*Cases de Sucesso, Blog, Ferramentas, Novidades, SEO,

Google Meu Negócio: aumente a visibilidade da sua empresa organicamente

Por Camila Rosa em 26 de Janeiro de 2018
Quer aparecer mais nas pesquisas do Google? Melhor se cadastrar no Google Meu Negócio. Conheça as suas vantagens e como ele funciona!
Leitura de 7 minutos
Google Meu Negócio: aumente a visibilidade da sua empresa organicamente
5 (100%) 1 vote

Você já imaginou se um potencial cliente pesquisa sua empresa no Google e não encontra as principais informações sobre ela? Com certeza, a experiência desse usuário não será positiva e fará com que ele perca o interesse pelo o seu negócio.

Para evitar essa inconveniência e fazer com que as empresas estejam presentes nas pesquisas, o Google criou uma ferramenta em 2014, chamada Google Meu Negócio.

É uma ferramenta totalmente gratuita, que possibilita os usuários a encontrarem sua empresa no Google Mapas e na pesquisa do Google. Além de inserir informações mais completas como telefone, horário de funcionamento e localização, você pode também interagir com seu público, descobrir por onde elas encontraram sua empresa e, ainda, utilizar a nova funcionalidade de postagens.

Basicamente, utilizar o Google Meu Negócio serve para você preencher todas as informações essenciais que se encontram na pesquisa do Google e, assim, fazer com que as pessoas interessadas no seu serviço possam ter uma boa impressão e entender o que você tem para oferecê-las.

Hoje, está cada vez mais acirrado para negócios atraírem clientes e ganharem destaque no Google. É imprescindível que as empresas reforcem a sua presença online e mantenham as informações sempre atualizadas.

Se você deseja que sua empresa aumente a visibilidade nos resultados de pesquisa do Google, acompanhe o artigo e descubra como utilizar o Google Meu Negócio aplicando algumas estratégias!

Criando uma conta no Google Meu Negócio

Acessando aqui, você já entra diretamente na primeira página do Google Meu Negócio. Para criar sua conta, na página inicial, clique no canto superior direito, onde aparece um botão verde escrito “Comece agora”.

Na próxima etapa, você deverá preencher pelo menos um dos campos que aparecem, para que o Google encontre a sua empresa:

Se você inserir corretamente o nome da sua empresa, o Google consegue filtrá-la e preenche o restante das informações automaticamente (é nesse momento que você verifica se tudo está de acordo com as informações atuais do seu negócio).

Depois que você passar por essa etapa, para começar a gerenciar sua conta Google Meu Negócio, é preciso marcar “Continuar” para abrir a página inicial da ferramenta.

Depois que você conseguir confirmar seu acesso (onde geralmente enviam um código de confirmação pelo correio), é possível entrar na página inicial da sua conta Google Meu Negócio:

Você pode visualizar todas as informações que aparecem quando as pessoas pesquisam sua empresa no Google e atualizá-las quando achar necessário. Na lateral esquerda da página, possui um menu com diversas funções, que onde você poderá explorar estratégias que veremos a seguir.

Postagens do Google Meu Negócio

Essa função é bem semelhante ao feed de uma rede social e é possível utilizá-la tanto em mobile quando desktop. Você pode publicar qualquer novidade do seu negócio, inserir um botão e também um link para a página de destino. Para criar uma postagem, basta clicar no segundo tópico chamado “Postagens” do menu que fica na esquerda da página principal.

Abrindo as página das postagens, você pode visualizar todas as suas publicações já feitas no Google Meu Negócio:

Para publicar, é só clicar no campo “Escrever postagem” e inserir as informações que você deseja para criar a sua publicação, conforme os prints abaixo:

Quando finalizada a postagem, a sua atualização aparecerá na página do Google quando alguém pesquisar pelo o seu negócio:

Interagindo com seu público

A interação é um papel muito importante a ser executado pela sua empresa e que requer muito cuidado ao responder qualquer tipo de comentário seja ele negativo ou positivo. Os comentários são uma das funcionalidades que existem na ferramenta Google Meu Negócio.

Está disponível para todos usuários que encontrarem sua empresa no Google, a opção de comentar logo abaixo do nome dela:

É relevante que você responda todos os feedbacks da forma mais rápida e solícita possível. Desse modo, sua empresa terá uma boa influência em termos de SAC. Temos um artigo sobre suporte ao cliente que pode ser útil nesse sentido!

Insights da ficha da sua empresa

No Google Meu Negócio, existe uma função elementar para você entender por qual canal seus usuários estão descobrindo seu negócio e quais ações seus clientes estão realizando.

Os Insights são informações detalhadas sobre como os usuários estão encontrando a ficha da sua empresa na Web. Já que muitos dos clientes localizam empresas na pesquisa do Google e no Maps, Insights são focados em entender o modo como os seus clientes usam esses serviços para identificar sua ficha e o que fazem depois que acham. Os Insights estão disponíveis de forma individual ou em massa.

Os insights possuem 6 seções distintas e cada mostra uma forma diferente de analisar como os clientes interagem com a sua ficha.

  • Como os clientes encontram sua ficha;
  • Onde os clientes encontram você no Google;
  • Ações de clientes;
  • Solicitações de rotas;
  • Chamadas telefônicas;
  • Fotos.

A seção sobre “Como os clientes encontram a sua ficha” mostra o número de pessoas que encontraram o seu negócio por meio da pesquisa “direta” (pesquisaram pelo nome ou endereço do seu negócio).

Na seção “Onde os clientes encontram você no Google” identifica quantos clientes encontraram sua empresa usando a pesquisa Google ou o Google Maps.

A terceira seção, das “Ações de clientes” indica o que eles fizeram depois de encontrar a sua ficha no Google.

Já a seção “Solicitações de rotas” mostra qual foi a origem da solicitação de rota até a sua empresa.

A quarta seção das “Chamadas telefônicas” apontam como e qual foi a frequência dos clientes que ligaram para a sua empresa por meio da sua ficha do Google.

Na última seção chamada “Fotos”, ela mostra a quantidade de fotos associadas à sua ficha e com que frequência as pessoas visualizam elas em comparação com as fotos das empresas semelhantes à sua.

Adicionar fotos na sua ficha

As fotos ajudam as pessoas a encontrar sua empresa em todo o Google, incluindo na Rede de Pesquisa e no Google Maps, e podem ser tanto da empresa quanto dos clientes. Quando você adiciona as próprias fotos da sua empresa, você pode mostrar seus produtos e serviços para as pessoas que estão procurando entender o que a sua empresa oferece. É importante entender que as suas fotos serão exibidas somente depois que você verificar a sua empresa. Assim como é hoje o nosso perfil da Conexorama:

Existem diversos tipos de fotos que você pode adicionar na ficha da sua empresa: foto de perfil, logotipo, foto de capa e também fotos adicionais que são fotos que você pode destacar as características singulares da sua empresa que os clientes podem considerar uma decisão de compra.

O Google Meu Negócio tem algumas práticas recomendadas para as fotos. Elas terão melhor aparência no Google se você seguir os padrões abaixo:

Formato: JPG ou PNG

Tamanho: entre 10 KB e 5 MB

Resolução mínima: 720 p de altura e 720 p de largura

Qualidade: a foto deve ter um bom foco, uma boa iluminação e não apresentar excesso de filtros e alterações feitas no Photoshop. A imagem deve representar a realidade de sua empresa.

O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta da Google, que colabora para que a sua empresa aumente a visibilidade na Web. Não deixe de cadastrar sua empresa nessa ferramenta: a qualquer hora, potenciais clientes vão estar batendo na porta!

Surgiu alguma dúvida sobre como cadastrar ou utilizar o Google Meu Negócio? Comente logo abaixo, será um prazer ajudá-lo! Um abraço!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Camila Rosa

Camila Rosa

Social Media Expert em Conexorama
Amor pela natureza, praia, animais e Floripa. Apaixonada pela comunicação, Marketing Digital e Social Media.
Camila Rosa