Blog, Redes Sociais,

Como alcançar resultados incríveis com sua Fan Page no Facebook

Por Guest Post em 14 de julho de 2017
Conheça as melhores práticas para você alcançar resultados incríveis com sua Fan Page no Facebook!
Como alcançar resultados incríveis com sua Fan Page no Facebook
5 (100%) 3 votes

Em tempos de Transformação Digital, popularização do acesso à internet e crescimento do marketing digital, as redes sociais se tornaram indispensáveis para as empresas.

Aliás, tem muito negócio que nem site tem, mas já criou sua Fan Page no Facebook, seu perfil no Instagram, sua página no LinkedIn ou seu canal no YouTube.

Para ter uma ideia, a pesquisa Social Media Trends 2017 revelou que 92,1% das empresas brasileiras atuam nessas plataformas. Dessa amostra, 97,6% estão no Facebook, ou seja, é quase uma unanimidade! Mas o que se deve essa alta adesão à mídia social do Mark Zuckerberg?

Segundo o mesmo relatório Social Media Trends, o Facebook é considerado a rede social mais eficaz pelos entrevistados. Sua popularidade e seu funcionamento também formam um ambiente propício à criação de relacionamentos produtivos com o público e ao desenvolvimento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

A seguir, você verá um time titular completo de dicas para alcançar os melhores resultados com uma Fan Page no Facebook. São 11 boas práticas que você precisa considerar e utilizar. Veja!

Alinhe os posts com suas personas e seus objetivos

Vamos começar pelo básico. Quem possui uma Fan Page normalmente já tem objetivos traçados e um público-alvo ou uma persona bem definida. Se você ainda não estabeleceu esses pontos, não perca mais tempo. Fica muito difícil de usar as redes sociais como ferramenta de marketing se não se sabe aonde se quer chegar e com quem você está conversando.

Resolvidas essas escolhas, é o momento de adaptar sua estratégia aos objetivos e às personas. Por exemplo, se a intenção é usar a Fan Page para aumentar o engajamento com a marca, é legal trazer posts com dicas relacionadas ao seu mercado, conteúdos que reflitam um estilo de vida identificado com seu público e respostas aos comentários dos seguidores.

as personas servirão como referência para saber como essas táticas serão aplicadas. Dependendo do perfil de seguidores, pode ser adotado uma linguagem mais despojada, séria, formal, com o uso de referências atuais ou antigas, entre outros detalhes. O importante é se lembrar das suas metas e das preferências dos seguidores antes de postar qualquer coisa, ok?

Mantenha um diálogo com o público

Uma das bases das redes sociais é a comunicação em via de mão dupla com os usuários. Mídia social é para se sociabilizar e não para ser um espaço unicamente voltado para divulgações e vendas.

Pessoas e marcas estão no mesmo patamar em uma conversa. Ambos são produtores e reprodutores de conteúdo. Tendo isso em mente, faça o que for possível para manter uma interação bacana com o público.

Responder as mensagens inbox rapidamente, comentar os comentários e menções e compartilhar os conteúdos dos seguidores são atitudes que melhorarão bastante as interações com sua Fan Page. Mas será que é preciso responder todo mundo?

Fique tranquilo, pois isso não será necessário. Foque nas mensagens, comentários e posts mais relevantes, não importa que sejam elogios, dúvidas ou até mesmo críticas.

Não se esconda diante das crises

Falando em críticas, elas costumam ser o pesado de muitas marcas presentes no Facebook e em outras mídias sociais. Comentários negativos e bem embasados sobre uma empresa ou um produto costumam repercutir com muita facilidade nessas plataformas. As pessoas comentam, compartilham e isso só vai minando a imagem da marca nas redes sociais.

E o que muitas empresas acabam fazendo quando esse tipo de problema acontece? Erroneamente, elas se omitem ou escondem as reclamações quando for possível (como as que são feitas na própria Fan Page). O que pode atrapalhar toda uma estratégia de marketing digital.

Crise bem gerenciada é aquela em que a empresa ouve, reconhece e resolve o problema ali mesmo onde ela começou. Um pedido de desculpas e uma ação para reparar o erro são reações bem aceitas pelo público. Elas mostram que você se preocupa em evitar os erros e em entregar uma experiência minimamente satisfatória aos clientes.

Reproduza os conteúdos e os materiais ricos do blog

Uma das maneiras mais comuns de usar o Facebook como braço de uma estratégia de marketing de conteúdo é compartilhando os conteúdos utilizados no blog.

Pode ser os artigos, os podcasts, os vídeos e os materiais ricos, como ebooks, webinars e relatórios de pesquisa. O importante é usar a Fan Page para dar mais alcance a esses materiais e, com isso, fazer com que eles cheguem para mais pessoas interessadas.

Dependendo dos seus objetivos com esses conteúdos, você pode conseguir mais tráfego para o blog, educar o mercado e gerar mais conversões em Leads.

Poste imagens, gifs e vídeos

Esses três formatos de posts são os que mais geram engajamento segundo os profissionais entrevistados na pesquisa Social Media Trends 2017. Conteúdos audiovisuais são os preferidos de empresas e seguidores porque são mais fáceis de serem consumidos.

Em relação às imagens e gifs, você pode utilizá-los para acompanhar algum texto ou um link, mostrar os bastidores da empresa ou de um evento, fazer uma pergunta aos seguidores ou passar dicas. Assim como nas imagens, o uso dos vídeos dependerá muito da sua criatividade. Você pode gravar um filme para explicar um conceito, passar um tutorial, fazer uma entrevista ou responder as dúvidas do público.

Só que no caso dos vídeos há uma dica mais específica. Quando eles são publicados diretamente no Facebook, seu engajamento tende a ser maior do que se ele for trazido por um link do YouTubeVídeos nativos do Facebook podem ser reproduzidos automaticamente e ainda geram mais engajamento do que os compartilhados.

Faça perguntas aos seguidores

Quando você procura conhecer alguém melhor ou criar uma interação com essa pessoa, uma das coisas mais apropriadas é perguntar para puxar assunto, certo?

Nesse ponto, o Facebook vai ao encontro da vida real. Se você quer aumentar o engajamento dos seguidores com a Fan Page, faça perguntas a elesElas precisam ser curtas, objetivas e relacionadas ao seu negócio. De preferência, elas podem ser inseridas dentro de uma imagem ou em um post curto.

Você pode pedir que as pessoas respondam nos comentários ou por meio das reações. Por exemplo, suponhamos que você tenha uma loja de fones de ouvido. Em sua Fan Page, alguém da sua equipe cria uma imagem comparativa de dois modelos de fone e pede para o público curtir se gostar da opção A ou deixar um “amei” se preferir a opção B.

O nível de profundidade das perguntas vai depender muito do perfil da Fan Page e dos seguidores. Mas, no geral, tente não exigir muito esforço deles e evite criar polêmicas que desandem para o lado social, político ou religioso.

Reaproveite antigos conteúdos

Os posts em sua Fan Page não precisam ser publicados uma única vez. A reciclagem de conteúdo é comum e até uma prática saudável nas redes sociais.
Afinal, tem muita gente que pode não ter visto uma publicação naquele dia e no horário que você postou. Além disso, tem conteúdos que podem não gerar resultados em um período e funcionar muito bem em outros.

Outros dão tão certo que merecem ser replicados para que os novos seguidores vejam. Sempre que você fizer uma repostagem, mude a legenda, o texto ou a imagem. Dê uma leve renovada para valorizar aquele conteúdo. Só se atente a uma questão: os conteúdos pontuais. Posts que falam sobre um assunto do momento não devem ser reaproveitados, já que dificilmente terá o mesmo efeito.

Por exemplo, um post que fala sobre o Rock In Rio é interessante se for publicado nas vésperas e durante o evento. Se ele for reciclado dois meses depois, não terá muito sentido, não é mesmo?

Aproveite as tendências do momento

Falando em conteúdos pontuais, eles são verdadeiros propulsores de resultados em sua Fan Page. Embarcar nos temas que são tendências naquele dia ou semana e criar posts personalizados sobre esses assuntos são boas táticas para chamar a atenção do público e melhorar o engajamento com a página.

Pode ser o lançamento de uma série de sucesso, um grande evento, uma notícia repercutida nacionalmente, um meme, uma música estourada no momento, enfim, há diversas situações com potencial de viralizar no Facebook.

O negócio é aproveitar o momento certo, que é quando as pessoas e outras Fan Pages estão falando sobre aquilo. Você também pode identificar as tendências nos trending topics do Twitter e no Google Trends.

Busque o equilíbrio na frequência de postagens

A chave dessa dica é evitar o exagero. Postar toda hora na Fan Page parece spam e polui sua página; por outro lado, participar poucas vezes na semana pode fazer o público se esquecer da sua empresa.

Por isso, partir do princípio de publicar 1 post por dia já é um bom começo. Com o tempo, você deve aumentar essa frequência e testar a aceitação e as interações do público. O ideal é unir qualidade com quantidade, ou seja, quanto mais conteúdos relevantes para os seguidores você tiver preparado, mais eles devem ser postados.

Invista em anúncios no Facebook Ads

Com o alcance orgânico do Facebook caindo a cada atualização no algoritmo, o investimento em Facebook Ads tem se tornado mais necessário. Crescer sem gastar um real sequer em anúncios é uma missão que pode não valer a pena, já que dependerá muito de uma viralização para bombar a Fan Page.
Seja mais consciente e separe uma verba para divulgar seus conteúdos e, principalmente, suas ofertas.

Não podemos esquecer que o Facebook também pode ser um ótimo canal de vendas. Elas só precisam ser promovidas no lugar certo. Posts orgânicos raramente devem falar sobre um produto ou serviço. Anúncios, por sua vez, cumprem bem esse papel. Além do mais, o Facebook Ads conta com uma estrutura completa para o anunciante investir em diversos tipos de anúncio (visibilidade, Leads, seguidores, vendas, etc.), segmentar o público-alvo da campanha e ainda decidir o quanto e até quando quer pagar pela veiculação.

Acompanhe as métricas e otimize a estratégia

A aba de informações da sua Fan Page será uma de suas principais aliadas. Ela é como uma central de inteligência para sua página no Facebook.
Nessa aba, você pode analisar os dados referentes a diversas métricas, como:

As informações expostas entre os gráficos lhe ajudarão, por exemplo, a definir os melhores temas, formatos, horários e dias de publicação. Além disso, você poderá conhecer melhor seu público-alvo e suas respectivas preferências, o que contribui com a melhoria em seus conteúdos e ofertas.

Em comum, a maioria das dicas listas focam na criação e no fortalecimento de bons relacionamentos com o público. Esse pode ser o segredo para sua Fan Page passar impressões positivas, conquistar fãs e ainda trazer um retorno para a empresa.

Assim como nas relações físicas, ao entregar boas experiências para as pessoas, você terá mais chances de atingir seus objetivos. No caso do Inbound Marketing no Facebook, trata-se da oportunidade de conseguir mais visibilidade, engajamento e conversões para o seu negócio. Como destacamos no texto, um recurso que poderá impulsionar os resultados da sua Fan Page é o investimento em Facebook Ads.

Em função disso, vale a pena conhecer mais a fundo os tipos de campanhas, as segmentações, as métricas relevantes e outros detalhes, você não acha?

A Rock Content é uma empresa de Marketing de Conteúdo que ajuda outras organizações a produzir artigos incríveis como este. Se você quiser saber mais sobre o Facebook como plataforma de anúncios, confira seu Guia Definitivo de Facebook Ads.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Guest Post

Guest Post

Esse artigo foi produzido por um parceiro convidado. Caso queria participar do nosso blog também, entre em contato. 🙂
Guest Post