Blog, Marketing de Conteúdo,

O que é Fresh Content e como usar na sua estratégia?

Por Penélope Vitória em 9 de Março de 2017
Saiba como manter o conteúdo do seu blog com conteúdo fresco e colaborar para o bom ranqueamento do seu site. Confira!
Leitura de 5 minutos
O que é Fresh Content e como usar na sua estratégia?
4.2 (84.44%) 9 votes

O termo Content Freshness é muito utilizado pela comunidade de SEO para designar a prática de criar conteúdo dinâmico. Isto é, manter as publicações do blog “frescas”, de maneira que o fluxo de tráfego seja constante e cresça sempre.

Entre os analistas de SEO, existe um consenso de que otimizar as publicações antigas do blog sempre e manter uma frequência de publicação de conteúdo novo é um fator de ranqueamento importantíssimo. Aqui na Conexorama, inclusive, damos muito valor a este conceito e o seguimos sem “folga”.

As boas práticas de Content Freshness também compreendem que, para que os robôs permitam o ranking das páginas, não basta criar conteúdo sempre, mas sim, criar conteúdo excelente, coerente com a abordagem do blog e de interesse do público-alvo.

Hoje, vou ensinar como manter o conteúdo do seu blog fresco e colaborar para o bom ranqueamento do seu site. Vamos lá? 🙂

Como manter o seu blog “fresco”

Não é novidade para ninguém que os usuários estão sempre buscando informação nova, certo? Bem, partindo desta premissa é que a machine learning do Google trabalha, mapeando e fazendo pontes com o comportamento de milhões de usuários.

Logo, se isso é importante para os usuários, podemos subentender que os robôs do Google já sabem disso e utilizam este conceito como fator para ranquear bem os sites.

Como já falamos anteriormente, para manter o seu blog fresco, o ideal é ter publicações novas com frequência e, também, otimizar conteúdos antigos, os transformando em conteúdos evergreen (que é aquele conteúdo que pode ajudá-lo e ser informativo sempre, mesmo tendo sido feito há 5 anos).

Sendo assim, fica a pergunta: Mas, como otimizar conteúdos que têm bom potencial? Como criar conteúdo fresco, seguindo as diretrizes do Google e atraindo o interesse do usuários?

Vamos lá?

1. Otimize seus conteúdos antigos

As keywords que você utilizou há 8 meses, quando criou um conteúdo super completo sobre determinado assunto, podem não ter a mesma relevância atualmente.

Ou, até mesmo, ter menos volume do que keywords que estão em alta e tratam da mesma coisa. Se você tem um conteúdo com um assunto de grande potencial, por que não otimizá-lo com termos mais fortes e complementar escrevendo um pouco mais sobre o assunto? Isso é tornar o seu conteúdo fresco realmente.

PS:. Não se esqueça de que, distribuir uma boa keyword pelo texto é bom, mas não pode ser forçado! Faça mais linkagens internas, otimize título, corpo de texto, meta description e também as imagens, tranquilamente, como mostramos nesse artigo sobre cuidados para publicar um artigo no blog.

Mas, leve uma frase como mantra: será que isso vai ajudar quem está lendo? Este será o seu termômetro de relevância para o Google.

Se você acompanha o nosso blog, sabe que recomendamos o keyword planner, certo?! Não deixe de utilizar a ferramenta sempre que sentir a necessidade de também “refrescar” seu estudo de palavras-chave.

2. Crie conteúdos novos com termos que estão em alta

Por meio da manutenção das keywords, você também pode encontrar novos assuntos para escrever. Se existe um termo de grande volume – e que também é coerente com o assunto do seu blog – está aí uma oportunidade de criar o melhor conteúdo que você puder sobre o assunto.

Tornar isso rotina pode colocar seu blog nas alturas (literalmente).

Dica adicional: Você tanto pode como deve utilizar, sempre que possível, o keyword planner. Mas isso não significa que você precise se limitar apenas ao uso dele. Você pode usar o rodapé do Google – os chamados “assuntos relacionados” – para adicionar assuntos ao seu banco de ideias.

Caso o seu blog seja bem recente, vale a pena também conferir as ferramentas Keyword Shitter e o Ubersuggest, para gerar keywords de cauda longa e criar pautas bem específicas.

3. O poder do oportunismo no Marketing de Conteúdo

Outro ponto importante para manter seu blog “fresco” é criar conteúdo sazonal. Ou seja, tenha sempre em mãos um calendário e aproveite as oportunidades. As datas comemorativas oferecem a oportunidade de você – ou sua equipe – usarem a oportunidade para criar algo singular.

O que quero dizer é que não adianta criar mais do mesmo, pois muitos blogs apostam nas mesmas pautas em datas comemorativas. Para “fazer barulho” e se destacar, que tal fazer algo bem elaborado e completo? Crie conteúdo em vídeo, faça infográficos, webinars e tudo mais o que a criatividade permitir! Além do keyword planner, o Google Trends também pode abrir bem a cabeça.

Outra opção interessante é criar um campo com questionário em seu blog, onde as pessoas podem responder sobre o que gostariam de ler e sobre o que têm dúvidas. Ideias incríveis podem surgir, sabia?

Espero que este artigo tenha feito você entender a importância de manter o conteúdo do seu blog fresco. E, mais do que isso, que tenha despertado sua curiosidade para se aprofundar na estratégia.

Caso ainda não tenha tempo ou equipe para gerir seu blog, vale a pena considerar o auxílio de uma equipe especialista em Marketing de Conteúdo e SEO. Claro, tudo isso se você quiser um bom posicionamento e muita visibilidade para o seu blog no buscador.

Pode mandar dúvidas, se tiver, ok?! Nos esforçamos para responder, ou pesquisar mais! Afinal, aqui, toda forma de conhecimento é bem-vinda. 🙂

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Penélope Vitória

Penélope Vitória

Planner Expert em Conexorama
Apesar de formada em Design Gráfico, sempre fui aficionada por comunicação. Quando conheci o Marketing Digital, soube que ele veio para ficar. Estou sempre em movimento e absorvendo conhecimento. Posso dizer que sou uma “engraçadinha” com um grande apetite!
Penélope Vitória