Blog, Inbound Sales,

As 5 vantagens de aplicar o Inbound Sales na sua empresa

Por Jean Rios em 22 de dezembro de 2017
Leitura de 4 minutos
As 5 vantagens de aplicar o Inbound Sales na sua empresa
5 (100%) 1 vote

O processo de compra ao longo dos últimos tempos tem mudado e muito. Principalmente após o crescimento da internet, os compradores estão a cada dia mais exigentes e podem realizar inúmeras pesquisas antes de entrar em contato com sua empresa.

Inserido nesse contexto, o marketing teve que se adaptar, dando início ao Inbound Marketing.

E não foi apenas o marketing que teve que se reestruturar: todo o modo de vender também precisou inovar.

Foi aí que surgiu o Inbound Sales, o modelo de vendas focado no novo comportamento do consumidor.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre o que é Inbound sales e as vantagens de adotar esse processo em seu time. Boa leitura!

Em resumo, o que é Inbound Sales?

Inbound Sales é o processo de vendas que tem como principal objetivo resolver as dores e desafios específicos de cada Lead, ou seja, é um processo bem customizado que coloca o que o Lead precisa como prioridade.

Nos tempos atuais, os consumidores utilizam a Internet para buscarem informações sobre o produto ou serviço que estão prestes a adquirir. Então, o papel do vendedor está muito mais ligado a guiar o cliente pela Jornada de Compra do que apenas vender.

O Inbound Sales utiliza técnicas mais consultivas, pois os seus potenciais clientes já possuem determinado conhecimento sobre o que buscam, diferente das vendas tradicionais onde o vendedor tem que buscar essas informações.

Ou seja, saímos dê uma abordagem fria e vamos para uma abordagem mais direta, focada nas dúvidas do potencial cliente, pois o vendedor já teve acesso a informações do lead antes de iniciar a conversa, tornando essa abordagem mais precisa e aumentando as chances de fechamento.

Inbound Marketing é o mesmo que Inbound Sales?

Não, os dois são processos que caminham juntos. Porém, um é processo de marketing e o outro processo de vendas.

https://media.giphy.com/media/xUOxeZy7TXZYptBMSA/source.gif

O Inbound Marketing, tem como objetivo conquistar o interesse das Personas, fornecendo para elas o conteúdo certo no momento certo. Após essa atração, é desenvolvida uma estratégia de relacionamento e gestão desses Leads para que eles vejam sua empresa como solução de seus problemas.

Então esse Lead é passado para a equipe de Sales (Vendas), que já está no final do funil de vendas, prontos para realizar as devidas conversões e torná-lo um novo cliente.

Enfatizo, o Inbound Sales gerencia os Leads trazidos pelas estratégias de Inbound Marketing.

Quais as vantagens de Inbound Sales?

O Inbound Sales trouxe uma série de vantagens para os times de vendas, por ser um processo extremamente customizado que tem como principal objetivo solucionar as demandas do público, para sintetizar melhor, separamos 5 principais vantagens de adotar esse processo em sua empresa.

1 – Aumento de produtividade do time de vendas

Todo o processo de Inbound Sales ocorre dentro de sua empresa, com isso os vendedores não precisam se deslocar até os Leads para realizarem as abordagens e apresentações. Eles aproveitam as tecnologias que estão à disposição e focam em produtividade, afinal, tempo é dinheiro.

2 – Reduz o ciclo de vendas

Por ser um processo de vendas mais produtivo e eficaz, o ciclo para que sua equipe feche uma nova venda será reduzido. Se tudo correu bem, o Lead já foi qualificado para sua equipe de vendas pontuar esse novo cliente.

Um profissional que poderá ajudar a otimizar mais ainda o processo, é o SDR, que será uma ligação entre sua equipe de Marketing e Vendas.

3 – Abordagem personalizada

Todo o processo de abordagem será personalizado de acordo com a necessidade do Lead, o vendedor poderá analisar o perfil do cliente, as dores, objetivos e fazer uma abordagem que realmente interesse ao contato.

Afinal, tudo o que não queremos é uma abordagem fria e sem sentido não é mesmo?

4 – Crescimento acelerado

Com Inbound Sales fica mais fácil de treinar novos integrantes para a equipe de vendas.

Por ser um processo mais estruturado e rápido, o treinamento será reduzido e toda as técnicas poderam ser passadas em pouco tempo. Isso possibilita um crescimento acelerado do time e empresa.

5 – Maior controle sobre desempenho

Por ser um processo que está muito alinhado com o uso de tecnologias – como, por exemplo, o uso de CRM de vendas e Software de automação de Marketing -, é possível mensurar todos os resultados do seu time.

Com essa quantidade de métricas a disposição do gestor, ficará mais fácil de localizar onde estão problemas do processo comercial e corrigi-los.

Assim, você aumenta o controle sobre o desempenho de sua equipe e gerencia melhor seus esforços.

E você, já adota o processo de Inbound Sales em sua empresa? Deixe um comentário para continuarmos conversando. E se gostou do nosso artigo, compartilhe nas Redes Sociais!

Você gostou do nosso artigo? Compartilhe nas Redes Sociais!

Jean Rios

Jean Rios

Inbound Sales em Conexorama
Vendedor por natureza e apaixonado por Marketing. Nas horas vagas curto sair pra tomar uma cerveja, assistir filmes, ir em festas e comer pizza.
Jean Rios

Últimos posts por Jean Rios (exibir todos)