*Cases de Sucesso, Blog, Landing Pages, Novidades,

[Guia do Iniciante] Tudo o que você já deveria saber sobre Landing Pages

Por Giovanni Carus em 9 de Fevereiro de 2018
Landing Pages são fundamentais no Inbound Marketing. Se você não sabia disso, é melhor ler nosso guia básico!
Leitura de 8 minutos
[Guia do Iniciante] Tudo o que você já deveria saber sobre Landing Pages
5 (100%) 2 votes

A cena é a seguinte: o rapaz entra no bar de sempre para tomar umas com amigos e vê aquela mulher linda no balcão, sozinha. Ele engole em seco, segura o nervosismo e pergunta se pode sentar. A garota diz sim.

O que acontece depois?

Bem, existem dois caminhos aqui e cada um deles leva para um lugar diferente. No primeiro, eles trocam contatos e combinam um segundo encontro. No outro, ela inventa uma desculpa e desaparece entre as mesas.

Se ele sentar e pedir ela em casamento, melhor que o garoto se despeça logo, pois ela não vai ficar para descobrir que tipo de psicopata esse rapaz é.

Agora, se ele senta e começa a prestar atenção no que ela quer, a chance de se verem de novo aumenta consideravelmente.

Mesmo que ela fale da infância, do trabalho entediante ou que ela não costuma falar com caras que ela não conhece.

Ele deve escutar com intenção, porque conhecê-la vai resultar em benefícios quando chegarem na “terra do relacionamento”.

E o que raios isso tem a ver com Landing Pages?

Bem, do mesmo jeito que existem dois caminhos possíveis no cenário acima, também temos duas trilhas ao se tratar de Landing Pages. Você pode conhecer seu público muito bem, usar todo esse conhecimento para criar Landing Pages perfeitas e se beneficiar imensamente OU você improvisa e corre o risco de perder conversões.

Não posso ajudar ninguém a se dar bem com garotas, mas posso ensinar o que eu sei sobre Landing Pages.

Neste artigo, veremos aquilo o que um leigo precisa saber: o que é uma Landing Page, como criá-las, além dos canais que ela pode ser divulgada. Vamos nessa?

O que é Landing Page

A primeira coisa que se pergunta para quem você quer conhecer é o seu nome. Portanto, a primeira coisa que você tem que aprender sobre Landing Pages é sua definição.

Uma Landing Page é a página que seus visitantes “pousam” quando clicam no seu CTA (link patrocinado, banner, e-mail, redes sociais, etc). Essas páginas colaboram para que seu visitante se converta em Lead, capturando informações que eles preenchem no formulário.

Em linhas gerais, Landing Pages são páginas independentes, criadas especificamente para transformar tráfego em Leads e, na sequência, converter Leads em grana, dinero, money.

Agora que as apresentações foram feitas, vamos partir para os elementos-chave de uma Landing Page.

O que não pode faltar numa Landing Page

Um bom título ou chamada

O título é a parte mais importante de sua Landing Page, por ser o primeiro elemento que os visitantes vão enxergar. Uma chamada sólida de Landing Page pode impulsionar sensivelmente o nível de sucesso numa mensagem. Ele puxa a atenção do leitor e provoca o desejo de seguir adiante no texto. Ele prepara o palco e o tom emocional que aumenta a probabilidade de conversão.

Call to Action (CTA)

Bom, acreditamos que o CTA é muito mais importante do que só um botão! O Call to Action é essencial para direcionar o reconhecimento da marca e todos os esforços de vendas e geração de Leads. Um CTA claro é como você “ativamente” diz para seus visitantes o que eles devem fazer agora: baixar seu eBook, se cadastrar no seu app, comprar seu produto ou o que você desejar!

Formulário da Landing Page

Formulários são frequentemente os componentes mais indispensáveis para gerar conversões em Landing Pages. Sem eles, dificilmente você vai conseguir capturar informações relevantes para usar em outro momento. É como se você quisesse ler a mente da garota do bar. Para saber o que ela está pensando, é preciso fazer as perguntas certas, no formato certo. O Design e o UX da Landing Page precisam ser impecáveis nesse contexto.

Imagens ou vídeos atraentes

Uma imagem bem escolhida pode ajudar você a trazer mais conversões. Imagens que são relevantes para sua mensagem podem provocar uma resposta emocional e criar uma necessidade de conversão em seus visitantes. Outra forma excelente de engajar possíveis Leads é por meio de vídeos. Eles oferecem uma oportunidade de exibir todo o conteúdo “acima da dobra” da página, num modelo mais objetivo de engajamento.

Texto da Landing Page

Seu conteúdo de texto precisa ser convincente, amigável e centrado na conversão. O valor desse conteúdo é definido por um copy de Landing Page curto, pontual mas atraente para diversas personas. Seu negócio também precisa ser visto com credibilidade e confiança. Nesse sentido, depoimentos em Landing Pages podem fazer sentido.

Público da Landing Page

É importantíssimo saber quem são suas Personas. Quando eu falo isso, significa conhecer os perfis de seus clientes. Nem todo mundo se comporta igual ou tem o mesmo temperamento. Identifique seu público-alvo e você poderá criar Landing Pages direcionadas para eles, o que trará mais conversão.

Uma oferta clara

Todos dos elementos anteriores trabalham juntos para demonstrar uma oferta única de conversão aos seus visitantes. Sua Landing Page deve sempre revelar como seu negócio se destaca da concorrência. E também mostrar como sua solução é diretamente benéfica para seus clientes. Se tudo isso estiver claro, o potencial de um visitante se tornar uma venda aumenta bastante.

Vamos dar uma olhada agora nos canais de tráfego para suas Landing Pages chegarem nos seus visitantes.

Onde divulgar suas Landing Pages

Lógico que ter tráfego para Landing Pages é vital, pois sem visitantes, não existe motivo nenhum para construir e publicar essas páginas. Abaixo, veremos alguns canais que você pode usar para trazer visitantes para suas Landing Pages.

Campanhas de links patrocinados

Você pode usar campanhas no Google Adwords para trazer tráfego para suas páginas, incluindo palavras-chave relevantes nas suas Landing Pages, as quais seus visitantes vão querer buscar nas SERPs.

Anúncios de banners também podem trazer seu público para Landing Pages que façam sentido.

CTA em E-mails ou Artigos

Você pode usar um link em e-mails ou em artigos para trazer os visitantes certos para as Landing Pages. Você já ouviu falar de promoção cruzada? É quando você usa uma estratégia bem sucedida para alavancar outra. Se você já tem leitores consolidados, coloque CTAs e links de Landing Pages que façam sentido para seu conteúdo. Se fizer isso em guestposts, melhor ainda.

[Extra] Erros mais comuns em Landing Pages

Você não fez o teste dos 5 segundos

Se quer calcular o tempo de atenção de seus visitantes, compare com o tempo de atenção de uma criança de 4 anos.

Porque seus visitantes vão dar um microssegundo de atenção antes que eles pensem se vale a pena ir na sua Landing Page de novo

O teste de 5 segundos ajuda você a ver o que falta na sua página, na perspectiva de outra pessoa. E ele é bem simples. Chame alguém que você conhece (e que não tem nenhum apego emocional pela sua Landing Page) e pergunte se ele consegue entender sobre o que é sua Landing Page em 5 segundos.

Pergunte o que estava faltando para ter insights interessantes de alguém de fora.

O fator básico que causa muitas reprovações nesse teste é a comunicação. Todos os elementos devem estar dispostos de uma forma que seu Lead saiba rapidamente o que você está oferecendo, por que ele deveria querer e como adquirir sua oferta.

O link e a Landing Page não conversam

Tudo sobre sua Landing Page precisa ser conectado e consistente, especialmente se for um anúncio ou um link num artigo que levam a sua Landing Page. O único jeito de atrair a atenção dos Leads é sendo relevante. Isso acontece quando existe consistência entre link e Landing Page.

Em linhas gerais, não coloque um link escrito:

“Precisando de uma tela nova? Compre um monitor LED aqui!”

Se na página de destino, você tem:

“Megablaster L-200™”

Cadê o monitor que eu li no anúncio? Agora eu estou confuso e vou sair dessa página.

Abusou no que você pede na Landing Page

O formulário é o local onde você mais cria fricção na sua Landing Page. Isso simplesmente ocorre porque ninguém está muito afim de dar suas informações pessoais na Internet, especialmente para quem você não conhece muito bem ainda.

Porém, você precisa de Leads. Então você precisa de formulários para capturar Leads nas Landing Pages. O erro não está aí.

O problema é quando você fica muito ganancioso e oferece muito pouco por muita informação.

O tamanho de seu formulário deve ser proporcional ao tamanho de sua oferta. Então, se você quer oferecer algo de graça, pedir só o E-mail basta.

Um formulário mal organizado também é um erro tremendo. Coloque os formulários maiores com campos relevantes e seções, se possível. Faça seu formulário ser fácil de entender e de preencher.

Um Landing Page gera mais Leads, duas Landing Pages geram muito mais.

O número de Landing Pages que você tem é diretamente proporcional ao número de Leads que você gera. Quanto mais páginas, mais oportunidades de converter visitantes em Leads – e também, clientes.

Com isso, nosso guia chega ao fim. Agora você sabe o suficiente para buscar fazer seus próprios “milagres” com Landing Pages!

Tem alguma experiência que quer compartilhar com a gente? Deixe seu comentário!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Giovanni Carus

Giovanni Carus

Content Expert em Conexorama
Criador e Analista de Conteúdo, formado em Letras e escritor nas horas vagas. Aficionado por livros, gremista, toca violão e fala sozinho, às vezes.
Giovanni Carus