Blog, Marketing de Conteúdo,

Como atrair clientes combinando Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa

Por Flávia Umpierre em 6 de junho de 2018
Inbound Marketing vs. Assessoria de Imprensa? Descubra como unir esse casal e obter o melhor desempenho desse casamento! 
Leitura de 3 minutos
Como atrair clientes combinando Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa
5 (100%) 4 votes

Por muitos anos, o mercado encarou como inimigos a metodologia de Inbound Marketing e o trabalho de Assessoria de Imprensa. Criou-se uma rivalidade desnecessária entre áreas que podem se complementar de forma única.

Ainda bem que estamos em constante evolução, não é mesmo? Agora, somos capazes de aproveitar todo o potencial dessa combinação e intensificar o sucesso de nossas ações de comunicação.

No artigo de hoje, vou explicar como você pode unir esse casal e obter o melhor desempenho desse casamento!

Inbound Marketing e Assessoria de Imprensa: qual a diferença?

À primeira impressão, pode parecer que eles não têm muito em comum. Ledo engano. São tantos os pontos em comum que até mesmo os profissionais mais experientes se confundem.

A começar pelo fato de tanto o Inbound Marketing quanto a Assessoria de Imprensa terem como principal objetivo a atração. Atrair olhares, atenção, tráfego, buzz, conversão, Leads, vendas. Tudo de forma orgânica, isto é, não paga.

E ambos trabalham com o mesmo combustível: conteúdo.

Tudo bem que essa gasolina pode variar entre comum, aditivada e premium. Mas todas têm o mesmo objetivo de agregar valor ao cliente e aumentar a autoridade da marca.

Grosso modo, enquanto a Assessoria de Imprensa tem a função de divulgar as ações da empresa e aumentar a visibilidade da marca nos meios de comunicação, o Inbound Marketing trabalha conteúdos relacionados ao setor em que a empresa está inserida, que sejam de interesse das Personas, divulguem a expertise do cliente, ensine processos e entregue soluções.

Dessa forma, o esforço dos assessores é criar estratégias de divulgação desses conteúdos em canais especializados, como jornais, revistas, portais de notícias e redes sociais. E suas principais ferramentas são os releases; sugestões de pautas; follow-up com a imprensa; cobertura de eventos, entre outros.

Reporter GIF - Find & Share on GIPHY

Enquanto isso, os profissionais de Inbound atuam na criação e divulgação de conteúdos que tenham potencial de atrair pessoas de interesse na empresa, as Personas, e em suas soluções.

E como casar esses dois universos?

Para começar, é preciso mesclar o que eles têm em comum, o conteúdo. É preciso que ambos estejam alinhados buscando atingir o mesmo público, falem da marca na mesma língua e estejam adequados ao Funil do Marketing. Isto é, desenvolvam conteúdos de Topo, Meio e Fundo de Funil.

Fundamental para o trabalho de Inbound, a criação e alimentação de um Blog é também indispensável para a Assessoria de Imprensa. É por meio desse canal que podemos aumentar o alcance orgânico da marca nos mecanismos de busca, especialmente com o uso de técnicas de SEO, palavras-chave ligadas ao negócio e Link Building.

O mais importante é entender que ambas estratégias buscam aumentar a visibilidade e autoridade das marcas.

Enquanto o Inbound atua exclusivamente no ambiente digital, a assessoria de imprensa pode extrapolar esse universo, conquistando espaço também em meios de comunicação tradicionais, como jornais impresso, revistas, rádio e televisão.

Entendi. Mas como posso aplicar essas estratégias?

A primeira delas que gostaria de destacar é o Link Building. Essa é uma das principais formas de o trabalho de assessoria potencializar as técnicas de Inbound Marketing.

E como isso funciona? Principalmente, com a inserção de links do Blog nos releases, matérias e todo os materiais publicados e/ou divulgados pela assessoria.

Outro motivo para casar os dois é a SERP Domination (Search Engine Results Page). O que isso significa? Dominar a SERP! Isso mesmo, conquistar todos os resultados da busca referentes à marca.

E as conversões? É possível gerar por meio da Assessoria de Imprensa?

Sim, claro. Uma dica é divulgar uma Landing Page para um Material Rico em conteúdos e/ou releases, especialmente se forem publicados em portais especializados.

Ficou alguma dúvida? Não deixe para depois e comente aí embaixo! Quem sabe posso ajudar você.

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Flávia Umpierre

Flávia Umpierre

Implementation Success em Conexorama
Jornalista, apaixonada por Marketing de Conteúdo e Mídias Sociais. Fascinada por aprender e compartilhar conhecimento. Aventureira assídua na cozinha e maratonista de Netflix.
Flávia Umpierre