Blog, Design, Geração de Leads,

Como os ícones ajudam a Comunicação na Jornada de Compra

Por Matheus Pasinatto em 21 de março de 2017
Como os ícones podem melhorar a comunicação, otimizando a experiência do usuário e facilitando o processo do consumidor na sua jornada de compra!
Leitura de 4 minutos
Como os ícones ajudam a Comunicação na Jornada de Compra
5 (100%) 6 votes

Vamos pensar nos primeiros registros de comunicação na história da humanidade: “pictogramas” desenhados nas paredes das cavernas. O que eles queriam comunicar? Estes signos (sinais) tinham o objetivo de representar situações reais.

É curioso pensar como um conceito tão rudimentar e primário sobreviveu ao longo dos tempos e ainda se manifesta na vida cotidiana das pessoas, quando olhamos para uma placa de sinalização ou utilizamos um teclado ou qualquer interface.

Neste artigo, buscaremos demonstrar por que e como os ícones podem ser usados para melhorar a comunicação de qualquer material gráfico, otimizando a experiência do usuário e facilitando o processo do consumidor na sua jornada de compra. Boa leitura!

A definição de Ícones e por que utilizá-los?

Ícones são imagens que representam graficamente um objeto ou uma ideia/conceito.

Ok, estes tais ícones representam algo, mas as imagens também fazem isso de outra forma. Temos a precisão da linguagem escrita, então, quais são as vantagens dos ícones e por que utilizá-los?

1. Poupam espaço

Uma razão simples, mas primordial para se usar ícones, pode ser a necessidade de ocupar menos espaço na tela. Um ícone pode cumprir a mesma função de várias palavras. Em um mundo cada vez mais voltado para tecnologias mobile, esse é um ponto extremamente importante.

2. São processados muito mais rapidamente que textos

Elementos visuais são processados pelo cérebro 60 mil vezes mais rapidamente que texto. De certa forma, quando lemos um texto, criamos uma representação mental, um ícone que traduz a mensagem textual. O caminho cognitivo dos ícones é mais curto do que o da escrita.

3. Chamam atenção

Assim como as imagens, os ícones têm o poder de atrair a atenção do leitor, deixar a leitura menos monótona e guiá-lo para onde desejar.

4. Ajudam a explicar o próprio conteúdo

Quando utilizados juntamente de um texto, os ícones podem dar um belo ponto de partida para que o usuário entenda do que se está falando, e essa facilitação de aprendizado torna o conteúdo mais acessível e rápido de ser assimilado.

Requisitos nos ícones para cumprirem o seu propósito

Agora que já elucidamos o porquê de usar ícones, vamos à próxima etapa: que requisitos esse ícones devem atender para cumprirem o seu propósito e contribuir para uma melhor comunicação?

Se atente à mensagem

Represente uma mensagem por vez! Tentar representar várias coisas num só ícone cria confusão.

Mensagem: Estacionamento de bicicletas.

Menos cores

Excesso de cores pode prejudicar o entendimento da mensagem e criar ruído desnecessário.

Exemplo com excesso de cores e complexidade.

Limpo e claro

Quanto mais simples, melhor. Utilize pictogramas simples de serem identificados.

Estilos

Existem diversos estilos e influências no design de ícones. Em um projeto, procure utilizar ícones de um mesmo pacote (que foram feitos por um único autor) ou adequá-los para que tenham unidade entre si: tamanho do traçado, cores, forma, etc.

Exemplo de família de ícones.

Seja cuidadoso

Cada público que entra em contato com seus ícones pode ter uma interpretação diferente, então, procure utilizar ícones universais.

Para alguns grupos sociais, esse gesto significa OK; para outros, pode ser um xingamento.

Não seja redundante

Se o conteúdo já está claro e devidamente ilustrado, não vem ao caso colocar mais um ícone para representar a mesma ideia. Só utilize ícones quando necessário.

 

Extra: Existem alguns bancos de ícones gratuitos na web, atualmente os nossos preferidos são o Flat Icon e o The Noun Project. O 365cons tem um ícone para cada dia do ano num site bem simpático.

Inspire-se: Em nosso Pinterest, temos um board especial de ícones. São várias referências de diferentes estilos de ícones para você usar em seus projetos. Confira!


 

Sabemos o quão difícil é se destacar num mercado tão competitivo como o do Marketing Digital. Esperamos que este artigo tenha sido útil para entender um pouco mais sobre a função dos ícones e como eles podem ser utilizados. Até a próxima!

Quer mais dicas de como usar o design no marketing digital? Acesse a categoria com dicas de Design para Marketing Digital em nosso blog!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Matheus Pasinatto

Matheus Pasinatto

Designer Gráfico em Conexorama
Designer gráfico, acredita muito no poder de comunicação do Design para solucionar problemas. Gosta de colocar a mão na massa, constrói coisas, cuida de uma horta e curte tocar contrabaixo.
Matheus Pasinatto

Últimos posts por Matheus Pasinatto (exibir todos)