Blog, Inbound Sales, SEO,

O que é follow-up de vendas, quando e como você deve fazer?

Por Jean Rios em 15 de novembro de 2017
O Follow-up é um processo vital para o bom andamento de qualquer venda. Neste artigo, veremos o que é um follow-up e ainda, como realizar um. Confira!
Leitura de 4 minutos
O que é follow-up de vendas, quando e como você deve fazer?
5 (100%) 3 votes

Quando falamos sobre funil de vendas, uma das atividades mais importantes do processo é a de follow-up, já que esse é o momento em que o vendedor consegue sentir se o Lead está pronto ou não para passar até a próxima etapa de venda.

Mesmo sendo essencial no processo, muitos vendedores não praticam essa atividade, seja por não terem um processo bem definido de abordagem ou até mesmo por não saberem como fazê-lo e, com isso, acabam perdendo bons negócios.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é follow-up de vendas e dar dicas de como realizar essa atividade.

Afinal o que é follow-up?

Follow-up vem do inglês e significa acompanhar ou fazer acompanhamento. Definindo de forma prática, são diversas ações que podem ser feitas por telefone, Redes Sociais, Skype, e-mail, etc. Seu objetivo é acompanhar o Lead e fazer com que ele avance no processo, além de fazer com que seus clientes vejam você como consultor, alguém que está ali para sanar qualquer dúvida.

Esse acompanhamento é fundamental para não perder a oportunidade de venda, já que, durante o Pipeline de Vendas, o Lead deve sentir que está sendo amparado e recebendo todo suporte necessário para se tornar um cliente.

O relacionamento que é criado entre vendedor e Lead durante o follow-up é um fator chave para o fechamento e pode ter como consequência o aumento dos resultados do seu time de vendas.

Quando e como devo fazer o follow-up?

A maioria dos vendedores sentem dificuldades em como aplicar o follow-up nas etapas vendas, e a principal dúvida que surge é: como fazer isso de forma eficaz?

A etapa de follow-up de vendas não está inclusa no processo de vendas em si, mas é algo crucial para o desempenho dele. Deve-se iniciar as estratégias de acompanhamento e segui-las depois do envio da proposta, permitindo que o vendedor consiga alinhar as expectativas do Lead com a proposta.

Então, é muito importante estruturar um processo de follow-up, pois ele que deverá guiar os Leads ao fechamento, evitando a perda de oportunidades.

Pensando nisso, separamos 6 dicas que irão ajudá-lo a melhorar o seu acompanhamento de vendas e não desperdiçar novas vendas.

1 – Tenha um CRM

Sem a ajuda de um CRM (Customer Relationship Management) é impossível acompanhar todas as oportunidades e saber o momento certo de abordar o Lead.

Aqui na Conexorama, fazemos toda a gestão de vendas utilizando o Pipedrive, vale a pena conferir como ele pode ajudar o seu negócio.

2 – Faça uma boa abordagem inicial

Toda abordagem tem que ser personalizada para se aproximar mais de seu Lead. Ao estudar ele, busque informações extras que possibilitem criar novas aberturas de assuntos que sejam do interesse dele, deixando-o mais à vontade na conversa e fortalecendo o relacionamento.

3 – Utilize o Marketing de Conteúdo

Com certeza você pode aproveitar o Marketing de Conteúdo ao longo dos seus follow-ups. Isso faz com que as abordagens se tornem mais educativas e menos entediantes. Ao indicar artigos que podem ajudá-lo, você ganha mais credibilidade e se posiciona com autoridade no assunto.

4 – Seja rápido

Seja sempre rápido com as solicitações, cumpra todos os prazos e sempre documente todas as ações, afinal, um vendedor ágil sempre tem vantagem.

5 – Utilize cases de sucesso

Ter cases de sucesso (como os nossos cases de Inbound) que possam ser usados nos follow-ups é muito importante, pois a credibilidade de mostrar ao público o resultado que já foi proporcionado a outros clientes é um fator chave na decisão de muitos Leads. Na nossa agência, procuramos sempre atualizar nossa página de cases e utilizar nas abordagens.

6 – Sempre tenha o próximo passo

Ao final de cada follow-up, busque avançar na negociação e ter a certeza de qual será o próximo passo. Por exemplo: deixe claro que, em alguns dias, você ligará novamente para saber como está a análise da proposta. Lembre que cada próximo passo deve agregar mais valor e seguir fortalecendo o relacionamento.

[Extra] Quando parar com os follow-ups?

Uma dúvida que surge em muitos vendedores é: quando devo parar com os follow-ups?

A resposta é simples. Se, em alguma das abordagens, o Lead solicitar que você encerre os contatos ou deixar claro que não comprará o seu produto/serviço, será o momento de pôr um fim aos follow-ups.

O importante é sempre registrar tudo em seu CRM de vendas para evitar que outros vendedores de sua empresa tentem contato com esse Lead.

Sua empresa já tem uma rotina de follow-ups? Você realiza alguma de nossas recomendações em suas abordagens? Compartilhe com a gente!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Rios

Jean Rios

Inbound Sales em Conexorama
Vendedor por natureza e apaixonado por Marketing. Nas horas vagas curto sair pra tomar uma cerveja, assistir filmes, ir em festas e comer pizza.
Jean Rios
  • Para nós os iniciantes este artigo sobre Follow-up é importantíssimo pois precisamos saber como acompanhar os leads para não perdermos, e tendo este conhecimento já nos ajudará, muito obrigado pelo artigo eu mesmo não sabia, e irei repassar adiante. Eudes do site http://www.eudes1959.com

    • Jean Rios

      Obrigado Eudes! Fico feliz por ajudá-lo, abraços!

  • Pablo Serrano

    Oi, onde acho roteiros de vendas complexas para cursos de alto valor por exemplo? Vendo cursos de engenharia acústica e preciso abordar 56 leads agora em 1 semana sozinho. Quase impossível…

    • Jean Rios

      Olá Pablo, um blog interessante para você ler é o da Meetime, lá você encontrará algumas dicas para vendas complexas. Abraços