Blog, Links Patrocinados, Visitantes Qualificados,

Face Ads: Passo a passo para criar o seu primeiro anúncio no Facebook

Por Jean Vidal em 8 de outubro de 2015
Leitura de 5 minutos
Face Ads: Passo a passo para criar o seu primeiro anúncio no Facebook
5 (100%) 4 votes

Uma grande vantagem de se fazer anúncios no Facebook (também conhecido como Facebook Ads) é que existe uma infinidade de formatos de anúncios para cada objetivo específico e os custos são relativamente baixos.

Isso significa que o Facebook é um canal fundamental para atingir um determinado nicho e, além disso, é uma ferramenta democrática que rapidamente o ajudará acriar uma campanha para divulgar um evento, uma página, um site ou um aplicativo.

No artigo de hoje, vamos explicar através de um passo a passo como começar a anunciar no Facebook. Confira!

Criando seu primeiro anúncio no Face Ads

Apesar de ser básico, é importante lembrar que você precisará ter uma conta pessoal no Facebook e é importante que tenha também a página criada para sua empresa. Assim, ao lado direito da sua conta no Facebook, entre diversos itens, procure por “Criar anúncios”

Antes de começarmos a editar o anúncio é importante que tenhamos todas as informações necessárias já definidas. Seu anúncio pode precisar de uma data, horários de publicação, imagens e url do site. Assim, confira primeiro todo o passo a passo e depois tente criar sua primeira campanha.

Durante a criação, você passará pelas seguintes configurações.

1. Escolha o objetivo

O Facebook oferece uma pequena lista de opções, como: Impulsionar uma publicação de página, curtidas na página, cliques no site, conversões no site, instalações do aplicativo, participações no evento e ou obter visualizações do seu vídeo.

2. Determine seu público-alvo

Quanto mais segmentada for sua campanha, melhor. Aqui é possível escolher o país, estado ou cidade que você deseja abordar, bem como a idade mínima e máxima das pessoas a serem exibidas e também o gênero. Se desejar, é possível escolher assuntos específicos, interesses e categorias amplas para direcionar ainda mais seu anúncio.

3. Principais audiências

Uma das grandes vantagens de se anunciar no Facebook é a grande capacidade que a ferramenta de anúncios dá para criar segmentações. Isto é, com um bom conhecimento do negócio, o anunciante pode dar um “tiro certeiro” nos interessados pela marca. Confira algumas das opções de segmentação disponíveis:

Audiências similares
Basicamente, as características deste público você já conhece. A audiência similar é aquela baseada nos clientes que você já tem e que são engajados com sua marca.

Audiência Principal
A audiência principal, ou “Core Audiences”, é tida como uma das mais precisas, por se basear em dados demográficos disponibilizados pelo próprio Facebook. Estas informações podem ser idade, informações de compra, estilo de vida, localização, entre outras.

Audiência Personalizada
Com esta opção, o anunciante pode segmentar o seu público se baseando por uma audiência que já existe no Facebook.

Partner Categories
O Facebook permite segmentar utilizando bancos de dados de alguns parceiros. Estas informações são baseadas em dados alheios ao Facebook, mas pode “abrir a cabeça” do anunciante e ajudá-lo a criar anúncios mais efetivos.

4. Defina seu orçamento

O valor que você quer gastar irá determinar o alcance diário estimado. Os anúncios utilizam o modelo de links patrocinados, portanto são cobrados por clique. Você pode definir um orçamento diário ou também um orçamento vitalício.

O Facebook possui um dos mais baratos custos por clique médio, contudo é importante considerar que se você segmentar muito será comum ter um pequeno alcance, o que afetará diretamente os custos. Por outro lado, alcances sem segmentação tende a impactar pessoas sem ligação com o seu mercado. Nesse sentido, o desafio será sempre o meio termo.

No orçamento, você estipula o investimento (vitalício ou diário) total da campanha e define uma data inicial e final de veiculação.

5. Escolha imagens

Neste passo é necessário ser criativo para chamar a atenção do seu público-alvo. Você poderá clicar em “selecionar imagens” ou “selecionar vídeo”. No caso das imagens você pode enviar até seis imagens do seu computador, de uma biblioteca de imagens já usadas em outros anúncios ou procurar em um catálogo de imagens grátis.

Procure utilizar imagens que estejam diretamente relacionadas com o que está sendo anunciado. É válido lembrar que Imagens de anúncio com texto que ocupe mais de 20% da imagem podem não ser aprovadas.

6. Crie o texto do anúncio

Depois de definidas as imagens, é hora de criar os textos do anúncio. Os formatos podem variar, então vamos considerar que você escolheucomo objetivo enviar pessoas para o seu site. Nesse caso os anúncios são divididos em duas partes: título, de até 25 caracteres, e o texto em si, de até 90 caracteres.

O título é importante e deve ser atrativo para se destacar dos demais. Aqui você tem uma prévia de como seu anúncio irá aparecer em cada tipo de anúncio: Feed de Notícias no Desktop, Feed de Notícias Móveis e Coluna da Direita no Desktop.

É importante evitar usar no mesmo anúncio as três opções, deixando principalmente separado em campanhas diferentes entre feed de notícias e coluna da direita.Isso pode resultar emem baixos CTRs (taxa de cliques) e no aumento dos custos.

O Facebook tem um alto poder de segmentação, gera engajamento e atrai potenciais clientes para os anunciantes. Além disso, o custo para anunciar é relativamente baixo. Se sua ideia é promover o seu negócio em larga escala, aumentar contatos qualificados e ampliar o reconhecimento de sua marca, investir em anúncios no Facebook pode ser o caminho!

E você, o que pensa sobre os Facebook Ads? Já os utiliza em seu negócio? Deixe seu comentário abaixo!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Vidal

Jean Vidal

CEO e Growth Hacker em Conexorama
Atuo há mais de 14 anos com Marketing Digital, tendo participado do nascimento da Resultados Digitais. Tenho experiências como Gerente de Ecommerce e participei diretamente na implantação de mais de 100 projetos de Inbound Marketing.
Jean Vidal
  • Pingback: 8 Principais Redes Sociais para uma empresa participar()

  • Pedro Correia Guedes

    Gostei da didática do artigo, instrutivo e pontual. é bom entender também que anunciar no facebook também implica não apenas na própria oferta em si, mas de que maneira o conteúdo exposto pela ideia é capaz de gerar valor. Abraço