por outros meios), pesquisar um pouco sobre ele e enviar um InMail.

Essa processo não é de graça – créditos limitados de InMail são oferecidos para cada tipo de plano Premium contratado. O plano Basic (gratuito) não possui essa funcionalidade. Se você obtiver resposta, no entanto, você recebe seu crédito de volta. Legal, não é?

Agora, para ter em mente: ninguém quer o inbox do LinkedIn (principalmente se forem grandes players) lotado de “cold mails”. Para prospectar bons clientes no LinkedIn, você sempre precisa começar com uma boa pesquisa e encontrar uma conexão coerente entre você e seu futuro cliente.

Muitos tomadores de decisão respondem para mensagens personalizadas que remetem a uma das ideias abaixo:

  • Um evento interno que mude as necessidades B2B deles, como um lançamento de produto;
  • Algo que esses tomadores de decisão fizeram ou disseram, uma apresentação importante ou palestra, que você possa comentar sobre;
  • Alguma coisa que vocês têm em comum, um mentor, uma associação da indústria ou algo do tipo.

Grupos do LinkedIn para interessados

Criando seus próprios Grupos do LinkedIn é uma excelente forma de começar seu próprio “jardim de Leads quentes”. Posicione seu grupo com um lugar com benefícios acima da média para que eles recebam as informações que procuram.

Por exemplo, “Dicas de Marketing Digital para advogados: venda mais e consiga mais clientes”. Esse seria um Grupo excelente para uma agência de Marketing Digital imprimir valor para compradores em potencial do mercado de odontologia.

Assim que tiver consolidado esse Grupo, você pode usar o InMail como mira a laser, enviando convites customizados para os contatos mais promissores (lembre-se do que falamos no primeiro ponto deste artigo).

Um Grupo fechado é um excelente local para disseminar conteúdo relevante, responder perguntas e descobrir o que está, de fato, na mente de seus prospects.

Além disso, quando estiverem prontos para a compra, a probabilidade de você ser o primeiro a saber é bem maior.

Publique conteúdo como líder de ideias

A capacidade de publicação é uma área que o LinkedIn vem crescendo exponencialmente.

Antigamente, publicar artigos era limitado apenas para um punhado de influenciadores reconhecidos em cada mercado. Agora, qualquer um pode utilizar esse recurso para aumentar seguidores e colocar combustível nas suas estratégias de marketing B2B.

Como o conteúdo relevante de seu site, o que você publica no LinkedIn deve ser interessante, informativo e útil. No entanto, você também pode polir sua marca, dando seus insights e abordando assuntos de escopo mais aberto na indústria: as últimas tendências, tecnologias novas, entre outros.

O objetivo principal desse conteúdo é criar confiança e respeito por sua marca. Afinal, quanto mais as pessoas vêem seu conteúdo por aí, maior a chance de eles concluírem que você está sendo inovador no seu campo de trabalho. E ainda gera tráfego para seu site!

Em linhas gerais, combinando esse conteúdo de líder com ofertas segmentadas e customizadas, você pode estar perante uma enorme fonte de Leads quentes.

Responder perguntas em Grupos de outras pessoas

Se você quer maximizar a força de suas estratégias de marketing B2B, você deveria estar administrando pelo menos um Grupo. Ainda assim, não hesite em participar de Grupos de outras pessoas, especialmente de organizações profissionais que clientes do perfil que você procura fazem parte.

Quando você acerta na escolha dos Grupos, um pouco do prestígio deles certamente é refletido em você. Mais do que isso, dar respostas valiosas para as perguntas de seus prospects podem construir a fundação para um relacionamento natural, sem pressão.

Enquanto tudo isso acontece, você está qualificando clientes potenciais.

Dependendo de quão o Grupo é ativo, suas contribuições podem permanecer visíveis por um longo tempo, motivando pessoas a entrar em contato com você.

Só certifique-se que você segue as regras do Grupo. Sempre. Por exemplo, alguns deles proíbem links para seu site nos comentários.

Atualize seus Status do LinkedIn com frequência

Mudanças recentes no design do site fizeram com que as atualizações de status do LinkedIn se tornassem muito mais visíveis do que antes. Isso faz com que aumente a probabilidade de outros verem e engajarem com seu status.

Atualizações de status do LinkedIn têm mais alcance orgânico do que os do Facebook, então eles podem ser úteis em alguns momentos. Use-os para amplificar a extensão de seus outros conteúdos e trazer mais tráfego para seus Grupos.

Essas foram apenas algumas dicas que podem ajudar a criar estratégias de marketing B2B efetivas, no LinkedIn. Com uma utilização consistente delas, você vai conseguir ser visto e lembrado, sem dúvida.

Refine sua abordagem visando aquelas que você acha que dão certo e seu ROI vai ir às alturas, mesmo sem ter aquela conta caríssima do LinkedIn.

E suas abordagens no LinkedIn? Estão dando certo? Se elas forem diferentes das que citamos, não pense duas vezes em compartilhá-las conosco!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Content

Content

Artigo produzido pela nossa equipe de Content Marketing.
Content